Foregon.comConteúdos
    1. Educação financeira

    Coisas que fazem você perder dinheiro

    Por Leonardo JacominiPublicado em
    Compartilhe

    Sabia que existem hábitos que te fazem perder dinheiro? Isso mesmo! Às vezes a gente nem presta atenção, mas quer um toque? De pouquinho em pouquinho, nosso dinheiro vai embora.

    Caso você já conheça aquela situação em que o dinheiro acaba logo no começo do mês, pode ser que você tenha que redobrar sua atenção quanto às suas finanças. Não tem milagre para esticar o seu dinheiro, mas com certeza, existem dicas para tentar salvar o seu orçamento.

    Eu não falo de coisas difíceis não. Sabe aquele papo que você ouve por aí de enriquecer logo, como chegar ao primeiro milhão e tantas outras promessas? Esquece isso, to falando de equilibrar as contas e conseguir viver com aquilo que você ganha.

    O Foregon Edu tem justamente essa preocupação. Te ajudar a entender como a sua vida financeira anda e ajustar alguns pontos ou até pensamentos, que adquirimos ao longo dos anos e que fazem mal quando o assunto é grana.

    Vamos pensar juntos nas coisas que nos fazem perder dinheiro? Deixe nos comentários se achou alguma coisa que você nunca havia pensado!

    Viver de parcelas fazem você perder dinheiro

    Comigo já aconteceu de pensar “ah, vou parcelar esse valor aqui, olha como fica pouquinho por mês”. Depois, aparecia outra compra e mais uma parcela. Chegava no final do mês e eu já não tinha dinheiro pra nada, só para pagar as contas (e olhe lá).

    Com você já aconteceu isso ou algo parecido? Pensar que compras parceladas te ajudam, pode ser um erro. De R$ 20 em R$ 20, a fatura do cartão explode no final.

    Quer um conselho para parar de perder dinheiro com parcelamento? Só escolha esse tipo de pagamento, quando a compra não foi esperada, como a de um conserto de carro, enfermidade, etc. Caso contrário, junte o dinheiro e ainda arrisque um bom desconto à vista.

    Se você não pode comprar, não pode! Não de um jeito ou invente desculpas para você mesmo. Cartão de crédito facilita a nossa vida, mas não dá dinheiro!

    Empréstimo só para coisas importantes

    Sabia que tem gente que faz empréstimo para poder ir em shows, comprar roupa nova e tantas outras coisas que não são consideradas importantes? Se você se encaixa nessas descrições, para tudo e presta atenção nessa dica.

    Empréstimo é uma das diversas modalidades de crédito que os bancos oferecem. Normalmente, no final do contrato, o valor é igual ou mais do que 2x o que você contratou. Perigoso isso para a vida financeira né?

    Então, quando você usa um empréstimo para aquelas coisas sem importância, você vai perder dinheiro sim.

    Uma reforma, compra de um carro ou outra coisa urgente que você necessite, aí sim vale a pena um empréstimo, fora isso, vale voltar ao que já falamos por aqui, se esforce mais um pouquinho e consiga o dinheiro para pagar à vista.

    Quer perder dinheiro? Então pare de acompanhar a sua vida financeira!

    Quem não acompanha de verdade como anda a vida financeira, pode perder dinheiro sim! Sabe aquele tempinho para ver extrato da sua conta corrente, do que você gastou e de quanto lhe resta? É essencial e preciso.

    Agora ficou bem mais fácil. A maioria dos bancos disponibilizam um aplicativo para você acompanhar tudo de perto, de onde e quando quiser. Se não souber fazer o cadastro, vá até sua agência e peça ajuda. Você vai ver como é fácil e como vai te ajudar.

    Ver o quanto você tem de crédito e o quanto anda gastando no débito, ajudam a montar o seu orçamento, além de policiar os seus próximos gastos.

    Sem objetivos você vai perder dinheiro

    Guardar e guardar dinheiro, mas para que? Para quem? Quando o assunto é ter mais dinheiro ou parar de perder, é preciso também, saber o que fazer com ele.

    Você que é ou já foi um jovem, quando tinha uma festa bem legal e você estava duro, não fazia o máximo para juntar dinheiro? Até rolava umas louças lavadas e faxinas na casa para aumentar a mesada, aposto que era assim!

