Foregon.comConteúdos

Como consultar uma dívida ativa por CPF?

Por Banco PANPublicado em
Compartilhe

Qualquer inadimplência com o governo pode se configurar uma dívida ativa. Isso vale tanto para os débitos com municípios, estados ou mesmo com o Governo Federal.

No caso de uma pessoa física, a pendência é associada diretamente ao número de CPF. Para empresas, vale o mesmo, mas com o CNPJ. E ela pode estar associada à falta de pagamento de algum imposto, como o IPTU ou IPVA, entre outros, ou mesmo a partir de quantias não-tributárias, como multas de trânsito.

Quando isso acontece, a dívida torna-se ativa quando o órgão em questão a inscreve junto à Procuradoria Geral da Fazenda Nacional. Ou seja, a União.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Por isso, consultar uma dívida ativa por CPF pode fazer toda a diferença para evitar os transtornos de ter o seu CPF negativado — o popular "nome sujo" —, cujas consequências impossibilitam a pessoa ou a empresa de conseguir empréstimos ou abrir conta em bancos.

No caso do IPVA existe, ainda, o risco de ter o automóvel apreendido ou torná-lo inelegível para venda ou transferência do bem.

Como consultar uma dívida ativa por CPF?

Se, por um lado, o CPF negativado torna a vida da pessoa física limitada para  questões burocráticas nas quais o documento é exigido, estar em dia com a União traz vantagens interessantes.

Isso porque, o pagamento em dia dos compromissos financeiros ajuda a melhorar o score de bom pagador da pessoa física. O que se traduz em mais facilidades na obtenção de crédito, como financiamento e empréstimo, entre outros.

O processo para consultar uma dívida ativa por CPF pode ser facilmente feito de maneira gratuita e sem sair de casa:

  • Acesse o site Regularize, do Governo Federal;
  • Clique no link "Cadastre-se", localizado no final da página;
  • Digite o número do seu CPF;
  • Preencha o formulário, crie uma senha de acesso e siga as orientações para avançar gradualmente;
  • Copie o código que será enviado ao seu endereço de e-mail cadastrado no Regularize, e insira-o para dar sequência ao processo;
  • Clique em "validar cadastro";
  • Po portal, selecione a opção "consulta à dívida".

Em seguida, basta clicar em "consultar", levando em consideração que o Regularize segmenta as pendências em "não previdenciárias", "previdenciárias" e "FGTS".

Como consultar uma dívida ativa por CPF no seu estado ou município?

No caso de dívidas estaduais, é importante ficar de olho na página da Secretaria da Fazenda Estadual da sua região. O procedimento de acesso, registro e consulta pode variar, mas tende a ser similar ao passo a passo que apresentamos acima.

O mesmo vale para as dívidas municipais, que estão concentradas na página da Secretaria de Finanças ou da Fazenda do seu próprio município. Um bom exemplo desse tipo de dívida é o IPTU. Com isso, fica mais fácil consultar uma dívida ativa por CPF e, principalmente, saber como proceder caso exista alguma pendência, para acabar de vez com esse problema e tirar o seu nome dos órgãos de proteção ao crédito.

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe nas suas redes sociais

Banco PAN

O Banco PAN atua com foco em pessoas físicas, ofertando crédito consignado (empréstimo e cartão de crédito), financiamento de veículos usados e motos novas, além de conta corrente digital completa, cartões de crédito e venda de seguros

Ver todos os posts

Leia a seguir

  • Dicas financeiras

    Passagem aérea mais cara: saiba como economizar na próxima viagem

  • Dicas financeiras

    Funcionário com contrato suspenso deve ter período de férias adiado

Ver mais conteúdos

Veja o que estão comentando

Principais conteúdos

Principais assuntos

  1. Home
  2. Conteúdo
  3. Dicas financeiras