Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Cartão de crédito de loja para fidelizar clientes: prós e contras

Por Camila SilveiraPublicado em

Quem nunca entrou em uma loja e foi abordado para adquirir um cartão de crédito? Na maioria das vezes, esses produtos financeiros são associados aos benefícios, fácil contratação, zero burocracia, entre outros exemplos, mas será que realmente são vantajosos? Confira os prós e contras do cartão de crédito de loja para a fidelização de clientes e tire a sua própria conclusão!

É fato que, antes de contratar esse tipo de cartão, é extremamente necessário avaliar os seus respectivos custos. O ideal é que ele seja sem anuidade e você analisar se realmente faz compras frequentes no estabelecimento. Caso contrário, esse produto não trará benefícios para você nesse momento.

Vantagens do cartão de crédito de loja

Fácil aprovação

Na maioria das vezes, os cartões de loja são aprovados sem muita complicação, o crédito é fácil e rápido. Melhor dizendo, basta comparecer no estabelecimento em questão, solicitar o produto financeiro, apresentar os documentos, realizar um  cadastro e pronto. Essa vantagem pode ser fundamental para quem precisa comprar um item com urgência.

Crédito para negativado

Em alguns casos, existe a consulta do CPF para avaliar o score do contratante, no entanto essa etapa não é obrigatória em todos os estabelecimentos. Quem está negativado tem chances de conseguir contratar cartão de crédito em lojas, até porque o objetivo dessas empresas é fidelizar o máximo de clientes.

Limites altos

Os limites de crédito costumam aumentar com facilidade, principalmente quando o cartão de crédito é específico para ser usado apenas na loja. Embora esse fator seja uma vantagem para muitas pessoas, é necessário ter um certo cuidado, afinal, o limite alto também é um dos motivos que mais causam inadimplência.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Anuidade grátis

Diversas lojas oferecem o cartão de crédito sem anuidade e isso é uma vantagem e tanto! Mas fique atento, algumas empresas exigem um limite mínimo de compra mensalmente para que a anuidade não seja cobrada. Caso você não queira se comprometer com esses custos, reavalie a necessidade de adquirir o cartão.

Desvantagens do cartão de crédito de loja

Taxa de juros

A taxa de juros do crédito rotativo é uma das mais altas do mercado e, com os cartões de loja, não seria diferente. Dentre as diversas opções, existem taxas a partir de 8,9% ao mês a 20,90% ao mês. Esses encargos maiores foram encontrados nos cartões da loja Riachuelo e nos do supermercado Sonda.

Controle financeiro

O cartão oferece uma sensação de poder de compra, que pode ser fatal para quem não tem controle financeiro. Portanto, se você costuma frequentar muito o estabelecimento em questão, fique atento para não se endividar. O cartão de crédito precisa ser usado de maneira responsável para não se tornar um problema!

Compras em apenas uma loja

O consumidor fica preso à uma loja, sem poder comprar em outro estabelecimento com o cartão de crédito. Essa é uma estratégia que as empresas usam para fidelizar os seus clientes. Logo, quando você quiser adquirir algum item em outro lugar, será necessário utilizar outro cartão, que poderá não oferecer os mesmos descontos e benefícios.

Estratégias para comprar mais

Algumas lojas não permitem o pagamento da fatura pela internet, para que o cliente tenha que ir até o estabelecimento. Essas estratégias servem para ele se depare com as diversas ofertas e promoções e, como resultado, gaste mais do que o necessário.

E aí, vale a pena?

A partir de todas as informações citadas e de sua análise, veja se esses cartões de crédito fazem sentido para você nesse momento. Esperamos ter ajudado. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Diferença entre milhas e pontos: qual é a melhor opção?

Conheça 5 formas de pagar fatura do cartão de crédito

Primeiro cartão de crédito: tudo que você precisa saber

Boleto Americanas: saiba como emitir a 2ª via da fatura do cartão

Nubank: como consultar o limite do cartão?

Cartão Zoom: confira a nova parceria entre o Banco Pan e Mosaico

Semana do cartão de crédito: 1º episódio com Samantha Pittzer

Semana do cartão de crédito: 5º episódio com Helen Cruz