Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

O que é cheque cruzado e para que serve?

Por Camila SilveiraPublicado em

O cheque é uma espécie de pagamento à vista em que o dinheiro só pode ser recebido por saque ou depósitos em banco. No entanto quando esse documento é cruzado, o valor só poderá ser resgatado através de um depósito em conta corrente. Quer saber detalhadamente? Acompanhe a leitura e entenda o que é o cheque cruzado.

O que é um cheque cruzado e para que serve?

Para identificar é simples: o cheque cruzado é quando ele apresenta duas linhas paralelas, que podem estar localizadas no documento inteiro ou no canto superior direito desse título de crédito. Isso significa que ele só poderá ser depositado diretamente em uma conta corrente e não ser descontado por um banco ou instituição financeira.

Além disso, ele poderá ser sacado ou depositado tanto na boca de um caixa de uma agência bancária ou através de um caixa eletrônico. Sendo assim, os riscos do dinheiro ser roubado diminuem e as chances de outra pessoa realizar o saque também, mesmo que o nome do pagador esteja assinado no documento.

Tipos de cheque cruzado: entenda a diferença

Existem dois tipos de cheque cruzado, que recebem o nome de "cheque cruzado branco" e "cheque cruzado preto". Entenda a diferença:

Cruzamento em branco

Esse tipo de cruzamento garante que o valor do cheque seja descontado somente por meio de depósito bancário. Para isso, é necessário fazer dois traços paralelos na parte de cima da frente da folha do cheque.

Homem desconfiado com a mão no queixo
Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!
Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Cruzamento em preto

O cruzamento em preto, por sua vez, determina que o cheque só pode ser descontado por meio de depósito bancário, indicando em qual instituição financeira ele deve ser descontado.

Para fazer esse tipo de cruzamento, basta escrever o nome da instituição financeira entre os traços. Dessa forma, quem receber o cheque só poderá trocá-lo no banco indicado.

Como cruzar um cheque?

  1. Primeiramente, preencha a folha com todos os dados necessários: valor do pagamento, data e assinatura;
  2. Para continuar, faça duas linhas paralelas que podem ser localizadas no centro do documento ou anotadas no canto superior esquerdo da folha;
  3. Escreva o nome do banco entre as duas linhas traçadas (opcional).

É importante ressaltar que o cruzamento do documento não poderá ser anulado, ou seja, quem receber o pagamento terá de depositar o dinheiro em uma conta corrente.

Por que é mais seguro cruzar um cheque?

Após fazer os traços, será informado que o documento não poderá ser sacado e a partir de então, você passará a ter mais tempo para sustar o cheque ou cancelar a transação, caso o documento seja roubado.

O que é cheque nominal cruzado?

É uma forma de deixar esse título de crédito mais seguro, porque além de impedir que o dinheiro seja sacado por outra pessoa, ele informa quem está recebendo o valor. Dessa maneira, a quantia só poderá ser depositada na conta da pessoa que foi informada no documento.

Quantos dias para compensar um cheque cruzado de outro banco?

O prazo para compensação pode variar de acordo com o valor do cheque. Confira:

  • Valor superior a R$ 300: demora 2 dias úteis para compensação bancária;
  • Valor inferior a R$ 300: demora 3 dias úteis para compensação bancária.

Vantagens do cheque cruzado

Mais segurança

Já que o cheque cruzado só pode ser depositado em conta corrente, é possível sustá-lo em casos de roubo e/ou extravio. Dessa forma, você garante muito mais segurança.

Maior controle do dinheiro

O processo de compensação do cheque cruzado é mais organizado, quando comparado com os outros tipos de cheque, uma vez que apenas o responsável da conta corrente poderá sacar e receber o valor.

Garantia da solicitação

A partir do momento em que o cheque é cruzado, ele não pode ser compensado de outra forma. Sendo assim, não tem como burlar o procedimento padrão.

E as desvantagens?

Exige conta em banco

Para receber o valor do cheque cruzado, é necessário ter um conta aberta em uma instituição financeira. Caso contrário, o envio do dinheiro torna-se impossível.

Demora para compensar

A compensação do cheque cruzado pode demorar até 3 dias úteis, dependendo do valor.

Descomplicamos?

Nossa missão é descomplicar todos os assuntos sobre finanças e economia, bem como te auxiliar a encontrar o produto financeiro ideal. Consulte o seu CPF no Portal da Foregon e receba as melhores ofertas de cartão, conta digital e empréstimo, de acordo com o seu perfil.

Consulte seu CPF grátis e receba as melhores ofertas!

Mais de 300 opções entre cartões de crédito, contas e empréstimos.

Consultar CPF grátis
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Confira a Lista dos Melhores Fundos Imobiliários de 2022

Inflação no Mundo: Conheça os Índices dos Países do G20 [2022]

Desenquadramento MEI: Como Funciona e Quais as Vantagens?

Décimo Terceiro dos Aposentados em 2022: Como vai Funcionar?

Declaração de Isenção de Imposto de Renda: Como Fazer?

Agência 3880 da Caixa: o que é, Onde Fica e Qual o Telefone?

Isenção de Imposto de Renda: Como Funciona?

Permuta: Significado, Exemplos e Como Fazer