Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Saiba como conseguir o casamento gratuito no civil

Por Janaína TavaresPublicado em

Você está pronto para se casar mas, ao mesmo tempo, gostaria de economizar? Uma maneira de fazer isso é pelo casamento gratuito no civil. Mas você sabe se tem direito a fazer isso e como prosseguir com o registro da sua união? Vamos te explicar.

Saiba como conseguir o casamento gratuito no civil

O que você procura?

Quem tem direito?

Antes disso, é importante que você entenda a importância desse tipo de processo que envolve duas pessoas. De forma geral, a união é um passo muito importante e garante os direitos das duas partes se, por exemplo, o casal pedir o divórcio no futuro. E, infelizmente, assinar a papelada no civil não sai barato.

Então, se você perceber que está com o orçamento apertado, pode conseguir casar de graça no civil. Por lei, o governo não deve cobrar este gasto de pessoas que não possuem condições de pagar pelo casamento. Contudo, para ter acesso a esse direito, é necessário assinar um documento chamado de declaração de pobreza.

Apesar de não existir uma definição estabelecida por lei a respeito da renda mínima ou máxima que dá direito ao atestado de pobreza, você precisa ser honesto e fazer a declaração somente se não puder pagar pela documentação. Então, se o orçamento estiver apertado e pode comprometer o pagamento das suas contas básicas, não hesite em solicitar o atestado.

Casamento gratuito no civil

  • Faça a declaração de pobreza: você pode escrever as informações do documento em casa e, depois, levar ao cartório onde deseja casar. Vale lembrar que você e seu companheiro devem fazer declarações individuais, como as informações pessoais de cada um.
  • Dê entrada no processo de casamento civil: vá até o cartório da sua cidade ou região e dê entrada no processo de habilitação. Geralmente, o cartório costuma pedir o RG e a certidão de nascimento dos noivos, além do RG original das duas testemunhas que o casal precisa levar no dia. Lembre-se também de levar as declarações de pobreza.
  • Vá ao cartório na data marcada: neste dia, as duas testemunhas também devem estar presentes para que o processo de casamento gratuito no civil ocorra.

Depois de ter lido nosso conteúdo, ainda restou alguma dúvida sobre como realizar seu casamento gratuito no civil? Se sim, é só perguntar aqui pra gente. Até mais!

Homem desconfiado com a mão no queixo
Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!
Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Janaína Tavares

Jornalista e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, a Janaína (ou Jana). Como redatora, ama os conteúdos sobre dicas financeiras. Preza pela checagem de todas as informações e o conteúdo perfeito para ela, é aquele que ajuda o leitor a resolver um problema, ensinando e orientando o leitor a tomar a melhor decisão.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

NFC no celular: pagamento, compartilhamento e muito mais

Valor mínimo para empréstimo: veja a quantia básica de cada banco

Como Declarar a Poupança no Imposto de Renda?

Como a inclusão financeira pode ser propagada no Brasil?

PIS/Pasep 2023: Confira o Calendário e Quem Tem Direito

Consulte o Garantia-Safra pelo seu CPF: Saiba Como Fazer

Feirão de Veículos do Banco PAN com a Mobiauto: Como Aproveitar?

Salário Mínimo 2023 sobe de R$ 1.302 para R$ 1.320; Confira