Carta de concessão: o que é e como consultar
Os aposentados, pensionistas e pessoas que contribuem com o INSS têm direito aos benefícios previdenciários. Sendo assim, em casos de acidentes, gravidez, entre outros, o segurado recebe um valor que cobre a sua renda ou parte dela. Entretanto, para possuir o benefício, a pessoa deve passar por vários etapas dentro do INSS e uma delas é receber a carta de concessão.

O que você procura?
O que é a carta de concessão do INSS?
É um arquivo definido pelo próprio Instituto como o "documento que informa a forma de cálculo do valor do seu benefício e fornece informações relativas ao banco responsável pelo pagamento". Melhor dizendo, é um registro que contém dados sobre o valor do auxílio, desde como foi calculado, quando, quanto e onde ele será recebido.
Informações contidas na carta de concessão:
- Número do benefício;
- Data de requerimento;
- Data de concessão;
- Valor do benefício;
- Data de pagamento;
- Forma de pagamento;
- Memória de cálculos.
Portanto, é através da carta de concessão que torna-se possível saber se o pedido do auxílio-doença ou salário-maternidade, por exemplo, foi ou não aprovado pelo INSS. Vale ressaltar também que para a solicitação do seu FGTS ou em alguns casos de empréstimos, esse documento também é necessário.
Para que serve a carta de concessão?
Caso a solicitação do benefício não seja aprovada e o valor não seja liberado para o segurado, a carta de concessão servirá para recorrer da decisão. Portanto, é por meio dela que o contribuinte poderá fazer uma reclamação em uma peça formalizada.
Entretanto, se o benefício for concedido pelo INSS, esse documento prestará para que o segurado tome ciência da forma como o cálculo foi feito e consulte os dados, como a data e o local do recebimento do valor.

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso e política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.
Como consultar a carta de concessão?
Para acompanhar o requerimento dos benefícios previdenciários, como o auxílio-doença, auxílio-acidente, salário maternidade, auxílio-reclusão, pensão por morte ou aposentadoria, existem três formas: a partir do atendimento presencial nas agências, pelo telefone ou pelo site.
Através do site:
- Acesse o Portal Meu INSS;
- Faça o login no botão "Entrar" localizado no canto superior direito da tela do seu computador;
- Após clicar na área de login, você será encaminhado para outra janela, na qual deverá informar o seu CPF e a senha;
- Para prosseguir, clique em "carta de concessão";
- Se você já recebeu mais de um auxílio, selecione aquele de seu interesse. Entretanto se for único, aparecerá somente essa opção na tela;
- Após selecionar a opção desejada, o sistema fará o download do arquivo conforme o dispositivo que você estiver utilizando: computador ou celular;
- Pronto! O acesso à carta de concessão ficará disponível para você consultar sempre que quiser.
Vale lembrar que se não aparecer nada na tela, o benefício não foi concedido. Para saber quais foram os motivos que levaram ao indeferimento, selecione a opção "Agendamentos/Requerimentos".
Atendimento presencial:
Se você preferir outro método, você pode acompanhar o requerimento presencialmente. Basta fazer o agendamento de atendimento no site ou pelo telefone do INSS e ir até uma agência mais próxima de você.
Telefone para contato:
A última alternativa é pelo telefone 135. Ligue e consulte todas as informações sobre o seu documento.
Documentos necessários para consultar a carta de concessão
- CPF e número de telefone: para consultas através do site;
- Documento de identificação: para consultas presenciais;
- Caso o processo for realizado por terceiros: procuração ou termo de representação legal e os próprios documentos com foto e o CPF.
Restou alguma dúvida? Deixe um comentário e até a próxima!

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.
Deixe seu comentário