Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos

IPVA 2021 MG: confira o calendário de pagamento

Por Thais SouzaPublicado em

A Secretaria da Fazenda de Minas Gerais divulgou recentemente o calendário de pagamento do IPVA 2021 MG, que terá redução média de 4,12% em comparação com 2020. Confira o calendário de pagamento e veja como conseguir desconto no valor do imposto. 

IPVA 2021 MG 

Com o programa Bom Pagador, os proprietários de veículos do estado de Minas Gerais, que tiverem quitado em dia todas as obrigações relacionadas ao veículo em 2019 e 2020, terão 3% de desconto no pagamento do IPVA 2021 MG. Porém, o contribuinte que optar por parcelar o tributo em três vezes perde o desconto de 3%.

O prazo para pagamento à vista com desconto de 3% é de 18 a 22 de janeiro, conforme o número final da placa do veículo.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Como o valor do IPVA 2021 MG é calculado? 

O IPVA é calculado a partir do valor do veículo no mercado, ou seja, por um levantamento de preços médios realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), incidindo uma alíquota de até 4% de acordo com o veículo. Confira: 

  • 4%: para automóveis, veículos de uso misto, utilitários, caminhonetes de cabine dupla, caminhonetes de cabine estendida e motor homes;
  • 3%: para caminhonetes de carga, cabine simples e furgões;
  • 2%: para automóveis, veículos de uso misto e utilitários com autorização para transporte público comprovada pelo registro no órgão de trânsito na categoria aluguel;
  • 2%: para motocicletas e similares;
  • 1%: para veículos de locadora;
  • 1%: para ônibus, micro-ônibus, caminhões e caminhões-tratores.

Segundo as informações do site da Secretaria da Fazenda do governo de Minas Gerais, o valor médio do IPVA 2021 no estado é de R$ 612,54.

IPVA 2021 MG: confira o calendário de pagamento

O prazo para o pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2021 MG inicia em 18 de janeiro e termina em 24 de março, para todos os veículos automotores rodoviários usados. Confira as datas:

Número final da placa 1ª parcela ou cota única com desconto 2ª parcela 3ª parcela
1 e 2 18/01 18/02 18/03
3 e 4 19/01 19/02 19/03
5 e 6 20/01 22/02 22/03
7 e 8 21/01 23/02 23/03
9 e 0 22/01 24/02 24/03

Para efetuar o pagamento, após emitir a guia de arrecadação do IPVA, com seu número do Renavam em mãos, dirija-se a uma das agências dos agentes arrecadadores: Bradesco, Bancoob, Mercantil do Brasil, Caixa Econômica Federal, Santander, Casas Lotéricas, Mais BB e Banco Postal.

Perguntas frequentes (FAQ)

O que é IPVA?

O IPVA é o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores. Ele é obrigatório e é cobrado anualmente pelos estados e o Distrito Federal de todos os proprietários de veículos que circulam em terra, como carros, motocicletas e caminhões.

O que acontece se eu atrasar o pagamento do IPVA 2021?

A falta de pagamento do IPVA gera multa, inscrição em dívida ativa e inclusão no SPC e Serasa. Além disso, dependendo do tempo de atraso você não pode fazer o licenciamento do veículo. E, quem é pego com o licenciamento irregular, corre o risco de ter o carro apreendido.

Para onde é destinado o valor do IPVA?

A metade do valor arrecadado é destinado ao próprio estado, e a outra metade ao município onde ele foi registrado.

Posso andar com IPVA atrasado?

Sim, é permitido ao proprietário rodar com o veículo com o IPVA atrasado desde que o licenciamento esteja em dia.

Como parcelar o IPVA?

Para parcelar, basta se dirigir a um dos bancos conveniados e realizar o pagamento da prestação até a data de vencimento de cada parcela.

Onde pagar o IPVA 2021 MG?

​Diretamente nos terminais de auto atendimento, internet Banking ou App dos agentes arrecadadores de posse do número do RENAVAM. Ou nos correspondentes bancários (Casa Lotérica, Mais BB e Banco Postal), necessário estar em posse da guia de arrecadação.

Conteúdos relacionados

Descomplicamos?

Ficou com alguma dúvida sobre o pagamento do IPVA 2021 MG? Deixe seu comentário abaixo que a gente descomplica para você. Até a próxima! 

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Thais Souza

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida de pessoas que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Taxa CDI mensal: acompanha suas variações

Saiba como fazer o saque-aniversário do FGTS pelo aplicativo da Caixa

Seguro-desemprego: veja como solicitar online

Saiba como abrir MEI de forma gratuita

Passo a passo de como abrir MEI em 2021

Tudo sobre o saque-aniversário do FGTS

Taxa CDI: guia completo

Tutorial, requisitos e obrigações para abrir MEI

  1. Home
  2. Conteúdo
  3. Dicas financeiras