Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Cerimonialista: o que é, formação e salários

Por Camila SilveiraPublicado em

Responsável por realizar consultorias na organização de eventos sociais, como casamentos, formaturas, aniversários, entre outras comemorações, o cerimonialista conduz todos os detalhes de uma cerimônia, garantindo, assim, que tudo ocorra conforme o planejado. 

Qual é a função de um cerimonialista?

Esse profissional pode ser contratado para ajudar em todo o processo de realização de um evento (assessoria completa) ou apenas no dia da cerimônia para organizar o seu andamento (assessoria para o dia).

Seu propósito é garantir tranquilidade e segurança para os anfitriões e convidados, de modo com que possam se divertir durante a festa. Confira as principais funções desse profissional:

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20
  • Organizar o roteiro da cerimônia;
  • Ajudar na escolher de fornecedores;
  • Ajudar a encontrar o local ideal para a festa;
  • Criar orçamentos, cronogramas e planilha de gastos;
  • Ajudar na criação da lista de convidados e conferir sua entrada no evento;
  • Contratar serviços de decoração, buffet, luzes, músicos, limpeza, entre outros;
  • Organizar a distribuição do espaço no dia do evento;
  • Orientar garçons, recepcionistas e outros profissionais envolvidos;
  • Resolver imprevistos que possam surgir durante a cerimônia.

Muitas pessoas acabam confundindo o cerimonialista com mestre de cerimônias, que apesar de serem profissionais presentes nesses eventos, possuem funções distintas. O cerimonialista coordena o evento, por outro lado, o mestre de cerimônias é um orador, que realiza a apresentação a partir de um roteiro, que normalmente é elaborado pelo cerimonialista.

Formação de um cerimonialista

Geralmente, esse profissional possui ensino superior em Relações Públicas ou em outros cursos de comunicação. Afinal, ele precisa ter uma boa comunicação e saber lidar com pessoas. Além desse requisito, o cerimonialista também deve possuir uma boa dicção, voz firme, discrição, sobriedade e raciocínio rápido para improvisar, caso ocorra algum imprevisto durante a festa.

Atuação de um cerimonialista

Esse profissional pode atuar em empresas ou de maneira autônoma, fazendo a organização de casamentos, formaturas, aniversários, festas infantis, workshops, congressos, lançamento de produtos, inauguração de estabelecimentos, jantares, entre diversos outros eventos.

Quanto ganha um cerimonialista?

De acordo com o site Glassdoor, a média salarial para o cerimonialista no Brasil é de R$ 3.429 por mês. Porém, é importante ressaltar que, dependendo do tipo de evento com qual esse profissional trabalha, da quantidade de clientes que possui e da região do país, os ganhos podem ultrapassar os R$ 6 mil. 

Descomplicamos?

Esperamos ter ajudado você com esse conteúdo. Em caso de dúvidas ou sugestões, deixe o seu comentário para nós e até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Instagram como ferramenta de negócios: guia completo

Como recarregar Bilhete Único pelo celular?

PicPay: como fazer cobranças pelo aplicativo?

Caixa abre 10 mil vagas de emprego para concursados, estagiários e aprendizes

Open Banking ou Open Finance: o que você precisa saber sobre esses sistemas

Não consegue guardar dinheiro? Conheça a “poupança por assinatura”

Golpe da revisão do INSS: veja como se proteger

Quer mudar de carreira? Confira essas dicas para trocar de profissão