Câmara aprova empréstimo consignado para beneficiários de programas sociais
Próximo ao período eleitoral, a Câmara aprovou uma nova medida provisória que passa a permitir o empréstimo consignado para beneficiários de programas sociais, aguardando somente a sanção presidencial para a medida se tornar lei. Apesar de parecer uma boa notícia, diversos especialistas afirmam que essa alteração pode estimular o endividamento das pessoas.

Por outro lado, o relator Davi Alcolumbre acredita que a nova medida vai conseguir auxiliar as famílias mais vulneráveis que precisam de uma grana extra. É importante ressaltar que ampliar o acesso ao crédito não anula a necessidade de gerar mais empregos e controlar a inflação no país.
Para entender como a nova medida aprovada que amplia o acesso ao empréstimo consignado para beneficiários de programas sociais, continue a leitura do artigo!
O que você procura?
Empréstimo consignado para beneficiários de programas sociais: como vai funcionar?
Antes da aprovação da medida provisória, o empréstimo consignado estava disponível para aposentados, pensionistas do INSS, funcionários públicos e trabalhadores com carteira assinada. As grandes vantagens nessa modalidade de empréstimo estão nas taxas de juros menores, na facilidade de contratação e no oferecimento de prazos de pagamentos mais longos.
No momento, a MP aprovada pelo Senado elevou a margem consignável de 35% para 40% aos empregados CLT e de 40% para 45% aos aposentados da previdência.
A grande novidade está na inclusão dos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) que podem comprometer até 45% da renda com o empréstimo consignado e os beneficiários do Auxílio Brasil que contam com uma margem consignável de até 40% do valor recebido do benefício.
É válido relembrar que o aumento do Auxílio Brasil de R$ 400 para R$ 600 acaba no fim de 2022. Por isso, é preciso ter cuidado antes de contratar o empréstimo consignado sem nenhum planejamento financeiro, pois as chances de endividamento aumentam.
Portanto, ressaltamos a necessidade de avaliar as ofertas de empréstimo consignado e comparar as taxas de juros em diversas instituições financeiras caso você precise pegar dinheiro emprestado.
Informamos?
Esperamos que esse artigo tenha sido útil para você. Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, faça um comentário.
Até mais! 😉
Deixe seu comentário