Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Cheque: entenda o que é e conheça suas variações

Por Nara LimaPublicado em

Nos últimos anos, a forma como realizamos transações bancárias se transformou. Com isso, alguns meios de pagamento tornaram-se menos utilizados, como o cheque e dinheiro físico. Apesar do cheque não ser mais tão popular quanto antes, ele ainda é utilizado por muitos brasileiros.

Neste artigo você confere o que é, como ele funciona e quais são suas variações. Continue a leitura e aproveite!

O que é um cheque e como ele funciona?

O cheque é uma forma de pagamento que pode ser utilizado para compras à vista ou parceladas. De modo geral, ele cumpre o papel de uma espécie de contrato de pagamento, que afirma o direito de receber a quantia indicada dada ao seu portador de forma segura.

Geralmente o talão é emitido pelo banco, integrado a um tipo de serviço oferecido pela instituição financeira, e apesar de ser uma operação segura, atualmente alguns estabelecimentos não aceitam esse tipo de pagamento.

Isso porque quando a pessoa responsável pelo documento não tem o valor suficiente para efetuar o pagamento e mesmo assim realiza a operação com uma das folhas do talão, ele não é descontado. Nesse caso, foi entregue um cheque sem fundo.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Antes de continuar a explicação, é interessante entender os seguintes termos:

  • Emitente: pessoa que emite;
  • Favorecido: empresa ou Pessoa Física que será favorecida;
  • Sacado: é o banco em que está depositado o dinheiro do emitente.

Tipos de cheque

Cheque portador

O cheque portador não possui indicação de nenhum nome de beneficiário. Portanto, o depósito ou o saque pode ser feito por qualquer pessoa.

Por representar um risco, as instituições financeiras só aceitam a emissão dessa modalidade para valores de até R$ 100.

Cheque nominal

Nele consta o nome da pessoa a quem o valor descrito é destinado para o saque. Caso o beneficiário deseje transferir o cheque para outra pessoa depositar ou sacar, o documento precisará ser endossado com a assinatura do beneficiário na parte de trás da folha.

O emissor também tem o direito de impedir que o favorecido transfira o valor do cheque para um terceiro. Para isso, é necessário escrever "não à ordem" após o nome do beneficiário.

Cheque cruzado

Nesse caso, significa que o valor não pode ser sacado na boca do caixa, pois apresenta duas linhas paralelas na sua parte frontal. Para utilizá-lo é preciso fazer o depósito na conta do beneficiário.

Esta é uma medida utilizada como forma de precaução a casos de roubo ou furto, pois o emissor terá um tempo maior para sustar o cheque.

Cheque sem fundo

Como citamos no começo desse conteúdo, o cheque sem fundo é quando o valor necessário para quitar a transferência não consta na conta do emissor. Essa prática é considerada crime de estelionato e caso houver uma segunda devolução do mesmo cheque, o emitente terá seu nome incluído no Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos (CCF).

Cheque caução

O cheque caução é uma forma de assegurar que o pagamento será efetuado corretamente. Estabelecimentos que realizam algum tipo de serviço costumam solicitar a emissão de um da variação de cheque como garantia de uma transação.

Por exemplo: se você aluga uma casa por alguns dias e algo acontece com imóvel quando ele estava sob sua responsabilidade, o seu valor pode ser descontado para cobrir possíveis prejuízos.

Contracheque

O contracheque, conhecido também como holerite, é um documento que discrimina todo o dinheiro pago de uma empresa para o funcionário por seus serviços prestados. Em outras palavras, ele resume as movimentações financeiras da companhia para o colaborador.

O que é cheque especial?

Essa é uma modalidade de crédito disponibilizada pelos bancos para uso adicional de valor em sua conta corrente, caso as compras realizadas tenham excedido o valor da sua conta.

Como o próprio nome indica, o cheque especial deve ser utilizado apenas em situações especiais, ou seja, em casos de emergência, pois possui altas taxas.

Como preenche-lo?

É fundamental inserir todas as informações necessárias na hora de preencher o cheque para evitar fraudes e garantir que o pagamento seja realizado corretamente. Aprenda a preenchê-lo:

Número superior

O valor inserido no canto superior não deve conter rasura e deve ser legível. As instituições orientam inserir o símbolo "#" antes e depois do número para evitar modificações no valor descontado.

Valor por extenso

Escreva o valor por extenso para que ninguém mude o que você escreveu. Além disso, outra forma de garantir maior segurança é fazendo uma linha no espaço que sobrar.

Local, data e assinatura

No local e data, é necessário inserir o nome da cidade em que você está e o dia que o documento foi preenchido. Além disso, também é necessário fazer sua assinatura, que deve ser idêntica a do seu RG e do cadastro do banco.

Dica Foregon

Que tal ter mais controle da sua vida financeira e fazer um planejamento que se encaixe com o seu perfil? No Portal da Foregon você encontra notícias e dicas relacionadas ao campo das finanças e que podem te ajudar a não terminar o mês no vermelho.

Além disso, você também pode consultar seu score de crédito de forma gratuita e entender qual a sua pontuação.

Consulte seu CPF grátis e receba as melhores ofertas!

Mais de 300 opções entre cartões de crédito, contas e empréstimos.

Consultar CPF grátis
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Nara Lima

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, gosta de escrever sobre educação financeira. Preza pela facilidade da leitura e pela checagem das informações, buscando produzir um conteúdo de leitura simplificada e que sane as dúvidas do leitor.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

O que é pró-rata e como calculá-lo?

5 dicas para viver com um salário mínimo

5 dicas de como ganhar dinheiro sendo estudante

Cheque: entenda o que é e conheça suas variações

Lei do Superendividamento: saiba como renegociar suas dívidas sem extrapolar seu orçamento

Como se organizar para comprar sua casa própria em 2022

Conta bancária: conheça os principais tipos

Transferência bancária: como funciona a operação?