Foregon.comConteúdos

Cheque cruzado: entenda como funciona

Por Camila SilveiraPublicado em
Compartilhe

O cheque é uma espécie de pagamento à vista em que o dinheiro só pode ser recebido por saque ou depósitos em banco. No entanto quando esse documento é cruzado, o valor só poderá ser resgatado através de um depósito em conta corrente. Quer saber detalhadamente? Acompanhe a leitura e entenda o que é o cheque cruzado e como ele funciona. 

Afinal, o que é um cheque cruzado?

Para identificar é simples: o cheque cruzado é quando ele apresenta duas linhas paralelas, que podem estar localizadas no documento inteiro ou no canto superior direito desse título de crédito. Isso significa que ele só poderá ser depositado diretamente em uma conta corrente e não ser descontado por um banco ou instituição financeira. 

Além disso, ele poderá ser sacado ou depositado tanto na boca de um caixa de uma agência bancária ou através de um caixa eletrônico. Sendo assim, os riscos do dinheiro ser roubado diminuem e impede que outra pessoa consiga realizar o saque, mesmo que o nome do pagador esteja assinado no documento.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Como cruzar um cheque? 

  1. Primeiramente, preencha a folha com todos os dados necessários: valor do pagamento, data e assinatura;
  2. Para continuar, faça duas linhas paralelas que podem ser localizadas no centro do documento ou anotadas no canto superior esquerdo da folha;
  3. Escreva o nome do banco entre as duas linhas traçadas (opcional).

É importante ressaltar que o cruzamento do documento não poderá ser anulado, ou seja, quem receber o pagamento terá de depositar o dinheiro em uma conta corrente. 

Por que é mais seguro cruzar um cheque?

Após fazer os traços, será informado que o documento não poderá ser sacado e a partir de então, você passará a ter mais tempo para sustar o cheque ou cancelar a transação, caso o documento seja roubado. 

O que é cheque nominal cruzado?

É uma forma de deixar esse título de crédito mais seguro, porque além de impedir que o dinheiro seja sacado por outra pessoa, ele informa quem está recebendo o valor. Dessa maneira, a quantia só poderá ser depositada na conta da pessoa que foi informada no documento. 

Conteúdos relacionados

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe nas suas redes sociais

Camila Silveira

Estudante de Publicidade e Propaganda e Redatora na Foregon. É fascinada por músicas, livros, conversas e procura entender a real necessidade das pessoas para poder solucioná-la através de seu trabalho.

Ver todos os posts

Leia a seguir

  • Dicas financeiras

    Como funciona o limite do cheque especial?

  • Dicas financeiras

    Como fazer a Carteira de Trabalho?

  • Dicas financeiras

    Concurso público: o que é e como funciona?

  • Dicas financeiras

    25 receitas de Natal econômicas para uma ceia completa

Ver mais conteúdos

Veja o que estão comentando

Principais conteúdos

Principais assuntos

  1. Home
  2. Conteúdo
  3. Dicas financeiras