CNH Social: 3 mil vagas são abertas no estado de Goiás
O governo do estado de Goiás abriu mais de três mil vagas para o programa CNH Social, que permite aos cidadãos de baixa renda obterem a Carteira Nacional de Habilitação de forma totalmente gratuita. Os interessados devem realizar o cadastro no site do Detran GO até o dia 7 de julho.

É importante ressaltar que as vagas estão distribuídas nas modalidades estudantil, urbana e rural, com um percentual de 5% reservado em cada uma delas para pessoas com deficiência (PcD).
De acordo com informações, a lista dos contemplados deverá ser divulgada na primeira quinzena de julho no site do Detran GO. Confira a seguir os critérios para participar de cada uma das modalidades:
- Modalidade estudantil: é necessário ter de 18 a 25 anos de idade, estar cadastrado e atualizado no CadÚnico e ter cursado e concluído o ensino médio na rede pública estadual;
- Modalidade urbana: é necessário saber ler e escrever, estar inscrito no CadÚnico e residir em cidade;
- Modalidade rural: é necessário saber ler e escrever, estar inscrito no CadÚnico e residir na zona rural;
- Mudança de categoria: o candidato não pode ter cometido nenhuma infração de trânsito de qualquer espécie, principalmente nos últimos 12 meses anteriores à inscrição no programa.
Caso ocorra algum empate na modalidade infantil, o critério usado será a nota média apurada pela Secretaria de Educação do Estado de Goiás.
CNH Social
A CNH Social, também conhecida como CNH Popular, é um programa criado pelo governo com o propósito de ajudar na empregabilidade dos jovens de baixa renda. Melhor dizendo, a CNH Social serve como uma porta de entrada para o jovem no mercado de trabalho, possibilitando que ele atue em áreas que exigem carteira de habilitação.

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!
Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso e política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.
Além disso, é importante ressaltar que esse programa é exclusivo para quem deseja ter uma CNH da categoria B:
- Veículos de quatro rodas, cujo peso bruto total não exceda 3.500kg e lotação não exceda oito lugares, excluindo o motorista.
Quem pode ter uma CNH Social?
Para ter acesso, é necessário morar em um estado brasileiro que ofereça esse benefício. Além disso, é preciso cumprir com pelo menos uma das seguintes exigências:
- Estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico);
- Ser beneficiário do Bolsa Família;
- Não ter emprego formal há mais de um ano;
- Não possuir nenhum registro na Carteira de Trabalho;
- Ter renda familiar inferior a dois salários mínimos;
- Ser portador de necessidades especiais;
- Ter frequentado apenas escola pública;
- Ter tido bom rendimento escolar;
- Ser ex-presidiário.
Caso você se encaixa no perfil, saiba que terá direito a isenção nos seguintes itens listados:
- Exames de aptidão física, mental, psicológica e toxicológico;
- Taxas de obtenção da CNH, inclusão ou alteração de categoria e para emissão do documento;
- Realização dos cursos teórico-técnico e de prática de direção veicular;
- Aulas ministradas em simulador de direção veicular;
- Realização de provas teóricas e práticas;
- Renovação da CNH.
Descomplicamos?
Esperamos ter ajudado você com esse conteúdo. Em caso de dúvidas ou sugestões, deixe o seu comentário para nós e até a próxima!

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.
Deixe seu comentário