Cetip: veja o que é e como funciona
A Central de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos (Cetip), foi criada em 1984 e desde 2009 é uma empresa de capital aberto. Ela oferece serviços de registro, central depositária, negociação e liquidação de ativos e títulos.

Todas suas atividades são regularizadas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e é fiscalizada pelo Banco Central.
Conheça algumas das operações da CETIP:
- CDB;
- TED;
- DOC;
- swaps;
- RDB;
- letras hipotecárias;
- debêntures.
A Cetip é a maior depositária de títulos privados de renda fixa da América Latina e a maior câmara de ativos privados do país. Diversas pessoas, assim como você, são beneficiadas todos os dias por produtos e serviços prestados pela companhia.
Mais de 15 mil instituições utilizam seus serviços. Entre elas estão:

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso e política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.
- corretoras de valores;
- fundos de investimentos;
- bancos;
- operadoras de consórcio;
- empresas ligadas à leasing;
- fundos de investimento.
O que você procura?
Qual a vantagem da CETIP?
Sempre que você comprar um título privado de renda fixa, como um CDB, por exemplo, é extremamente importante verificar se ele está registrado em seu nome na CETIP. Esse registro garante maior confiabilidade e credibilidade às operações.
Outra vantagem é a segurança. Se por acaso sua corretora quebrar, a identificação do seu nome atrelado a determinado ativo na CETIP, facilitará o processo de ressarcimento do seu dinheiro por meio do Fundo Garantidor de Crédito (FGC).
O que é o FGC?
O FGC (Fundo Garantidor de Crédito) é um mecanismo de proteção ao investidor de determinados títulos. Ele garante o ressarcimento de até R$ 250 mil por CPF em caso de falência da instituição financeira. E justamente com a Cetip, o processo de liberação dos recursos acabada facilitado.
Qual a diferença entre CETIP, CBLC e SELIC
- CETIP: empresa sem fins lucrativos que liquida e custodia títulos privados e títulos públicos estaduais e municipais, emitidos após 1992;
- SELIC: liquida e custodia títulos públicos federais;
- CBLC (atual Câmara de Ações): empresa sem fins lucrativos, responsável pela custódia e liquidação das ações negociadas no ambiente da Bolsa de Valores.
Qualquer dúvida sobre o assunto, deixe aqui nos comentários. Fique ligado no blog que tem muita coisa legal para você!

Jornalista, produtor de conteúdo e apresentador. Filme ou série, série ou filme? Aliás, tem os livros também! Escolho do nada e embarco em cada história. Amo escrever sobre finanças ou coisas que ajudem as pessoas, mas a área de vídeo é onde me sinto plenamente em casa. - Fez parte do time Foregon de 2017 a 2020 -
Deixe seu comentário