Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Cartão múltiplo: o que é, vantagens e desvantagens

Por Camila SilveiraPublicado em

No momento em que abrimos uma conta em banco, muitas vezes conseguimos o cartão múltiplo automaticamente, mesmo sem sabermos o que ele representa. As instituições financeiras costumam oferecê-lo, justamente porque ele oferece diversas vantagens para o banco e para o consumidor. Mas, afinal, será que essa é realmente uma boa opção?

Saiba o que é cartão múltiplo

Não tem mistério: o cartão múltiplo é aquele que possui as duas funções (débito e crédito). Esse produto financeiro é muito comum, visto que ele apresenta as duas principais funções em apenas um plástico.

Apesar de ser bastante vantajoso, é necessário ter muita responsabilidade no momento de usá-lo, já que ele exige bastante planejamento e controle financeiro.

É interessante destacar que o banco costuma oferecer esse tipo de cartão para reduzir os seus custos, afinal, neste caso, não torna-se necessário imprimir dois cartões (um de crédito e outro de débito). No entanto, caso você queira, poderá solicitar a qualquer momento o cancelamento do serviço de crédito.

Conheça as vantagens e desvantagens do cartão múltiplo

Como qualquer produto financeiro, o cartão múltiplo possui seus pontos positivos e negativos. Confira e veja se é ideal para você.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Vantagens

  • Poupa o consumidor que não gosta de andar com vários cartões;
  • Ajuda o meio ambiente devido à redução da produção de plástico para cartões;
  • Reduz o custo das instituições financeiras e bancos;
  • Diminui as chances de esquecimento de pagamento da fatura devido ao débito automático;
  • Para quem não tem muito controle sobre os gastos, o cartão múltiplo oferece vantagens por apresentar somente um limite de crédito.

Desvantagens

  • O consumidor pode utilizar a função errada no momento de realizar uma compra;
  • Em casos de perdas, roubos ou furtos, você ficará sem cartão de crédito e débito.

Vale a pena ter um cartão múltiplo?

Ao mesmo tempo em que o cartão múltiplo apresenta benefícios, ele também conta com alguns pontos negativos. Apesar disso, para quem não gosta de ter vários cartões diferentes ele pode ser uma excelente opção.

Além do mais, para quem tem dificuldade de se organizar em relação ao pagamento das faturas, ele pode ser benéfico, afinal, com esse cartão é possível utilizar o débito automático para pagar as contas.

Por outro lado, pessoas que são organizadas em relação aos seus pagamentos e faturas e que também não se importam de carregar mais de um cartão podem preferir a opção de ter cartões de crédito e débito separadamente.

Isso pode ser bom, já que, em caso de perdas ou furtos, terão outros para substituir enquanto outro novo é gerado.

Por fim, o consumidor que escolher pelo cartão múltiplo deve verificar se esse produto financeiro realmente faz sentido para ele, não se deixando ser influenciado pela instituição financeira que está oferecendo.

Descomplicamos?

Esperamos ter esclarecido o assunto. Caso surjam dúvidas, confira este vídeo que preparamos para você:

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Use Elo: conheça o programa que reúne as vantagens do seu cartão

3 indicadores financeiros que você precisa conhecer

Cartão de crédito PJ: como escolher a melhor opção?

Comparativo: PicPay Card ou cartão de crédito Nubank?

Compra no cartão de crédito: quanto tempo demora para ser aprovada?

Cartão Itaucard Click Platinum com pontuação em reais vale a pena?

Cartão de crédito: saiba como criar uma senha forte e segura

Como aumentar o limite do cartão de crédito do Banco Inter?