Foregon.comConteúdos

Cinco dicas para evitar fraudes no cartão de crédito

Por Janaína TavaresPublicado em
Compartilhe

O cartão de crédito é uma ferramenta excelente para você aproveitar, afinal, com ele, é possível fazer compras sem sair de casa e parcelar quantas vezes for preciso. No entanto, é importante saber usá-lo com bastante responsabilidade para evitar maiores prejuízos. Neste artigo, você vai conferir cinco dicas para evitar fraudes no cartão de crédito. 

Cinco dicas para evitar fraudes no cartão de crédito

1. Certifique-se das medidas de segurança

Todos os bancos e instituições financeiras adotam medidas para oferecer segurança aos clientes. Além da senha que você usa para realizar compras com o cartão de crédito, existem vários fatores que visam evitar fraudes

Uma medida comum é a confirmação das compras por meio de notificações no App ou mensagens no celular. A partir disso, você recebe um aviso sempre que o seu cartão de crédito for utilizado. 

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Portanto, verifique se o seu banco oferece essa funcionalidade e não se esqueça de manter todas as suas informações atualizadas, dessa forma, você recebe todo o suporte da instituição sempre que precisar. 

2. Use o seu cartão de crédito com atenção

É sempre necessário ter alguns cuidados ao utilizar o seu cartão de crédito em caixas eletrônicos e até mesmo em lojas físicas. Ao perceber que o terminal de autoatendimento do banco apresenta alguma dificuldade, não saia de perto e ligue para o número indicado no aparelho.

Além disso, é sempre importante se atentar às outras pessoas que ficam muito interessadas em olhar o que você está fazendo. Evite conversar com desconhecidos nesses momentos, pois os criminosos podem estar por perto tentando ouvir algo relevante. 

3. Sempre acompanhe o extrato da sua fatura

Para evitar fraudes, é mais que importante acompanhar o extrato da sua fatura. Dessa forma, você percebe alguma utilização indevida e consegue resolver esse problema com mais facilidade. Caso aconteça alguma movimentação estranha, entre em contato com o seu banco e regularize essa situação. 

Outro método eficaz de evitar fraudes no cartão de crédito é guardar todos os comprovantes que você tiver. Esses documentos são úteis para comprovar um possível golpe. 

4. Fique atento com compras pela internet

Realizar compras pela internet é algo muito prático e vantajoso, mas, para isso, é super necessário seguir umas dicas de segurança para evitar fraudes. Primeiramente, procure não deixar o número do seu cartão de crédito salvo nos sites. 

Além disso, mantenha o antivírus do seu computador ou celular sempre atualizado e garanta que você está comprando em sites confiáveis. Para isso, basta conferir se a plataforma em questão possui o cadeado localizado ao lado da barra de endereço. 

5. Cancele o seu cartão de crédito se for necessário

A partir do momento em que você desconfiar de algum possível acesso às suas informações bancárias, entre em contato com o seu banco e cancele o seu cartão. Isso pode acontecer em casos de perdas, clicks em links inseguros, fornecimento de dados para e-mails, entre outros fatores. 

Descomplicamos?

Esperamos ter apresentado boas dicas para você evitar fraudes no cartão de crédito! Continue aproveitando outros conteúdos da Foregon:

Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe nas suas redes sociais

Janaína Tavares

Jornalista e produtora de conteúdo, é Redatora na Foregon. Apaixonada por cinema e pelo mundo asiático, seu foco está em entregar textos úteis e inspiradores.

Ver todos os posts

Leia a seguir

  • Dicas financeiras

    Por que é importante ter o nome limpo?

  • Dicas financeiras

    Relatório Macroeconômico da Boa Vista: como adquirir?

  • Dicas financeiras

    Aviso Eletrônico de Débito da Boa Vista: saiba o que é

Ver mais conteúdos

Veja o que estão comentando

Principais conteúdos

Principais assuntos

  1. Home
  2. Conteúdo
  3. Dicas financeiras