Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Saiba Como Atualizar o Cadastro Único

Por Thais SouzaPublicado em

O CadÚnico é um banco de dados das famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza. Ele reúne informações que são utilizadas pelo governo para conceder benefícios, como o Auxílio Brasil. Para ter acesso às vantagens, é preciso manter os dados sempre atualizados. Neste artigo você vai conferir como atualizar o Cadastro Único. 

Quem pode se inscrever no Cadastro Único?

Para se inscrever no Cadastro Único sua família deve ser classificada como de baixa renda. Confira quem pode se cadastrar:

  • Famílias que ganham até meio salário mínimo por pessoa;
  • Famílias que ganham até três salários mínimos de renda mensal ​total.

Como atualizar Cadastro Único?

A atualização do Cadastro Único deve ser feita, obrigatoriamente, a cada dois anos ou sempre que houver uma mudança na família, como: alteração da renda mensal, do estado civil, em caso de adoção, nascimento ou falecimento de algum membro da família.

Dessa maneira, o governo poderá identificar de forma mais assertiva a situação da sua família para participação em programas sociais. 

Quem recebe o Auxílio Brasil, por exemplo, pode ter o benefício cancelado se ficar sem atualizar o Cadastro Único a cada dois anos. Para evitar perder o acesso aos seus benefícios, veja abaixo como atualizar seus dados pela internet ou presencialmente.

Homem desconfiado com a mão no queixo
Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!
Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Como atualizar Cadastro Único pela internet

Se os seus dados não mudaram, ou seja, não será preciso incluir ou excluir informações, a atualização pode ser feita online. 

Agora, se você precisa alterar alguma informação sobre a sua família ou houver alguma pendência no seu Cadastro Único, não será possível atualizar via aplicativo. Nesse caso, a família deve ir ao posto de atendimento do Cadastro Único.

Para atualizar seus dados pela internet você precisará baixar o App Cadastro Único (Android e iOS), fazer o login com seu CPF e data de nascimento e clicar em "Atualização cadastral por confirmação" e seguir os passos informados na tela.

Como atualizar Cadastro Único presencialmente

Se você precisa alterar algum dado familiar, a atualização só poderá ser feita presencialmente. Para isso, vá até um dos postos de atendimento do Cadastro Único (CRAS).

Para encontrar o local mais próximo de você, baixe o App (Android e iOS) e clique na opção "Postos de atendimento". Então, selecione seu estado e município. Na tela vai aparecer o endereço do CRAS mais perto de você.

No App também é possível verificar sua situação cadastral, ou seja, se seus dados estão ou não atualizados. Se preferir, todos os serviços também estão disponíveis pelo site do Cadastro Positivo.

Descomplicamos?

Esperamos que este artigo tenha sido útil para você. Continue acompanhando o nosso blog para ter acesso a outros conteúdos como este. Até a próxima! 

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Thais Souza

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Índices de Reajuste de Aluguel: IGP-M ou IPCA?

O que é Capital Social e Como Definir o Valor?

Barra de Ouro Vale Mais que Dinheiro? Veja Quanto Custa

Banco do Brasil: Como Emitir 2ª via da Fatura do Cartão?

Dataprev: Como Consultar Calendário do Auxílio Emergencial

Cartão de Crédito Nubank: Benefícios Nubank e Mastercard

Décimo Terceiro Salário 2022: Calendário e Como Calcular

Ações Nubank: Como Comprar e Quanto Custam?