Foregon.comConteúdos

Cartão de crédito e débito: entenda a diferença

Por Claudia BorgesPublicado em
Compartilhe

Enquanto no cartão de débito o valor gasto nas compras é retirado automaticamente da sua conta, no cartão de crédito o valor vem na fatura para ser pago na data de vencimento. Parece complicado de entender, mas não é. Continue lendo e entenda todos os detalhes das duas modalidades.

Como funciona um cartão de débito?

Ao abrir uma conta no banco, seja digital ou tradicional, você receberá um cartão de débito, que servirá para sacar dinheiro e fazer compras. Esse cartão funciona como o seu dinheiro e você pode usá-lo até acabar seu saldo bancário. É só prestar atenção se o local que deseja realizar as compras aceita o pagamento em débito com a bandeira do seu cartão.

O controle dos gastos de suas compras pode ser feito de maneira simples, pelo aplicativo, central de atendimento ou mesmo por um extrato retirado no caixa eletrônico do seu banco.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Um ponto de atenção é no caso de sua conta possuir limite de cheque especial, pois como o desconto de valores na conta é instantâneo, você pode se endividar sem nem perceber.

O que é um cartão de crédito?

É um valor pré estipulado que seu banco ou a operadora do cartão pode conceder, antecipadamente, para você realizar suas compras. É importante destacar que como qualquer crédito concedido, se não for pago na data correta terá acréscimos de juros.

Vale lembrar que cartões de crédito não são automaticamente enviados na abertura de uma conta no banco, diferente dos cartões de débito, eles devem ser solicitados. Inclusive existem cartões que não têm nenhum vínculo com instituições bancárias, como de algumas lojas, por exemplo.

Antes de ser concedido esse crédito, a pessoa que solicitou passará por uma análise financeira e consulta de score, onde será concedido o valor que mais se adeque ao perfil do solicitante.

Uma das vantagens de ter um cartão de crédito é poder parcelar suas compras, em alguns casos dependendo do valor, ela pode ser dividida em até 10 vezes sem que haja o acréscimo de juros. O total da compra é descontado do limite do cartão, retornando de forma gradual conforme o pagamento das parcelas.

Existem diversos tipos de cartões de crédito, sem anuidade, que dá pontos por valor gasto, com possibilidade de acumular milhas que podem ser trocadas por passagens, entre outros. A escolha depende da sua necessidade e do que você espera do seu cartão. Deixamos abaixo alguns conteúdos legais, caso você queira ler mais antes de escolher o seu:

Após fazer a leitura, ficou bem clara a diferença? Caso tenha mais alguma dúvida deixe nos comentários que nós descomplicamos para você.

Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe nas suas redes sociais

Claudia Borges

Estudante de Jornalismo e estagiária de Redação na Foregon. Alia seu conhecimento na área administrativa com sua paixão por escrever e sempre busca agregar conhecimento em seus textos.

Ver todos os posts

Leia a seguir

  • Dicas financeiras

    eDreams é confiável?

  • Dicas financeiras

    Pensão por morte: guia completo

  • Dicas financeiras

    Como acessar o login da Caixa?

  • Dicas financeiras

    Notas Fiscais: 6 dicas para uma boa gestão

Ver mais conteúdos

Veja o que estão comentando

Principais conteúdos

Principais assuntos

  1. Home
  2. Conteúdo
  3. Dicas financeiras