CNH até 15% mais barata: confira as novas regras
As novas regras para tirar Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias A e B entraram em vigor em setembro de 2019. Agora, o processo tem menos exigências e ficará ainda mais rápido e barato para o bolso dos brasileiros.

Neste artigo você irá conferir como está o processo para tirar a CNH e qual a média de valor após as novas regras que entraram em vigor.
CNH: conheça as novas regras
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) decidiu, em 2019, que o uso de simuladores na formação de motoristas será opcional. Além disso, as novas regras também alteraram o quadro de horas a serem cumpridas na autoescola e na habilitação de condução de ciclomotores, as chamadas "cinquentinhas".
Sobre os simuladores, segundo o próprio Contran, não existe eficácia comprovada para a formação do condutor e, por conta do peso no valor final da habilitação, ele não será mais obrigatório. Quem optar pelo simulador deverá realizar 15 horas de aulas práticas e 5 horas/aula no equipamento.
Além disso, as aulas práticas para alunos das categorias A e B foram reduzidas para 20 horas. As aulas noturnas, por sua vez, deixaram de ser obrigatórias por 5 horas. Com a mudança, basta cumprir uma hora-aula à noite.

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!
Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso e política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.
CNH mais barata
Para se ter uma ideia, o pacote com cinco horas-aula no simulador de direção custa, em média, R$ 300. Com o fim da obrigatoriedade dos simuladores, você poderá economizar até 15% no valor cobrado nos centros de formação de condutores para o processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Tirar carteira para ciclomotores também ficou mais fácil
A carga horária necessária para obtenção da Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC) caiu para cinco horas/aula, das quais pelo menos uma deve ser realizada no período noturno.
Segundo a nova regra, o Contran também permite que os interessados na obtenção da categoria realizem apenas as provas, sem passar pelas aulas teóricas e práticas.
Vale a pena optar pelo simulador?
Os simuladores oferecem a possibilidade de se familiarizar com a direção em um ambiente seguro e controlado, sem correr riscos reais, é ideal para alunos com pouca ou nenhuma experiência.
Apesar de não ser mais obrigatório, o uso do simulador de direção pode ajudar, e muito, no seu aprendizado. Tudo isso vai depender da facilidade que você tem no volante.
Conteúdos relacionados
- Presidente sanciona lei que altera as regras no trânsito: veja como fica a CNH;
- Contran permite CNH vencida em razão do coronavírus;
- Categorias CNH: para que servem e prazos de mudança.
Descomplicamos?
Esperamos ter ajudado você com nosso conteúdo. Em casos de dúvidas ou sugestões, envie seu comentário para que possamos responder. Até a próxima!

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.
Deixe seu comentário