Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Chave PIX: tudo o que você precisa saber

Por Janaína TavaresPublicado em

Se você já começou a usar o sistema PIX para fazer suas transações bancárias, com certeza já deve ter ouvido falar das famosas chaves PIX. Além do mais porque são elas que proporcionam uma maior facilidade na hora de enviar e receber dinheiro.

Por isso, neste artigo, vamos explicar exatamente o que são essas chaves PIX, como elas funcionam e tudo o que você deve saber para usá-las com mais segurança. Vamos lá?

O que é o PIX?

Antes de conhecer mais a fundo as chaves, é importante que você entenda muito bem o que é o PIX. Portanto, esse nome se refere ao novo meio de pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central (BC) com o objetivo de facilitar as transações financeiras entre os brasileiros.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Ele começou a funcionar integralmente no dia 16 de novembro e, desde então, possibilita ao usuário o envio e recebimento de dinheiro em até dez segundos.

Cabe ressaltar ainda que o surgimento do PIX não significa que os outros meios tradicionais de transações vão deixar de existir, como é o caso da TED, DOC e boleto.

Isso quer dizer que esse novo sistema surgiu para ser mais uma alternativa de uso entre os brasileiros, tanto aqueles que possuem conta em banco como para os que não são bancarizados.

Características do PIX que você precisa conhecer

  • As transferências podem ser feitas entre diferentes instituições 24 horas por dia, todos os dias da semana (finais de semana e feriados inclusos);
  • Gratuito para Pessoas Físicas (PF). Já para Pessoas Jurídicas (PJ), os bancos podem cobrar uma taxa;
  • Possível fazer pagamentos e receber dinheiro por meio de QR Code (um código gerado que pode ser dinâmico ou estático), com o uso da chave PIX ou ao informar todos os dados do recebente.

O que é uma chave PIX?

Como falamos, há três formas de usar o PIX. Uma delas é com o uso da chave PIX, que nada mais é do que a identificação do usuário dentre desse sistema. Ou seja, não há a necessidade de informar todos os dados bancários na hora da transação bancária.

Na prática, só é preciso informar a chave Pix para quem vai realizar o pagamento. Sendo assim, existem oficialmente cinco tipos de chaves:

  • Chave aleatória;
  • Endereço de e-mail;
  • CPF/CNPJ;
  • Número de telefone.

Quantas chaves PIX pode cadastrar por CPF ou CNPJ?

Quem é Pessoa Física, pode cadastrar até cinco chaves por conta bancária. Por outro lado, as Pessoas Jurídicas conseguem registrar 20 chaves por conta.

É possível cadastrar as chaves PIX em mais de um banco?

Cada chave criada só pode ser cadastrada uma única vez. Isso significa que se você cadastrar seu CPF em uma conta do banco X, não poderá usar essa mesma chave para ser cadastra em uma conta do banco Y.

No entanto, caso você queira, é possível fazer a portabilidade de chaves de uma instituição para outra. Para ter mais informações sobre isso, acesse o aplicativo do seu banco.

Como fazer o cadastro da chave PIX?

  1. Para fazer o registro da sua chave, é importante ter conta corrente ou poupança em alguma instituição financeira ou carteira digital que seja adepta ao sistema PIX;
  2. Sendo assim, entre no aplicativo dessa instituição financeira ou no site oficial;
  3. Procure pela opção "PIX";
  4. Clique em "Cadastrar";
  5. Siga as instruções do aplicativo;
  6. Escolha a chave que deseja cadastrar;
  7. Aguarde a confirmação do banco e finalize o processo;
  8. Agora só será preciso informar a chave PIX para receber uma transferência ou pagamento.

O PIX é seguro?

De acordo com as informações divulgadas pelo Banco Central, o PIX possui os protocolos de segurança do Sistema Financeiro Nacional, o mesmo que já é utilizado para TEDs e DOCs.

Além disso, todas as instituições financeiras participantes do sistema devem oferecer camadas de segurança próprias por meio de seus aplicativos e sites, com o uso de biometria, reconhecimento facial, dentre outras formas de segurança.

De modo geral, o sistema PIX garante a segurança dos clientes e seus dados por meio da criptografia e autenticação. 

Importante: as transações financeiras pelo PIX estão protegidas pela Lei Complementar n° 105/2001, do Sigilo Bancário e também pela Lei Geral de Proteção de Dados (n° 13.709/2018).

Perguntas frequentes sobre as chaves PIX

O que é uma chave aleatória?

A chave aleatória é uma sequência de números e letras aleatórias que irão identificar o usuário e a conta dele no sistema.

É obrigatório cadastrar chave para usar o PIX?

Você não precisa cadastrar uma chave para usar o PIX. Caso prefira, é possível utilizar o QR Code para fazer pagamentos e receber dinheiro ou, se quiser, informar todos os seus dados bancários.

Quem gera a chave aleatória do PIX?

A chave aleatória é gerada pelo App ou Internet Banking do seu banco, já a sequência de dígitos é gerada pelo Banco Central.

É preciso ter conta em banco para usar o PIX?

Você não precisa ter conta em banco para usar o PIX. Isso porque ele também está disponível para clientes das carteiras digitais, como é o caso do Mercado Pago e PicPay, por exemplo.

Conteúdos úteis para você

Fique com a gente e aproveite esse momento para ler outros artigos que podem ser interessantes para você:

Descomplicamos?

Esperamos ter ajudado você com o nosso conteúdo. Em caso de dúvidas ou sugestões, deixe seu comentário para que possamos responder. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Janaína Tavares

Jornalista e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, a Janaína (ou Jana). Como redatora, ama os conteúdos sobre dicas financeiras. Preza pela checagem de todas as informações e o conteúdo perfeito para ela, é aquele que ajuda o leitor a resolver um problema, ensinando e orientando o leitor a tomar a melhor decisão.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Pix: pagamento via WhatsApp é uma ameaça?

Confira o passo a passo de como agendar um Pix no Nubank

Pesquisa aponta que Pix é o 2º meio de pagamento preferido dos brasileiros

Confira 4 benefícios do Pix para e-commerces

Banco Central deve lançar o Cartão Pix para pagamentos offline

Pix: como gerar QR Code pelo aplicativo da Caixa

Golpe do Pix Agendado é falso; entenda

Pix: sistema pode ser utilizado para pagamento de impostos e tributos