Foregon.comConteúdos

Cartão de crédito e débito: saiba quando usar cada um deles

Por Camila SilveiraPublicado em
Compartilhe

Por questões de segurança e praticidade, a maioria das pessoas preferem usar os cartões de crédito e débito, do que o dinheiro em espécie, para realizar suas compras. Mas afinal, você sabe qual é o melhor momento para utilizar cada um dos dois? Para responder essa pergunta, vamos explicar como funciona cada forma de pagamento e apresentar suas respectivas vantagens.

Cartão de crédito: entenda o que é e como funciona

O cartão de crédito representa uma espécie de empréstimo que uma instituição financeira oferece ao cliente: ele realiza suas compras com o valor concedido pelo banco e, depois de um mês, precisa efetuar o pagamento da fatura. É válido lembrar que como qualquer crédito concedido, se não por pago até a data de vencimento, terá acréscimo de juros.

Diferentemente do cartão de débito, o cartão de crédito não é automaticamente enviado na abertura de uma conta corrente em banco, até porque existem alguns que não possuem nenhum tipo de vínculo com instituições bancárias, como os de lojas. Eles devem ser solicitados pelo cliente interessado, que precisará passar por uma análise financeira e consulta de score.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Conheça as duas categorias de cartão de crédito

Existem dois tipos de cartões de crédito: o básico e o diferenciado. O básico é usado apenas para o pagamento de produtos e serviços, enquanto o diferenciado, além de possuir essa função, está vinculado a programa de recompensas.

O cartão de crédito diferenciado pode oferecer benefícios como, descontos em cinemas, programas de pontos, seguros, não cobrar anuidade, entre muitos outros benefícios. Vale lembrar que, de acordo com a lei, o valor da anuidade do cartão básico deve ser menor do que a taxa anual cobrada no cartão diferenciado.

Vantagens do cartão de crédito

Não precisa ter dinheiro para usá-lo

Essa é uma das principais vantagens que o cartão de crédito oferece, pois é possível realizar compras sem ter dinheiro na hora ou saldo disponível em conta bancária. Embora esse seja um lado positivo, ele pode acabar se tornando um pesadelo se você exagerar nas compras e depois não conseguir honrar com o valor da fatura.

Oferece um prazo maior para pagar as suas compras

O consumidor realiza suas compras normalmente com o cartão de crédito e efetua o pagamento até 40 dias após a aquisição. Mas não se esqueça: para que esse produto não lhe traga prejuízos financeiros, o recomendado é sempre efetuar o pagamento integral da fatura. Caso contrário, isso poderá virar uma bola de neve.

Conta com programa de recompensas 

Assim como dissemos anteriormente, o cartão diferenciado conta com programas de recompensas, que oferecem pontos para serem trocados por produtos em lojas parceiras, ou milhas para serem trocadas por passagens em companhias aéreas conveniadas. Dependendo do valor gasto com o cartão de crédito diferenciado, você obtém esses benefícios. 

Oferece possibilidade de parcelamento

Essa definitivamente é a melhor vantagem que o cartão de crédito oferece. É possível parcelar as suas compras de valores altos em até 24 vezes, dependendo do estabelecimento. Mas, lembre-se: quando a loja prometer parcelas sem juros, não acredite. Na prática, os juros estão embutidos no valor total do produto/serviço antes da divulgação da oferta.

Cartão de débito: entenda o que é e como funciona

O cartão de débito é automaticamente enviado para você na abertura de uma conta corrente ou poupança em um banco, seja ele digital ou tradicional.

Ele funciona como uma espécie de dinheiro e você poderá usá-lo até o seu saldo acabar, apenas pagando à vista. Para isso, basta prestar atenção se o estabelecimento que você deseja realizar compras aceita o pagamento em débito com a bandeira do cartão.

O controle dos gastos das suas compras pode ser feito pelo aplicativo, pela Central de Atendimento ou pelo caixa eletrônico, por meio de um extrato bancário, do banco que emitiu o cartão de débito.

Fique atento: caso a sua conta tenha um limite de cheque especial, prefira não usá-lo, pois se você não conseguir honrar com o pagamento depois, poderá se endividar.

Vantagens do cartão de débito

Não possui taxa de juros ou multas

Como o cartão de débito não oferece a possibilidade de parcelamento de compras, você nunca precisará arcar com taxas de juros e multas por atraso de pagamento. Para realizar uma aquisição, será necessário apenas ter saldo disponível na conta bancária e pagar pelo produto ou serviço à vista.

Melhor controle dos seus gastos

Para utilizar o cartão de débito será necessário ter dinheiro disponível na conta bancária e isso, com certeza, ajuda a melhorar o seu controle financeiro. Além disso, evita que você contraia dívidas sem perceber.

Mais seguro do que o dinheiro em espécie

O cartão de débito oferece mais segurança do que o dinheiro em espécie por possuir uma senha de uso. Além disso, a senha também impede que o cartão seja clonado.

Fique atento com o limite de cheque especial

Ao solicitar um cartão de débito, você será notificado pelo banco sobre o limite de cheque especial. Esse limite poderá ser usado em qualquer momento e ser pago após um mês, caso você não tenha dinheiro disponível no momento.

Portanto, tome cuidado ao optar por essa funcionalidade, pois se você não efetuar o pagamento do cheque especial, poderá arcar com juros elevados e multas por atraso e, como resultado, se endividará.

