É possível aproveitar a CCXP 2019 e economizar?

A Comic Con Experience 2019 (CCXP) é um dos eventos mais aguardados do ano para o público geek e para quem ama tudo que envolve a cultura pop. Realizado na São Paulo Expo durante os dias 5, 6, 7 e 8 de dezembro, essa experiência atrai pessoas de todos os cantos do Brasil. Portanto, é interessante se organizar para curtir ao máximo esses quatro dias.

Dicas

Antes de inciar nossa lista, vale lembrar que não importa quantos dias você vai conseguir ir no evento. Mesmo se for em apenas uma data, é possível aproveitar a CCXP e curtir as atrações. O segredo é manter uma boa organização, dentre outras questões:

Planejamento

Esta é uma experiência que precisa ter um bom planejamento, ainda mais se você não é de São Paulo e essa será sua primeira CCXP. De antemão, monte uma planilha com antecedência e escreva quais serão os possíveis gastos que você terá nessa época. Considere nesse documento os seguintes:

  • Passagem de ônibus;
  • Hospedagem em São Paulo. Vai ser em hotel? Na residência de algum amigo ou parente?
  • Leve em consideração os gastos com ônibus, metrô ou aplicativos de viagens (Uber e 99, por exemplo) para ir do seu local de partida até a São Paulo Expo;
  • Acesso à internet (3G ou 4G) para se localizar e se comunicar com alguém, por exemplo.

Para que seu planejamento fique ainda melhor, acompanhe as redes sociais da CCXP ou baixe o aplicativo do festival (iOS e Android). Com ele, você consegue criar alertas para saber quando alguma atração irá acontecer e muito mais

Alimentação

Imagine que você vá em todos os dias de CCXP. Isso significa que também irá gastar durante esse período, então é importante avaliar quais serão o seus gastos com a comida também. E, apesar da praça de alimentação contar com 42 opções, é interessante levar algum snack ou um alimento prático dentro da sua bolsa.

A organização do evento especifica o que você pode levar ou não para comer como, por exemplo:

  • Alimento industrializado: será permitida a entrada desde que os alimentos estejam em suas embalagens originais lacradas;
  • Alimento não industrializado: neste caso, a comida precisa estar em uma embalagem de plástico fechada (plástico insulfilme, papel alumínio, sacola de plástico). Comidas em tupperware não serão aceitos;
  • Água e refrigerantes: você pode levar água em garrafas ou copinhos de plástico. Sucos de caixinhas e refrigerantes em garrafinhas até 600ml também são permitidos.

Filas

Se prepare porque uma vez dentro do evento, você vai encontrar fila para quase tudo e, principalmente, para ter acesso aos painéis. Nessa hora, compensa muito você ter paciência e manter o respeito com as outras pessoas que estão na CCXP.

Lembre-se de que todos estão lá para aproveitar essa experiência épica. No entanto, para ter um acesso mais rápido, ajuste seu relógio e chegue bem antes das portas se abrirem. Você ainda terá que pegar filas, mas a vantagem é que consegue se organizar melhor e já ir diretamente no local de sua escolha dentro do evento.

Abertura dos portões e encerramento do evento:

Quinta-feira 12h até às 21h
Sexta-feira 12h até às 21h
Sábado 11h às 21h
Domingo 11h às 20h

Locomoção

Durante os quatro dias, o festival irá disponibilizar um ônibus exclusivo gratuito que partirá da estação de metrô Jabaquara até a CCXP. Os horários dele serão das 7h às 23h. Caso você prefira ir de carro, pode estacionar no edifício garagem que fica bem perto do complexo da São Paulo Expo.

Observação: o estacionamento é terceirizado e administrado pela INDIGO. Já os valores são válidos por um período de 12h.

O que a CCXP oferece?

Em 2018, a CCXP se tornou o maior evento de cultura pop do mundo pelo terceiro ano consecutivo. Só no ano passado foram mais de 262 mil pessoas aproveitando as atrações. Por isso, vale a pena você conhecer o que ela oferece:

Estúdios do cinema e da TV

Os maiores estúdios de Hollywood sempre estão presentes nas edições da CCXP. Neste ano não será diferente e você terá a oportunidade de vivenciar os espaços que são montados por eles.

O que já teve nas edições anteriores: a lanchonete Pop’s de Riverdale, uma reprodução da cabana do Hagrid fora dos estúdios Warner e da Universal Studios, a Casa da moeda de La Casa de Papel, entre outros.

Artistas nacionais e internacionais

Já imaginou ver de pertinho aquele ator ou atriz que você gosta? Na CCXP, você tem a chance de conhecer os principais diretores, produtores e artistas dos seus filmes e séries favoritos. Alguns astros de Hollywood que já passaram pelo festival: Brie Larson, Sandra Bullock, Zachary Levi, dentre outros.

Quadrinistas

A CCXP também é o lugar ideal para encontrar ilustradores, roteiristas, coloristas e artistas gráficos que comercializam seus trabalhos e interagem com os fãs. Tudo isso, você pode encontrar no Artists' Alley que fica dentro do recinto da São Paulo Expo.

Auditórios

É dentro dos auditórios que são feitos os principais anúncios da cultura pop como trailers, conteúdos exclusivos, curiosidades das franquias mais famosas do cinema, quadrinhos, games e muito mais. Veja quais são:

  • Auditório Thunder Cinemark XD: a maior sala de cinema indoor da América Latina, com projeção de tecnologia de ponta e altíssima resolução;
  • Auditório Ultra e Primesão realizados bate-papos com artistas, workshops, dentre outras atividades.

Cosplayers

Essa é praticamente uma atração à parte, já que a CCXP é considerada como um dos melhores ambientes para cosplayers se expressarem por meio de seu hobby. Por lá, você também vai ver desfiles e o único concurso do mundo julgado com o auxílio de inteligência artificial.

Pronto para aproveitar a CCXP 2019? Conte pra gente como você está organizando essa experiência. Até a próxima!