Cartão de crédito: quando os benefícios se tornam armadilhas
Você é daquelas pessoas que ama acumular milhas aéreas e, por isso, paga todas suas compras no cartão de crédito? Se você faz parte desse grupo, saiba que é preciso se atentar para que os benefícios do cartão não se tornem um problema para o seu bolso.

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre a relação entre os benefícios, anuidade e gastos do cartão de crédito. Aproveite a leitura!
O que você procura?
Quando os benefícios se tornam armadilhas
Você já parou para pensar se os benefícios oferecidos pelo seu banco para uso do cartão de crédito realmente valem a pena? Esse é um questionamento interessante, principalmente quando falamos sobre a taxa de anuidade cobrada pelas instituições que, geralmente, é alta.
Acesso a salas especiais em aeroportos, milhas aéreas, seguros, internet para viagem e desconto em cinemas são algumas das vantagens oferecidas pela maioria das instituições financeiras. No entanto, como citamos anteriormente, será que vale a pena pagar uma alta anuidade por esses serviços?
O ponto que queremos chegar, além das taxas de manutenção dos cartões de crédito, é sobre o seu uso para o pagamento de todas as contas com o intuito de acumular pontos, sejam estes para troca por produtos ou serviços.
A dor do pagamento
Para você entender melhor a relação que temos com o cartão de crédito, é interessante citarmos a "dor do pagamento". Você já ouviu falar? Estudos mostram que quando o pagamento realizado é mais evidente e instantâneo, como em compras pagas com dinheiro ou débito, a "dor" sentida é maior e, consequentemente, somos levados a ponderar mais nossos gastos, tendendo a tomar melhores decisões.
Logo, podemos deduzir que, quando pagamos no crédito, essa "dor" não é sentida na mesma intensidade, o que acaba fazendo com que a nossa avaliação em relação aos gastos seja prejudicada, ou seja, gastamos mais sem perceber.
Conclusão
Após a análise do uso do cartão de crédito e a comparação de seus benefícios com a anuidade, podemos concluir que, apesar do plástico ser um aliado do dia a dia e oferecer diversas vantagens, além da praticidade, é preciso se atentar ao seu uso desenfreado e conferir muito bem as condições e taxas a serem pagas previamente a sua contratação.
Reflita: vale a pena se endividar apenas para usufruir dos benefícios do seu cartão de crédito? Pense nisso!
Informamos?
Esperamos que esse conteúdo te ajude a refletir sobre a sua relação do uso do cartão de crédito e seus benefícios. Em caso de dúvidas ou sugestões, deixe seu comentário aqui embaixo!
Nos vemos em breve!
Deixe seu comentário