Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

CDB next: alta da Taxa Selic pode aumentar seus rendimentos

Por Sabrina VansellaPublicado em

O CDB é conhecido por oferecer boas vantagens aos investidores de Renda Fixa. Geralmente, essa modalidade de investimento está atrelada ao CDI e segue a Taxa Selic, que por estar em alta, vem chamando atenção de novos investidores.

Nesse artigo, você terá acesso a mais informações sobre o CDB next, que paga 100% do CDI aos correntistas da instituição financeira.

O que é o CDB next?

CDB é uma sigla para Certificado de Depósito Bancário, ou seja, é um título de Renda Fixa emitido por instituições financeiras.

O principal objetivo do banco ao emitir esses títulos é de ganhar investimentos que ajudem a financiar suas atividades. Basicamente, ao investir em CDB, você que "empresta" dinheiro ao banco que te devolve o valor seguido de juros.

Para entregar esse rendimento, as instituições financeiras criaram diferentes tipos de investimentos em CDBs, mas existem dois principais, como:

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

  • CDB pré-fixados: nesse caso, ao emprestar dinheiro ao banco, você recebe a quantia aplicada mais o juros indicado no momento que o investimento foi feito, ou seja, ele é previsível;
  • CDB pós-fixados: esse investimento tem o rendimento determinado por um percentual sobre um índice, esse é o caso do CDB next que segue o 100% do CDI.

Para promover mais segurança ao investidor, o CDB next é um produto que conta com a garantia do Fundo Garantidor de Crédito (FGC) para aplicações de até R$  250 mil por CPF. Com isso, você consegue garantir uma possível restituição caso aconteça alguma perda financeira.

Qual o valor mínimo para aplicar no CDB next?

Cada instituição financeira estabelece qual é o valor mínimo cobrado para investir no produto. No caso do next, a aplicação mínima para investir no CDB é de R$ 100.

Prazo de resgate CDB next

A liquidez é responsável por transformar o investimento em rendimentos. No caso do CDB, a liquidez varia de acordo com cada instituição financeira. Ou seja, esse tipo de ativo pode oferecer liquidez diária ou liquidez apenas no vencimento.

Além disso, cada banco tem suas próprias especificações para o resgate. Por esse motivo, é importante que você fique atento a cada regulamento e leia as regras da aplicação antes de começar a investir.

No caso do CDB next a liquidez é diária e permite o resgate do valor investido acrescido do rendimento acumulado quando você desejar. 

Como funciona o Imposto de Renda sobre o CDB next?

O CDB é um investimento que é tributado pelo Imposto de Renda e também faz cobrança de IOF caso as aplicações sejam resgatadas em menos de 30 dias após o aporte. 

Veja o percentual de desconto sobre os rendimentos da aplicação, que segue uma uma alíquota regressiva:

  • Até seis meses: 22,5%;
  • De seis meses a um ano: 20%;
  • De um a dois anos: 17,5%;
  • Acima de dois anos: 15%.

Para que você não tenha dúvidas: saiba que ao investir em um CDB, é indicado que não aconteça a retirada do dinheiro antes dos 30 dias, dessa forma, você evita a cobrança do IOF. 

Descomplicamos?

O propósito da Foregon é descomplicar os bancos! Esperamos que você tenha gostado de entender sobre o rendimento do CDB next. Caso tenha se interessado em investir nesse ativo, abra uma conta next através do nosso portal:

Conta digital grátis

next

Nota da avaliação:3.9
  • MensalidadeGrátis
  • Taxa de saqueGrátis
  • Cartão de débito para saques e pagamentos
  • Cartão de crédito sujeito a aprovação

Até mais!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Sabrina Vansella

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos noticiosos e sobre dicas financeiras. Procura simplificar e melhorar a qualidade de vida dos usuários e, para isso, preza por uma pesquisa assídua e uma escrita clara.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Ultrapasse: saiba tudo sobre a tag de pedágio do Mercado Pago

Como cancelar conta PAN: passo a passo

Conta Itaú para gamers: conheça todos os diferenciais

C6 Bank é conta corrente ou poupança? Descubra agora

Como abrir uma conta conjunta digital? Veja o passo a passo

Conta corrente e conta bancária é a mesma coisa? Descubra

Qual melhor banco para guardar dinheiro? Ranking atualizado 2022

Qual banco rende mais em 2022; descubra agora