Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Chaves Pix: Projeto de Lei pode restringi-las a CPF e CNPJ

Por Nara LimaPublicado em

O Pix foi lançado em novembro de 2020 e transformou a forma como os brasileiros realizam transferências bancárias. O sistema conta com aprovação de 85% da população e atualmente conta com mais de 478 milhões de chaves.

De acordo com o Banco Central (BC), esse número corresponde a mais que o dobro da população brasileira, que foi estimada em cerca de 212 milhões de habitantes pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Até o momento é possível criar uma chave Pix com e-mail, número de telefone, CPF, CNPJ e também um código aleatório gerado pelas instituições financeiras. Entretanto, um Projeto de Lei, desenvolvido pelo deputado Vicentinho (PT-SP), propõe a restrição das chaves Pix somente ao número de CPF ou CNPJ do indivíduo.

Restrição de chaves Pix

Segundo o deputado criador da proposta, utilizar dados como número do celular e e-mail nas chaves Pix, além de facilitar a aplicação de diversas fraudes, dificulta a identificação dos autores dos golpes.

Dos 478 milhões de chaves Pix cadastradas, cerca de 95% pertencem a Pessoas Físicas. Desse total, 39% preferem utilizar chaves aleatórias, 22,7% o número do celular e 14,7% o e-mail.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Contudo, apesar da chave aleatória aparentar maior segurança, ela acaba dificultando o processo de identificação de criminosos em caso de golpes.

"Embora criada para oferecer maior segurança, permitindo que não se compartilhe dados pessoais, ela também pode ser utilizada para complexificar a identificação das partes da operação de transferência e a consequente apuração do delito", afirma Vicentinho.

Nesse momento, a proposta está em análise na Câmara dos Deputados e será avaliada pelas comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e Cidadania. Portanto, o Projeto de Lei só irá a Plenário caso uma dessas comissões o rejeite ou se 10% dos deputados não aceitem a proposta.

Como a proposta afeta a vida do consumidor

Como citamos anteriormente, a aprovação do projeto visa não apenas trazer mais segurança a quem já utiliza o Pix, mas também maior aderência por quem ainda não faz uso do sistema por temor de fraudes e golpes.

Com o CPF ou CNPJ de quem aplicou o golpe em mãos, fica mais fácil identificar o fraudador e, assim, resolver a situação de forma mais rápida.

Gostou do conteúdo?

No Portal da Foregon você encontra todas as notícias sobre o mundo das finanças e ainda pode conferir as melhores dicas para aprender a lidar com o dinheiro de uma melhor forma. Além disso, você também pode consultar seu score de crédito e encontrar os produtos e serviços financeiros que mais se encaixam com o seu perfil.

Consulte seu CPF grátis e receba as melhores ofertas!

Mais de 300 opções entre cartões de crédito, contas e empréstimos.

Consultar CPF grátis
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Nara Lima

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, gosta de escrever sobre educação financeira. Preza pela facilidade da leitura e pela checagem das informações, buscando produzir um conteúdo de leitura simplificada e que sane as dúvidas do leitor.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Inter oferece 12% de cashback nas compras feitas na Amazon

Banco do Brasil lança financiamento de iPhone em até 60X

Caixa reduz parcelas de financiamento durante licença maternidade

FGTS poderá ser utilizado para compra de casa popular em 2023

Foregon marca presença no StartupON compondo time de empreendedores da região Oeste do Estado de São Paulo

Ganhe 4% de investback com o cartão XP para abastecer seu veículo

Auxílio Brasil cancelado: conheça os principais motivos

Distrito e Foregon promovem um seminário gratuito sobre Educação Financeira para negócios