Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Chargeback: como evitá-lo com um sistema de gestão de pagamentos

Por Galax PayPublicado em

Seja no varejo ou até mesmo no setor atacadista, um dos fatores que podem prejudicar as empresas chama-se chargeback. Este, trata-se de uma contestação de compra realizada pelo cliente, que gera perda de lucros para um negócio, geralmente.

Isso acontece quando um cliente contesta uma compra com cartão de crédito ou débito.

É fundamental a gente buscar entender o consumidor e o que gera essa contestação para, enfim, implementar estratégias que minimizem esse problema. Para evitar perder toda a retenção financeira, operacional e de clientes.

Neste artigo, falaremos os detalhes sobre chargeback e como evitá-lo. Se quiser saber mais sobre o assunto, prossiga lendo o nosso texto para entender todo o processo e descobrir dicas preciosas para reduzir as taxas de cancelamento.

O que fazer para evitar chargeback?

Se um cliente decidir contestar uma compra, essa ação constitui um estorno. Neste caso, o nome dado para a contestação de compra é chargeback.

Homem desconfiado com a mão no queixo
Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!
Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

A reclamação é dirigida diretamente ao emissor do cartão de crédito, na qual se refere ao cancelamento da compra e ao pagamento do valor ao cliente.

Isso garante os direitos dos consumidores, que são garantidos por lei e deve principalmente ao risco de clonagem de cartões ou produtos defeituosos.

No entanto, não é incomum que essa solicitação seja feita de forma errada. Portanto, é possível cancelar a compra após o pagamento.

Mediante apuração de possíveis irregularidades, o operador do cartão poderá reembolsar os valores ao cliente.

Por que o chargeback acontece?

Um chargeback é um processo de contestação de compra e ocorre quando uma compra online nos cartões de crédito ou débito é cancelada.

Nesse processo, o titular do cartão solicita ao banco o cancelamento de uma transação.

Os chargebacks geralmente ocorrem porque o dono do cartão não reconhece as compras em suas faturas, o que aparenta ser uma uma fraude.

Os estornos também são usuais quando o consumidor percebe que a transação não está de acordo com as regras estabelecidas no contrato, dentro dos termos de adesão ou na política da empresa gestora.

Este cancelamento será notificado ao adquirente que encaminhará esta informação ao vendedor.

Neste caso, o cliente não pagará essa transação ao banco. O banco não pagará o comprador e, portanto, o vendedor não receberá o valor desta transação.

O que meu sistema de pagamentos deve ter para evitar o chargeback?

Tenha um sistema antifraudes

Este é um dos passos que você pode tomar para evitar o problema. Os sistemas de verificação permitem que os consumidores realizem transações com segurança e as empresas reduzem o número de chargebacks.

Por isso, é importante ter uma solução que consiga mapear todas as informações e verificar os dados pessoais do cliente, preços e formas de pagamento.

Nas transações suspeitas, é responsabilidade do próprio sistema verificar se a compra foi realizada pelo titular do cartão.

Além do monitoramento, alguns sites também possuem um banco de dados que mapeia o comportamento do consumidor, facilitando a verificação das compras, a fim de evitar que a fraude aconteça.

Escolha um bom intermediador de pagamento

A empresa de mediação de pagamento também é uma boa maneira de evitar chargeback.

Neste caso, isso permite que o pagamento seja analisado antes da liberação da compra, reduzindo a possibilidade de reembolsos futuros.

No entanto, antes de escolher um intermediário, conferir os sistemas de proteção contra fraudes em uso para não cair em ciladas futuras.

Determine critérios específicos para vendas

Definir os critérios de venda também pode facilitar o relacionamento com o cliente.

É necessário, nesta página, tornar públicas todas as informações relativas à política de cancelamento e aos meios de pagamento ofertados ao cliente.

O objetivo é conscientizar o consumidor sobre como o negócio funciona e quais são seus direitos e responsabilidades.

Entre em contato com o cliente

Manter contato com o cliente também ajuda no rastreio da compra e no recebimento da mercadoria.

A transação pode ser realizada por uma equipe da sua empresa ou até mesmo colocar a opção para o cliente, de aviso de recebimento.

Além dessa ação captar os dados e mapeá-los, reduz a possibilidade de estornos.

Ofereça formas de pagamentos diferentes

Mas a maneira mais fácil de evitar o chargeback é oferecendo métodos de pagamentos alternativos. Isso é fantástico! Com isso, o número de golpes, sem dúvidas, diminui.

As compras feitas pelo Boleto, ou mesmo pelo Pix, estão sujeitas a reembolso, com uma taxa bem mais baixa. Isso ocorre porque a maioria das transações são realizadas pela mesma pessoa que fez a compra. O dano econômico seria mais fácil de mitigar.

Se a empresa oferece vários meios de pagamento, o cliente pode escolher a opção mais vantajosa no momento, o que contribui para mais compras.

Esse, sem dúvidas, é um dos melhores mecanismos de evitar fraudes via cartão de crédito, débito e outros meios. Até porque, você não vai deixar de oferecer pagamentos via cartão, mas variando as formas, algumas pessoas sentem-se mais seguras.

Com isso, evitam pedir estorno de uma compra, ainda que ela mesma tenha errado. Portanto, não deixe oferecer os meios diferentes para garantir menos chargeback para sua empresa!

Atualize a sua forma de pagamentos com o Galax Pay!

Já que você sabe como as cobranças recorrentes e os meios de pagamento seguros são fundamentais para evitar o chargeback, os mecanismos oferecidos pelo Galax Pay são para você!

A plataforma oferece segurança, mapeamento de compras, verificação de vendas, além de relatórios no seu tempo, na palma da sua mão ou pelo computador para ficar sempre atento às movimentações empresariais.

Portanto, atualize a sua forma de pagamentos com o Galax Pay! 

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Galax Pay

O sistema de pagamento recorrente Galax Pay pode ser integrado com todo sistema gerencial através de uma API, o que permite acesso a todos os dados financeiros em um único lugar. Com o uso do sistema todas as informações podem ser acessadas do mesmo lugar, além das cobranças serem automatizadas, facilitando o dia a dia, e tornando a gestão mais simples. Outro diferencial do sistema é a possibilidade da empresa criar um sistema de e-commerce de planos de assinatura em menos de 5 minutos. Ao longo de quatro anos de atividades, a startup conquistou mais de dois mil clientes que tiveram uma diminuição significativa no número de devedores das empresas.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Chargeback: como evitá-lo com um sistema de gestão de pagamentos

O que é e como fazer uma Pipeline de Vendas

E-commerce: como se prevenir contra fraudes?

Pagar DAS MEI: valores, como emitir, formas de pagamento e mais!

Como parcelar MEI atrasado?

Verificação de dados nos dias atuais

Segurança e confiança nos e-commerces

Losango Crednet: conheça a solução de gestão de crédito para seu negócio