    Sabe porque você juntou dinheiro? Porque tinha um objetivo! E assim deve acontecer com a sua vida financeira. Coloque metas e um propósito. Vai por mim, ficará mais fácil e você terá mais vontade de juntar dinheiro, esquivando daquilo que te faz perder dinheiro.

    Coloque o pé no chão! Seu objetivo e seu financeiro não podem brigar, mas andar de mãos dadas. Ou seja, se o seu sonho custa mais caro, ele pode levar um tempo maior para ser alcançado. Coloque como curto, médio ou longo prazo. Isso vai te ajudar a dar uma maneirada na ansiedade e não desistir.

    Direitos que te fazem perder dinheiro

    Além das dicas do post, você sabia que ficar por dentro de algumas leis te ajudam a não perder dinheiro? Isso mesmo, muita gente acaba enganada ou mesmo desatenta a pequenas coisas que poderiam te fazer poupar.

    1 – Não existe valor mínimo para compra no cartão de crédito

    Art. 39, incisos I e V do Código de Defesa do Consumidor

    Esqueceu o dinheiro em casa e está somente com o cartão de crédito? Ou aquele dinheiro está guardado para outra finalidade e aparece uma compra que você precisa muito fazer? Caso o estabelecimento diga que há um valor mínimo para a compra, isso vai contra o que diz o código de defesa do consumidor, sendo considerada uma prática abusiva.

    Ou seja, se o estabelecimento oferecer a opção de pagamento pelo cartão, o cliente pode escolher essa forma, sem necessidade de ter valor mínimo para a compra. Isso evita que você gaste mais só para ter direito a compra.

    2 – Você pode suspender serviços temporariamente

    Art. 34 da resolução nº 477, de 7 de agosto de 2007 – Lei geral de Telecomunicações

    Vai sair de férias com a família? Que tal não perder dinheiro e aproveitar em sua viagem? Serviços de telefone fixo, TV a cabo, entre outros diversos serviços, podem ser suspensos por um período de 30 a 120 dias, ou seja, de 1 a 4 meses.

    Você sai de férias e não paga pelo que não usa. Ah, você pode se beneficiar da lei uma vez a cada 12 meses e tem que estar em dia com o pagamento.

    3 – Banco deve oferecer uma conta corrente sem taxas

    Resolução nº 3.919/2010 do Banco Central

    Muita gente consegue perder dinheiro com o banco, sem saber que poderia economizar. Você é uma delas, que paga pelos serviços de uma conta e nem utiliza?

    Você, como qualquer pessoa física, tem direito a uma conta corrente essencial com serviços gratuitos. Veja o que você pode fazer de graça:

    • Quatro saques mensais
    • Duas transferências entre contas do mesmo banco
    • Dois extratos referentes ao mês anterior
    • Um extrato anual
    • Dez folhas de cheque
    • Acesso ao Internet Banking
    • Cartão de débito e crédito (se o correntista preencher os pré-requisitos exigidos pelo banco).

    Então vê se para de gastar dinheiro com serviços que você não usa. Pegue o seu extrato e dá uma olhada aí no quanto você acaba deixando de economizar por mês, somente com uma conta de banco.

    Que tal descobrir mais formas de economizar? Aqui no blog você encontra muitas dicas. Separei alguns textos para você, dá uma olhada:

    Fique de olho nas nossas redes sociais e aqui no blog. Teremos novidades em breve para você sobre educação financeira. Lembre-se, o Foregon Edu quer fazer parte da mudança da sua vida financeira!

    Vou ficar te esperando!

    Gostou? Deixe seu curtir
    Compartilhe nas suas redes sociais

    Leia a seguir

    • Educação financeira

      Os melhores sites e aplicativos sobre educação financeira

    • Educação financeira

      Educação financeira será matéria obrigatória nas escolas

    • Educação financeira

      10 lições sobre dinheiro que você precisa saber

    • Educação financeira

      Por que é importante ter uma boa educação financeira?

    Ver mais conteúdos

    Veja o que estão comentando

    Cadastre-se e receba grátis as melhores dicas e conteúdos sobre o mundo financeiro
    Ainda não tem uma conta?