Saiba como consultar um protesto
Ficar negativado é um motivo para grande parte dos brasileiros ficarem preocupados. Para se livrar dos empecilhos, é importante saber como consultar um protesto. Saiba como fazer isso no texto de hoje.

Nome protestado: O que isso significa?
Ao deixar de pagar uma conta, a empresa pode registrar um protesto no cartório. Quando isso acontece, a empresa está acionando a justiça porque o pagamento da dívida não foi feito.
Vale lembrar que pessoa física, jurídica, pública ou privada pode ter o seu nome protestado. Outro ponto importante é saber que qualquer pessoa também pode protestar um título.
Por conta disso, consultar um protesto não significa nada mais que checar se o seu nome está sujo. De acordo com o Instituto de Estudos de Protestos de Títulos do Brasil (IEPTB), os consumidores podem ter o seu nome protestado pelos seguintes motivos:
- Cheques;
- Câmbio;
- Contrato de aluguel;
- Câmbio e alienação fiduciária;
- Cédulas de dívida ativa;
- Duplicata mercantil e afins
Como posso consultar um protesto e limpar o meu nome?
O primeiro passo é acessar os sites de órgãos de proteção ao crédito. O SPC e Serasa são os mais conhecidos e também, as melhores opções para saber qual é a situação do seu nome.
Você pode saber qual é a diferença entre o SPC e Serasa, clicando aqui.
Depois de quitar a dívida, o tabelionato envia a informação aos órgãos de proteção ao crédito que o débito foi quitado até o próximo dia útil. Vale lembrar que cada um deles possui um procedimento.
Mesmo depois de quitar a dívida, é necessário encaminhar a carta de anuência ou o Instrumento de protesto até um cartório para fazer a baixa do cancelamento. Lembrando que em alguns estados, é possível fazer isso pela internet.
Como evitar tudo isso?
Planejar os seus gastos através da sua renda é sempre a melhor escolha para o seu bolso. Montar a sua planilha e manter a disciplina é melhor ainda. Você pode saber como fazer a sua clicando aqui.
Deixe seu comentário