Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos

CNH até 15% mais barata: confira as novas regras

Por Thais SouzaPublicado em

As novas regras para tirar Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias A e B entraram em vigor em setembro de 2019. Agora, o processo tem menos exigências e ficará ainda mais rápido e barato para o bolso dos brasileiros. 

Neste artigo você irá conferir como está o processo para tirar a CNH e qual a média de valor após as novas regras que entraram em vigor. 

CNH: conheça as novas regras 

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) decidiu, em 2019, que o uso de simuladores na formação de motoristas será opcional. Além disso, as novas regras também alteraram o quadro de horas a serem cumpridas na autoescola e na habilitação de condução de ciclomotores, as chamadas "cinquentinhas".

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Sobre os simuladores, segundo o próprio Contran, não existe eficácia comprovada para a formação do condutor e, por conta do peso no valor final da habilitação, ele não será mais obrigatório. Quem optar pelo simulador deverá realizar 15 horas de aulas práticas e 5 horas/aula no equipamento.

Além disso, as aulas práticas para alunos das categorias A e B foram reduzidas para 20 horas. As aulas noturnas, por sua vez, deixaram de ser obrigatórias por 5 horas. Com a mudança, basta cumprir uma hora-aula à noite.

CNH mais barata

Para se ter uma ideia, o pacote com cinco horas-aula no simulador de direção custa, em média, R$ 300. Com o fim da obrigatoriedade dos simuladores, você poderá economizar até 15% no valor cobrado nos centros de formação de condutores para o processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Tirar carteira para ciclomotores também ficou mais fácil

A carga horária necessária para obtenção da Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC) caiu para cinco horas/aula, das quais pelo menos uma deve ser realizada no período noturno.

Segundo a nova regra, o Contran também permite que os interessados na obtenção da categoria realizem apenas as provas, sem passar pelas aulas teóricas e práticas.

Vale a pena optar pelo simulador? 

Os simuladores oferecem a possibilidade de se familiarizar com a direção em um ambiente seguro e controlado, sem correr riscos reais, é ideal para alunos com pouca ou nenhuma experiência.

Apesar de não ser mais obrigatório, o uso do simulador de direção pode ajudar, e muito, no seu aprendizado. Tudo isso vai depender da facilidade que você tem no volante. 

Conteúdos relacionados

Descomplicamos?

Esperamos ter ajudado você com nosso conteúdo. Em casos de dúvidas ou sugestões, envie seu comentário para que possamos responder. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Thais Souza

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida de pessoas que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Saiba como se tornar um MEI e ter CNPJ para emitir notas

Como fazer o planejamento de um empréstimo: guia completo

Confira as 5 principais dúvidas sobre MEI

Seguro-desemprego: como é feito o pagamento do benefício?

Poupança 2021: guia completo

Taxa CDI mensal: acompanha suas variações

Saiba como fazer o saque-aniversário do FGTS pelo aplicativo da Caixa

Saiba como abrir MEI de forma gratuita

  1. Home
  2. Conteúdo
  3. Dicas financeiras