cartao-heroi-e-nao-vilao-foregon

Sabe aquela história de “herói e vilão” com o “mocinho” e o “bandido” duelando? Pois bem, seu cartão pode assumir um desses papéis. Nós da Foregon te ensinamos como usar o seu cartão de crédito para ser o mocinho nessa história e se transformá-lo em um aliado da sua vida financeira.

O cartão de crédito funciona da mesma forma que um empréstimo. O seu limite liberado pelo banco é o valor que você tem para gastar e depois fazer o pagamento em até 40 dias, senão você corre o risco de pagar juros e multas.

E se a situação talvez não anda lá tão bem, gastar mais dinheiro não é legal. Que tal conferir algumas dicas especiais para você se manter em dia e salvar o mês com o nosso herói cartão de crédito?

Começando pela escolha do cartão de crédito 

Esse é o início da sua história, e ele deve ser ótimo! Tente escolher um cartão que seja do seu jeito e não ao contrário. Essas dicas podem dar uma luz na sua escolha:

  • Tenha um cartão com renda compatível a sua;
  • Escolha o cartão que cobra anuidade referente aos benefícios que você deseja ou mesmo um que não tenha a taxa;
  • Descontos em produtos (vestuário, eletrônicos, etc.)
  • Vantagens em serviços (restaurantes, viagens, etc.)

Cartão de crédito sem anuidade 

Que tal fazer suas compras e não ter que pagar uma taxa por mês? Essa “taxa de administração” cobrada pelos bancos justifica-se quando há um programa de pontos ou milhas.

O cartão de crédito sem anuidade funciona do mesmo jeito que os outros e já é normal encontrá-los na maioria dos bancos, para aqueles que não querem pagar por uma taxa que em alguns casos não vale a pena.

Que tal conhecer os cartões sem anuidade mais pedidos?

Cartão com pontos 

Existem cartões de crédito que oferecem uma pontuação em cada compra ou valor que você faz. Acumulando um valor x de pontos, você pode trocar por produtos, serviços ou mesmo transferi-los para um programa de milhas.

O importante é saber se vale a pena esse tipo de cartão para você. Sempre confira as taxas antes de solicitar o cartão de crédito.

Cartão com milhas 

Se você adora viajar, um cartão de crédito que acumula milhas pode ser o indicado para você. Esse acúmulo acontece quando um determinado valor é gasto no cartão.

Existem basicamente dois tipos de ter milhas:

  • Cartão que acumulam milhas automaticamente
  • Transferir os pontos para os programas de milhas

O cartão emitido por um programa de milhas, acumula o valor automaticamente e não é necessário transferir, somente trocar pelas passagens aéreas quando atingir o número necessário. Ou ainda usar as milhas + dinheiro, ou seja, você usa o valor acumulado para pagar parte da passagem

O cartão de pontos necessita que o titular os transfira para o programa de milhas. Fique atento: em alguns casos, para transferir, é cobrado uma taxa.

Descontos com o cartão de crédito

Escolhendo um cartão de crédito com descontos, com certeza ele será o herói da história. Você tem descontos em cinemas, shows, teatros e até mesmo em aplicativos de viagem e comida, demais né?

Geralmente, esses descontos são dados somente por utilizar o cartão na hora de pagar o serviço. Assim, você não precisa fazer um número x de compras ou gastar um determinado valor para ter o benefício. O que garantimos é que a bandeira do seu cartão tem desconto ou vantagens.

Benefícios da bandeira 

Se você não sabe ainda o que é bandeira, ela é aquela marca que fica geralmente, no canto inferior direito do seu cartão, como Visa, Mastercard®, American Express, Elo, etc.

Elas são responsáveis por validar o estabelecimento em que seu cartão será aceito. Sua bandeira também tem benefícios, como descontos em serviços, restaurantes ou mesmo compre 1 e leve 2.

Da uma olhada aqui em cada benefício: 

Planeje seus gastos 

Depois de saber se o cartão que você já tem ou o que você quer solicitar é o mais indicado para você, é hora de se organizar para ele continuar sendo herói.

