Como a inflação pode afetar a sua vida?
Você já deve ter notado que o poder de compra do brasileiro tem diminuído cada dia mais, por exemplo: há 20 anos, era possível comprar 1kg de peito de frango com apenas R$ 3. Hoje, é preciso desembolsar cerca de R$ 15 para adquirir a mesmo alimento. Isso ocorre por conta da inflação, que mede a diferença entre o desejo de consumo e a capacidade de produção.

O que é inflação?
A inflação é a alta de preços dos produtos e serviços em um determinado período de tempo. Isso acontece principalmente quando há muita procura e produção insuficiente para sanar a vontade de todos.
O clima e desastres naturais também são fatores que causam o aumento de preço nos produtos, devido a redução ou perda da produção do que poderia ter sido comercializado. O resultado disso é a escassez de produtos nas prateleiras e valores elevados.
A alta do dólar influencia diretamente no preço dos importados para o Brasil. Apesar de alguns produtos serem fabricados aqui, muitas peças que os compõem são importadas, ou seja, isso influencia no valor final que é passado ao consumidor.
Como a inflação afeta o dia a dia?
O primeiro impacto nas família é a perda do poder de compra. Os produtos estão cada vez mais caros e o que se ganha com um mês de trabalho é insuficiente para atender todas as necessidades ou até mesmo as questões básicas, como comida e moradia.
A inflação reduz o investimento, o que atrasa o reajuste nos salários dos trabalhadores.
Tudo isso acaba virando uma bola de neve e obrigando a todos a reduzirem seus padrões de vida, em busca de manter uma estabilidade financeira. Isso requer tempo e aprendizado também por parte dos consumidores, pois vale lembrar que é a alta procura que eleva o preço de um produto.
Quando deixamos de consumir algo e esse item sobra nas prateleiras e estoques, ocorrem os famosos saldões, liquidações ou promoções em que os preços despencam. Mas não se culpe, a gestão de governo também causa esse efeito na economia, pois o excesso de gastos pela administração pública tem ligação com o efeito nos valores do que compramos.
Esperamos ter esclarecido um pouco desse assunto para você. Mas, se tiver qualquer dúvida é só comentar aqui embaixo. Até logo!
Deixe seu comentário