Foregon.comConteúdos

Como a inflação pode afetar a sua vida?

Por Jennifer FigueiredoPublicado em
Compartilhe

Você já deve ter notado que o poder de compra do brasileiro tem diminuído cada dia mais, por exemplo: há 20 anos, era possível comprar 1kg de peito de frango com apenas R$ 3. Hoje, é preciso desembolsar cerca de R$ 15 para adquirir a mesmo alimento. Isso ocorre por conta da inflação, que mede a diferença entre o desejo de consumo e a capacidade de produção.

O que é inflação? 

A inflação é a alta de preços dos produtos e serviços em um determinado período de tempo. Isso acontece principalmente quando há muita procura e produção insuficiente para sanar a vontade de todos. 

O clima e desastres naturais também são fatores que causam o aumento de preço nos produtos, devido a redução ou perda da produção do que poderia ter sido comercializado. O resultado disso é a escassez de produtos nas prateleiras e valores elevados. 

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

A alta do dólar influencia diretamente no preço dos importados para o Brasil. Apesar de alguns produtos serem fabricados aqui, muitas peças que os compõem são importadas, ou seja, isso influencia no valor final que é passado ao consumidor. 

Como a inflação afeta o dia a dia? 

O primeiro impacto nas família é a perda do poder de compra. Os produtos estão cada vez mais caros e o que se ganha com um mês de trabalho é insuficiente para atender todas as necessidades ou até mesmo as questões básicas, como comida e moradia. 

A inflação reduz o investimento, o que atrasa o reajuste nos salários dos trabalhadores
Tudo isso acaba virando uma bola de neve e obrigando a todos a reduzirem seus padrões de vida, em busca de manter uma estabilidade financeira. Isso requer tempo e aprendizado também por parte dos consumidores, pois vale lembrar que é a alta procura que eleva o preço de um produto. 

Quando deixamos de consumir algo e esse item sobra nas prateleiras e estoques, ocorrem os famosos saldões, liquidações ou promoções em que os preços despencam. Mas não se culpe, a gestão de governo também causa esse efeito na economia, pois o excesso de gastos pela administração pública tem ligação com o efeito nos valores do que compramos. 

Esperamos ter esclarecido um pouco desse assunto para você. Mas, se tiver qualquer dúvida é só comentar aqui embaixo. Até logo!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe nas suas redes sociais

Jennifer Figueiredo

Graduanda em Jornalismo pela Universidade do Oeste Paulista e Redatora na Foregon, gosta de falar sobre os produtos financeiros que oferecem as melhores vantagens. Nas horas vagas, procura a companhia de amigos para descontrair.

Ver todos os posts

Leia a seguir

  • Dicas financeiras

    Mibank: conheça

  • Dicas financeiras

    WhatsApp clonado: o que fazer?

  • Dicas financeiras

    Como calcular o valor de uma dívida?

  • Dicas financeiras

    O que é linha de crédito e como obter uma para sua empresa?

Ver mais conteúdos

Veja o que estão comentando

Principais conteúdos

Principais assuntos

  1. Home
  2. Conteúdo
  3. Dicas financeiras