Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Como crescer financeiramente e ter uma qualidade de vida melhor?

Por Janaína TavaresPublicado em

Para construir uma base financeira sólida ao longo dos anos, é essencial saber controlar suas finanças pessoais e ter bem claro em sua mente quais são os seus objetivos e metas. Por isso, neste artigo, vamos apresentar dicas de como crescer financeiramente e como isso pode proporcionar uma melhor qualidade de vida.

Como crescer financeiramente?

Todas as orientações que vamos mostrar para você são relevantes e precisam ser aplicadas. Ou seja, não adianta seguir uma ou duas dicas e se esquecer das demais, isso porque elas funcionam em conjunto. Portanto, acompanhe a leitura do artigo e veja como crescer financeiramente.

Mantena a organização em dia

Quando falamos em organização, esse termo pode ser usado não apenas na parte da educação financeira, mas ela também é aplicável para várias situações do nosso dia a dia como, por exemplo: a organização que você tem referente às suas responsabilidades do seu serviço.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Aqui, a lógica é saber exatamente quanto você ganha, gasta e o que sobra de dinheiro no final do mês. Sendo assim, você deve fazer a seguinte pergunta: para onde a minha renda está indo?

A partir do momento que você começar a ter um registro mais rígido das suas despesas, você já dá o primeiro passo para ter um controle e domínio das suas finanças pessoais. Para te ajudar ainda mais nessa etapa, recomendamos que você leia o artigo:

Evite fazer compras por impulso

Em nossa segunda dica de como crescer financeiramente, você vai conseguir notar quais gastos podem ser cortados para dar um alívio no seu orçamento, assim que começar a se organizar melhor.

Se você tem o costume de fazer compras por impulso, reflita e avalie se aquele gasto realmente é necessário ou supérfluo. Um exemplo disso é quando você sai para comer muito até nos dias de semana, sendo que têm condições de fazer a sua própria comida em casa.

Mesmo que essa seja uma ação que dá um momento de prazer, tente diminuir aos poucos a frequência de sair para fazer isso. No final do mês, será possível perceber a diferença no seu orçamento e que você evitou cair no vermelho.

Gaste menos do que você ganha

Como crescer financeiramente se você sempre gasta mais do que tem? Parece impossível e realmente é.

Neste caso, o uso descuidado do cartão de crédito pode influenciar muito, ainda mais quando você faz uma compra parcelada e precisa se comprometer por meses no pagamento daquela dívida.

O segredo aqui é tentar mudar essa postura e usar o cartão com mais responsabilidade. Dê um passo de cada vez e gaste somente naquilo que está de acordo com a sua condição financeira atual, sempre respeitando os prazos de pagamento e as condições da compra que você fez para evitar ter o nome sujo.

Invista no seu futuro

Com a organização e um controle financeiro bem alinhados, você tem a oportunidade de traçar suas metas e objetivos para o futuro, como: intercâmbio, aposentadoria, a compra de um carro ou casa, dentre outros.

Todos esses sonhos podem ser realizados, mas para isso é necessário se planejar e trabalhar para alcançá-los. Isso significa que, durante esse período, você vai errar, acertar e mudar.

Todo esse processo é necessário para entender o que pode ser corrigido e ajustado para ter os melhores resultados lá na frente. 

Vale a pena crescer financeiramente?

Mesmo seguindo à risca todas as nossas dicas de como crescer financeiramente, entenda que essa será uma jornada de pequenos e grandes desafios.

São eles que vão permitir que você se conheça melhor e possa ter a chance de melhorar e se adaptar aos cenários econômicos e até sociais.

Por isso, o "crescer financeiramente" é um aprendizado sem fim. Sempre vai existir algo novo para você aprender e praticar para ter uma base financeira sólida e transparente.

Conteúdos úteis para você

Aproveite esse momento para explorar outros artigos da Foregon que também podem ser do seu interesse:

Descomplicamos?

Agora que você já sabe como crescer financeiramente, queremos te escutar: você já adotava algum desses hábitos? Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Janaína Tavares

Jornalista e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, a Janaína (ou Jana). Como redatora, ama os conteúdos sobre dicas financeiras. Preza pela checagem de todas as informações e o conteúdo perfeito para ela, é aquele que ajuda o leitor a resolver um problema, ensinando e orientando o leitor a tomar a melhor decisão.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Digio estreia no Apple Pay: veja como ativar

Aplicativos colaborativos: conheça 4 Apps que podem facilitar a sua vida

Oportunidade: 24 empresas abrem vagas de emprego, estágio e trainee

Oportunidade: estão abertas cerca de 3 mil vagas de emprego e estágio

Nubank finalmente chega ao Apple Pay: veja como cadastrar e utilizar

Tem mais de um cartão de crédito? Saiba como controlar as suas finanças

Como ser um motorista de aplicativo 5 estrelas?

E-commerce: 6 erros mais comuns ao vender pelas redes sociais