Cartão de crédito e débito: saiba quando usar cada um deles

Agora que você já entendeu como essas duas modalidades de pagamento funcionam e conheceu as suas respectivas vantagens, vamos entender quando devem ser utilizadas!

Compras do dia a dia

As compras do dia a dia são aquelas feitas em supermercados, farmácias, açougues, padarias, entre outros estabelecimentos, portanto, não se faz necessário o uso do cartão de crédito. Com o cartão de débito você evitará gastar o dinheiro que não tem e, assim, comprará apenas o que é necessário para o seu cotidiano.

Produtos e serviços com valor elevado

Quem nunca precisou comprar um produto ou contratar um serviço com valor elevado, mas não pôde por falta de dinheiro? O cartão de crédito é ideal nesses momentos por oferecer a possibilidade de parcelamento e um prazo maior para o pagamento. Mas lembre-se de pagar a fatura antes da data de vencimento para não se deparar com taxas de juros e multas por atraso.

Para obter descontos em lojas

A maioria dos estabelecimentos oferecem descontos quando o consumidor paga à vista, portanto, caso você queira negociar abatimentos com o vendedor, opte pelo cartão de débito, afinal, com ele o dinheiro é enviado instantaneamente para o dono da loja.

Para obter recompensas

Se você tem o costume de viajar bastante ou tem o costume de comprar diversos produtos, opte pelo cartão de crédito diferenciado que oferece os programas de recompensa. Com ele, você poderá acumular pontos, que podem ser trocados por produtos em lojas parceiras, ou acumular milhas, que podem ser trocadas por passagens em companhias aéreas conveniadas.

Para evitar endividamentos e compras por impulso

Se você está passando por uma crise financeira e não deseja contrair dívidas de jeito nenhum, o ideal é que utilize somente o cartão de débito. Embora o cartão de crédito ofereça melhores condições de pagamento, ele poderá complicar ainda mais a sua situação financeira.

Como controlar os gastos no cartão de crédito e débito?

Use aplicativos de controle de gastos

Aplicativos como o Mobills (iOS e Android) pode ajudar você a controlar todos os seus gastos de maneira descomplicada. Use essas plataformas a seu favor e evite contrair dívidas sem necessidade. Afinal, ao mesmo tempo que o cartão é um excelente aliado, pode se tornar o seu pior inimigo.

Coloque todas as suas despesas na ponta do lápis

Caso você seja mais relutante com a tecnologia, opte por anotar todos os seus gastos em um caderno, ou se preferir, coloque-os em uma planilha. Feito isso, mantenha eles sempre atualizados para não perder o controle de suas finanças.

Guarde todos os seus comprovantes de compra

Se o vendedor perguntar se você quer a sua via, responda que sim! Guarde todos os seus comprovantes de compra e saiba quando e onde você gastou cada centavo durante o mês. Com o tempo, aprenderá a diminuir e controlar os gastos.

Acompanhe o seu extrato bancário regularmente

É sempre interessante acompanhar o seu extrato bancário frequentemente, afinal, existem algumas cobranças indevidas por parte dos bancos, que devem ser avaliadas e, se possível, retiradas de sua conta. 

Estabeleça limites de gastos

Por fim, estabeleça um limite de gastos, principalmente no seu cartão de crédito. Como ele funciona como um empréstimo, é importante saber se você terá dinheiro o suficiente para pagar  a fatura integral do próximo mês.

Dúvidas frequentes

O que é pagamento em débito?

O débito é um valor retirado da conta bancária do consumidor portador do dinheiro, no momento em que ele compra um produto ou contrata um serviço com o cartão de débito.

Qual é o cartão de débito?

O cartão de débito é aquele enviado automaticamente para você na abertura de uma conta corrente ou poupança em um banco, seja digital ou tradicional. Ele funciona como uma espécie de dinheiro e pode ser usado até o seu saldo bancário acabar. Não oferece a opção de parcelamento, deve ser usado apenas para pagamentos à vista.

O que é crédito e débito?

O cartão de crédito funciona como um empréstimo: o cliente realiza uma compra com o valor concedio pelo banco e, depois e um mês, realiza o pagamento da fatura referente à aquisição. O cartão de débito funciona como o dinheiro: deve ser usado apenas quando o cliente tiver saldo disponível na conta bancária. Além disso, não parcela compras, devendo ser utilizado apenas para pagamentos à vista.

Como usar o cartão de débito?

O cartão de débito deve ser usado apenas quando você tiver dinheiro disponível na conta bancária. Para usá-lo, basta saber se o estabelecimento que você deseja comprar aceita pagamento em débito com a bandeira do seu cartão.

Descomplicamos?

Esperamos ter ajudado você com este conteúdo. Qualquer dúvida, deixe um comentário para nós e até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe nas suas redes sociais

Camila Silveira

Estudante de Publicidade e Propaganda e Redatora na Foregon. É fascinada por músicas, livros, conversas e procura entender a real necessidade das pessoas para poder solucioná-la através de seu trabalho.

Ver todos os posts

Leia a seguir

  • Cartão de crédito

    Cartões Bradesco e Inter: conheça as opções sem consulta ao SPC/Serasa

  • Cartão de crédito

    Cartão Zaffari: dúvidas frequentes

  • Cartão de crédito

    Cartão de crédito e débito: saiba quando usar cada um deles

Ver mais conteúdos

Veja o que estão comentando

Principais conteúdos

Principais assuntos

  1. Home
  2. Conteúdo
  3. Cartão de crédito