Cartão de crédito: endividamento atinge 72% dos brasileiros
O cartão de crédito pode sim ser um grande aliado das finanças quando utilizado com sabedoria, no entanto, essa não é a realidade de grande parte dos brasileiros.

De acordo com levantamento realizado pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste), o cartão de crédito foi o responsável pelo endividamento de 72% dos moradores das duas mais populosas cidades do país, Rio de Janeiro e São Paulo.
O que você procura?
Endividamento por cartão de crédito 2022
Em 2021, a taxa alcançou 81%, porcentagem mais alta que a atual, entretanto, segundo a pesquisa, a proporção de entrevistados que se consideram muito endividados passou de 18% em 2021 para 23% em 2022.
O cartão de crédito não foi o único responsável pelas dívidas entre as famílias brasileiras. O desemprego e o cheque especial, correspondendo, respectivamente, a 44% e 42%, também ganharam destaque entre os principais causadores do endividamento.O levantamento foi realizado com 500 pessoas, com idades entre 18 a 70 anos. O público consultado tem média de idade de 44 anos.
Endividamento: São Paulo x Rio de Janeiro
Em comparação aos paulistas, os cariocas têm sido mais afetados por essa questão. Enquanto cerca de 26% dos moradores do Rio de Janeiro se consideram muito endividados, em São Paulo, a proporção de pessoas com dívidas é de 21%.
O levantamento mostra que esse cenário é mais comum, principalmente, entre aqueles que recebem de um a dois, e dois a cinco salários-mínimos. Os dados ainda apontam que 64% dos entrevistados que têm renda familiar acima de dez salários-mínimos afirmam não ter nenhuma dívida.
Em 2022, 46% da população carioca já deixou de pagar uma conta. Já entre os paulistas, o índice corresponde a 40%.
Dica Foregon
Ter uma boa organização financeira é o primeiro passo para deixar as dívidas bem longe do seu bolso. No Portal da Foregon você encontra diversos conteúdos que podem te ajudar a lidar com o dinheiro de uma melhor forma.
Deixe seu comentário