O que é o planejamento com um cartão de crédito? Basicamente, é saber usá-lo da melhor forma. Ele é um grande aliado do seu dia a dia, podendo parcelar algumas compras maiores, facilitando o pagamento ou mesmo tendo alguns dias a mais para pagar.

Todos esses benefícios necessitam ser usados da melhor forma possível. Então fique ligado nessas próximas dicas:

Controle é fundamental 

Se a situação por aí não estiver tão tranquila, dar uma congelada nos gastos e comprar o essencial no momento deve ser seu pensamento. Garanto que quando ver os resultados, será compensador!

Então, com o cartão na mão, tente não comprar por impulso ou gastar com aquilo que você não está precisando de verdade. Deixe mais uma vez o cartão ser o herói.

Pagar a fatura total do cartão 

Dica indispensável. Procure não pagar o mínimo da fatura do cartão de crédito, entrando no rotativo. Não pagar o total da fatura, representa mais juros e taxas, que podem virar uma bola de neve.

Um empréstimo pode ser mais barato do que o rotativo do cartão. Mas, se ainda preferir pagar uma parte da fatura, quite o máximo que puder, diminuindo o “valor deixado para trás”.

  • Média de juros do rotativo em maio: 243% ao ano.

Data do vencimento 

É muito importante escolher a data do vencimento do cartão de crédito. Uma dica legal é escolher um dia que seja logo depois de seu pagamento. Assim, você evita gastar o dinheiro ou esquecer da data de vencimento.

Use a agenda do seu celular para não esquecer do pagamento, basta selecionar a data que todo mês você será lembrado. Se possível, coloque a fatura como débito automático ou anote no seu calendário de casa. Tudo para não esquecer!

Concentre os gastos 

Ter mais de um cartão pode ser perigoso para sua saúde financeira, algum deles pode ser o vilão da nossa história. O sugerido é ter no máximo dois cartões de crédito, concentrando suas compras em um só. Veja as vantagens:

  • Facilidade na hora de pagar a fatura
  • Programa de recompensas: ganhe mais com os gastos concentrados
  • Valor dividido em mais de um cartão dificulta saber o quanto há de gasto
  • Divisão de uso: exemplo: um só para compras e outro para gastos com o carro

Evite saques 

Se a situação apertar ou precisar de um dinheiro extra, resista ao saque do cartão de crédito. Essa função pode ser prática, mas não funcional para você e seu bolso.

Os juros são cobrados assim que você empresta e como só consegue pagar esse valor quando a fatura chega, o valor emprestado será bem mais caro no final.

Procure outras soluções. Sempre que possível nessas situações, converse com o gerente do seu banco, onde você já tem relação, acaba ajudando muito!

Precisa de ajuda para se organizar?

Separamos um guia bem legal para fazer seu Planejamento Financeiro Pessoal clicando aqui. Tem uma planilha para você baixar e se organizar em sua vida financeira.

Assim fica mais fácil você colocar metas até atingir seu objetivo principal, como, sair do vermelho, construir uma casa, comprar um carro e tantos outros objetivos.

Pronto para fazer seu cartão um herói? 

Se você já tem um cartão de crédito, veja se tem algo que você poderia mudar no seu dia a dia para viver em paz com seu dinheiro. Se pensa em ter o seu primeiro, acredito que esteja preparado para usá-lo da melhor forma.

Ah, e não esqueça, estamos pensando sempre em você. Aqui na Foregon, te ajudamos a encontrar o melhor cartão, além de sempre trazer dicas especiais para que você o usar da melhor forma possível.

Que tal dar uma espiada no nosso site? Conheça os cartões que indicamos para você, além de poder os comparar e ver se têm diferenças que sejam melhores para você.

Tirou todas suas dúvidas de como cuidar bem do seu cartão e se livrar das dores de cabeça? Deixe nos comentários aqui embaixo se tiver alguma dúvida ou sugestão. Até a próxima!

Este conteúdo foi útil para voce? 1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5 voto(s), média: 4,80)
Loading...