Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Cartão de crédito: quando os benefícios se tornam armadilhas

Por Nara LimaPublicado em

Você é daquelas pessoas que ama acumular milhas aéreas e, por isso, paga todas suas compras no cartão de crédito? Se você faz parte desse grupo, saiba que é preciso se atentar para que os benefícios do cartão não se tornem um problema para o seu bolso.

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre a relação entre os benefícios, anuidade e gastos do cartão de crédito. Aproveite a leitura!

Quando os benefícios se tornam armadilhas 

Você já parou para pensar se os benefícios oferecidos pelo seu banco para uso do cartão de crédito realmente valem a pena? Esse é um questionamento interessante, principalmente quando falamos sobre a taxa de anuidade cobrada pelas instituições que, geralmente, é alta.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Acesso a salas especiais em aeroportos, milhas aéreas, seguros, internet para viagem e desconto em cinemas são algumas das vantagens oferecidas pela maioria das instituições financeiras. No entanto, como citamos anteriormente, será que vale a pena pagar uma alta anuidade por esses serviços? 

O ponto que queremos chegar, além das taxas de manutenção dos cartões de crédito, é sobre o seu uso para o pagamento de todas as contas com o intuito de acumular pontos, sejam estes para troca por produtos ou serviços. 

A dor do pagamento

Para você entender melhor a relação que temos com o cartão de crédito, é interessante citarmos a "dor do pagamento". Você já ouviu falar? Estudos mostram que quando o pagamento realizado é mais evidente e instantâneo, como em compras pagas com dinheiro ou débito, a "dor" sentida é maior e, consequentemente, somos levados a ponderar mais nossos gastos, tendendo a tomar melhores decisões.

Logo, podemos deduzir que, quando pagamos no crédito, essa "dor" não é sentida na mesma intensidade, o que acaba fazendo com que a nossa avaliação em relação aos gastos seja prejudicada, ou seja, gastamos mais sem perceber.

Conclusão

Após a análise do uso do cartão de crédito e a comparação de seus benefícios com a anuidade, podemos concluir que, apesar do plástico ser um aliado do dia a dia e oferecer diversas vantagens, além da praticidade, é preciso se atentar ao seu uso desenfreado e conferir muito bem as condições e taxas a serem pagas previamente a sua contratação. 

Reflita: vale a pena se endividar apenas para usufruir dos benefícios do seu cartão de crédito? Pense nisso!

Informamos?

Esperamos que esse conteúdo te ajude a refletir sobre a sua relação do uso do cartão de crédito e seus benefícios. Em caso de dúvidas ou sugestões, deixe seu comentário aqui embaixo! 

Nos vemos em breve! 

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Nara Lima

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, gosta de escrever sobre educação financeira. Preza pela facilidade da leitura e pela checagem das informações, buscando produzir um conteúdo de leitura simplificada e que sane as dúvidas do leitor.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Cartão de crédito Bradesco Neo: conheça e veja como solicitar

Conheça as vantagens e desvantagens do cartão de crédito

Santander Van Gogh: quais são os benefícios da categoria?

Cartões e categorias da bandeira Visa: guia completo

Magazine Luiza Preferencial Gold: benefícios do cartão de crédito

Aceitar cartão de crédito e débito vale a pena para o meu negócio?

BV e Visa lançam linha de cartões com grandes benefícios: conheça

Fintech anuncia lançamento de cartão de débito em dólar para brasileiros