Cartão de crédito: o que acontece quando se paga o mínimo da fatura?
O cartão de crédito pode ser uma boa opção para a realização de compras, no entanto, é preciso ter na ponta do lápis todos os gastos que foram feitos com ele durante o mês. Mas, se mesmo assim o bolso apertou e não sobrou dinheiro para pagar a fatura, é possível pagar apenas seu valor mínimo.

É importante frisar que o saldo devedor restante, calculado pelo total menos o que foi pago, entra no crédito rotativo, uma modalidade que conta com altas taxas de juros.
-
Anuidade12x de R$ 15,00
-
Renda mínimaR$ 800,00
-
Sujeito análise de crédito
-
7% de cashback em compras na Vivo
O que você procura?
Mínimo do cartão de crédito
Pagar o mínimo do cartão de crédito significa quitar apenas uma porcentagem da dívida, deixando o restante para ser liquidado no próximo mês, com acréscimo de juros.
A porcentagem que equivale ao pagamento mínimo deve vir especificada e costuma variar de acordo com o perfil do cliente.

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso e política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.
Pagar ou não pagar
Entre pagar o mínimo e não pagar nada, claro que a primeira opção é a mais viável. Isso porque se você não liquidar nem o mínimo, você se tornará inadimplente e, no momento que for pagar a fatura, terá cobrança de juros ainda mais altos.
Se a situação estiver realmente complicada, uma dica é analisar um empréstimo pessoal, já que a modalidade apresenta taxas e juros menores.
Vale lembrar que não é possível pagar apenas o mínimo do cartão de crédito por meses seguidos. De acordo com as novas regras do Banco Central, impostas em 2017, o saldo devedor deve ser pago até a data da fatura seguinte ou ser parcelado em condições mais favoráveis.
Entretanto, o titular do cartão pode usar o crédito rotativo novamente para novas compras e pagar apenas o mínimo, enquanto parcela o que deve do mês anterior. Essa não é uma boa opção, pois pode causar uma bola de neve com as dívidas.
-
AnuidadeGrátis
-
Renda mínimaSalário mínimo
-
Pagamento por aproximação (NFC)
-
Benefícios Mastercard Gold
Não fique com o nome sujo
Se você não pagar a fatura do cartão de crédito, se tornará inadimplente e pode ter seu nome negativado.
Agora você já sabe: controle seus gastos e prefira sempre pagar o valor total da fatura para evitar a cobrança de taxas. Se não for possível pagar de uma vez, pague pelo menos o mínimo, dessa forma, seu nome não é sujo e seu score de proteção ao crédito não é prejudicado.
Descomplicamos?
Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil para você. Em caso de dúvidas ou sugestões, deixe uma mensagem aqui embaixo!
Até a próxima!
Deixe seu comentário