Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Carteira Digital é Segura? Principais Cuidados

Por Sabrina VansellaPublicado em

As carteiras digitais vieram para promover ainda mais praticidade nos meios de pagamentos, mas será que a carteira digital é segura? Continue a leitura do artigo para entender mais sobre essa tecnologia que está cada vez mais popularizada.

O que é carteira digital?

As carteiras digitais nada mais são do que aplicativos que permitem a realização de pagamentos utilizando apenas o celular. Basta cadastrar o cartão de crédito, débito ou realizar uma transferência de saldo para pagar um produto ou serviço.

Na prática, ao invés de utilizar um cartão físico, para efetuar o pagamento você pode simplesmente aproximar o celular da maquininha. Dessa forma, a compra será registrada no meio de pagamento selecionado.

Como funciona a carteira digital?

Com uma carteira digital o processo de compra fica mais fácil, e caso você esquecer a carteira física, ainda conseguirá efetuar pagamentos via contactless.

Para utilizar a ferramenta é preciso baixar uma das melhores carteiras digitais, fazer o cadastro e informar os dados dos meios de pagamentos que você deseja registrar (cartão de débito, crédito ou saldo em conta).

Atenção: para utilizar essa forma de pagamento é preciso verificar se o lojista conta com uma máquina de pagamento que aceita pagamentos por aproximação e ter um celular com a tecnologia NFC.

É seguro pagar com carteira digital?

Sim, é seguro pagar com carteira digital. Afinal, todos os dados pessoais e números de cartões inseridos no aplicativo são criptografados por mecanismos de proteção. Dessa forma, o estabelecimento não tem como acessar as informações.

Principais cuidados ao usar carteira digital

Agora que você já entendeu como funciona a carteira digital, chegou a hora de entender como utilizá-la com segurança. Siga algumas dicas que evitam situações de risco:

  • Celular roubado: se o celular for roubado, bloqueie rapidamente os cartões cadastrados. Dessa forma a pessoa não conseguirá utilizá-los para fazer pagamentos;
  • Confira os extratos: sempre fique de olho nos extratos da sua carteira digital. Assim, você se mantém atualizado dos gastos e consegue identificar uma cobrança indevida;
  • Celular desbloqueado: só autorize o pagamento de compras se o celular estiver desbloqueado. Após ativar essa opção, se você perder o celular diminuirá os prejuízos;
  • Tenha uma senha exclusiva: cadastre uma senha diferente das utilizadas em outros aplicativos. Para deixá-la ainda mais forte utilize caracteres especiais e letra maiúsculas;
  • Verifique o visor da maquininha: antes de aproximar o celular na máquina de cartão, verifique o valor cobrado pelo lojista para não acabar pagando um valor mais alto.

Mantenha o seu CPF protegido

A Foregon em parceria com SCPC Boa Vista desenvolveu o "CPF Protegido" que te envia alertas quando uma pessoa ou empresa consultar seus dados. Consulte seu score de crédito gratuitamente e fique mais seguro:

Consulte seu CPF grátis e receba as melhores ofertas!

Monitore seu CPF e proteja seu nome contra fraudes.

Consultar CPF grátis
⭐⭐⭐⭐⭐ + 2.848.551 pessoas já consultaram

Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Sabrina Vansella

Jornalista e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon desde 2021, através da escrita busca melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Ver todos os posts

Leia também

Conta Digital PinPag: Benefícios e Como Abrir a Sua

Conta Poupança: O Guia Completo para Entender e Investir

Conta-Corrente ou Poupança: Qual a Melhor Escolha Para Você?

O que é Conta Digital: Um Guia Completo

Conta Corrente: Guia Completo para Entender, Escolher e Gerenciar

Conta Poupança Social Digital: Tudo o que Você Precisa Saber

Caixa Econômica Federal Traz Novidades para Sua Conta Poupança

Conta Superdigital do Santander apresenta instabilidades hoje (5)