Foregon.comConteúdos

Casas: comprar ou alugar?

Por Guilherme GadelhaPublicado em
Compartilhe

Uma questão domiciliar que com certeza já fez muita gente refletir. Quando se trata de casas, compensa mais comprar ou alugar? Para descobrir a resposta, é importante avaliar algumas questões para encontrar a melhor alternativa para você.

Comprar uma casa é um passo importante durante a vida, que demanda compromisso e planejamento. Por conta do alto custo e longo prazo de investimento, é essencial identificar qual das opções é a mais viável.

Quais são as diferenças entre comprar e alugar?

Quando se tem uma casa, você possui total liberdade debaixo do seu teto. Pintar ou reformar são apenas algumas das opções que a liberdade proporciona. Além desse aspecto, o seu patrimônio pode ser valorizado e esse é um fator que aumenta o preço de mercado do seu imóvel.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Em relação ao aluguel, ele também possui excelentes vantagens. Contar com um contrato curto pode te livrar de certos incômodos. A dispensa de um investimento mais alto também pode ser um ponto positivo. Vale lembrar que, em muitas situações o preço de imóveis sobem mais que o valor do aluguel.

Existe algum cálculo que pode me ajudar?

Sim! Afinal, descobrir a taxa do aluguel é um fator primordial para saber se compensa mais comprar ou alugar um imóvel.

Primeiro você precisa pegar o preço do aluguel para em seguida dividir pelo valor do imóvel. Em seguida, você deve multiplicá-lo por 100. Faz de conta que o apartamento tem o aluguel de R$ 3 mil reais e o valor do imóvel é de R$ 550 mil. Neste caso, a taxa de aluguel fica 0,55% por mês.

Você tem o dinheiro para comprar à vista? Ótimo! Que tal comparar com as principais opções de investimento, como fundos de renda fixa, Tesouro Direto, poupança e CDB. A taxa de aluguel é maior que os rendimentos? Então vale a pena comprar o imóvel! Se ela for menor, é melhor investir o seu dinheiro e continuar alugando.

Se a sua condição atual não permite que você compre um imóvel de uma vez, você pode comparar a taxa de aluguel com o Custo Efetivo Total do Financiamento. É importante lembrar que o banco é obrigado a informar esse valor. Em casos onde o aluguel for maior, pode compensar comprar.

É essencial que você avalie o seu cenário atual, já que preços de imóveis podem cair ou subir de acordo com o tempo. Lembre-se de que comprar um imóvel não é um investimento, e sim, uma aquisição de patrimônio. Investimento é só aquilo que traz retorno financeiro.

Ainda não sabe se compensa mais financiar ou pagar à vista? Clique aqui e descubra qual é a melhor opção para você nesse momento.

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe nas suas redes sociais

Guilherme Gadelha

Publicitário e Redator na Foregon. Gosta do universo financeiro e tem a escrita como hobby e profissão.

Ver todos os posts

Veja o que estão comentando

Principais conteúdos

Principais assuntos

  1. Home
  2. Conteúdo
  3. Dicas financeiras