Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Cartão de crédito clonado: conheça três sinais de que você pode ser uma vítima

Por Sabrina VansellaPublicado em

De acordo com a pesquisa realizada pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), os vazamentos de dados aumentaram 493% no Brasil. Em meio a tantas ocorrências é necessário ficar atento a qualquer atividade suspeita quando o assunto é clonagem de cartão de crédito. Para te ajudar a evitar esse problema, escrevemos esse artigo com as principais pistas que dão indícios desse tipo de fraude.

Continue a leitura e saiba mais!

Cartão clonado: conheça três sinais e saiba o que fazer

Algumas pistas são capazes de indicar se algo inusitado está acontecendo com o seu cartão de crédito. Ao reconhecer três maneiras de identificar se você teve o cartão clonado, será mais simples de tomar ações para evitar problemas em maiores proporções. Confira:

1º sinal: não reconhecimento de compras na fatura

Acessou a fatura do seu cartão pelo Internet Banking ou aplicativo, mas não identificou algumas compras em determinados estabelecimentos? Nesse momento, é indicado que você tenha mais informações para ter certeza de que o cartão foi clonado. 

Caso você não tenha um planejamento financeiro completo, pode acabar esquecendo algumas compras que foram realizadas. Para tirar essa dúvida: saiba como descobrir o estabelecimento pela fatura do cartão.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

2º sinal: saques realizados em datas e horários foras do comum

Além de acompanhar a fatura, também é indicado que você fique atento ao saldo da sua conta e identifique saques em dinheiro feitos em datas e horários incomuns para a sua rotina. 

Normalmente, alguns criminosos passam a ter acesso aos dados do cartão de crédito de uma vítima e iniciam a fraude realizando compras em valores pequenos. Por isso, fique atento a qualquer valor que for subtraído!

Dica extra: para não causar confusões, você nunca deve emprestar o seu cartão de crédito para alguém.

3º sinal: notificação de compras não identificadas

Foi surpreendido com uma notificação de compra que você não fez? Esse é um dos sinais mais claros de que o seu cartão de crédito foi clonado. A partir disso, é necessário entrar em contato com o seu banco para tomar algumas ações.

Dica Foregon

A Foregon é um marketplace de produtos e serviços financeiros. No nosso portal você consegue contar com uma ferramenta gratuita: o CPF Protegido. Após realizar a consulta, você receberá alertas no seu e-mail quando alguém consultar o seu CPF ou dados pessoais, ao acontecer uma notificação de protesto em cartório ou pendência negativada ou quando houver retirada de restrição de uma pendência.

Interessante e seguro, não é mesmo?

Mantenha o seu CPF protegido e evite fraudes

Mais de 300 opções entre cartões de crédito, contas e empréstimos.

Proteger CPF grátis
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

E aí, o que mais posso fazer?

Reconheceu, no mínimo, um dos três sinais de que o seu cartão foi clonado? Saiba que já escrevemos um artigo para essa situação: 

Faça a leitura e sinta-se seguro. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Sabrina Vansella

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos noticiosos e sobre dicas financeiras. Procura simplificar e melhorar a qualidade de vida dos usuários e, para isso, preza por uma pesquisa assídua e uma escrita clara.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

PagBank: saiba como aumentar o limite do cartão de crédito com CDBs

Cartão de crédito para empresa: dicas que promovem controle financeiro

Nubank lança novo cartão PJ prateado; saiba mais

Membership Rewards: conheça o programa de recompensas dos cartões Amex

Como pagar fatura do cartão com Pix no C6 Bank?

3 cartões de crédito para quem ganha um salário mínimo

Visa e Mastercard: como funciona o seguro proteção de preço?

Como pagar conta de luz com cartão de crédito