Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos

Como economizar água em casa? Confira 10 dicas essenciais

Por Camila SilveiraPublicado em

Economizar água, além de ser uma ação benéfica para o planeta em que vivemos, é uma prática que ajuda no orçamento da família e do município. Mas, afinal, você sabe quais atitudes deve tomar para economizar mais água dentro de casa? Confira as dicas e veja como é muito mais simples do que você imagina!

Como economizar água em casa? Confira 10 dicas essenciais

1. Reduza o tempo no chuveiro

Você sabia que tomar um banho de 15 minutos pode gastar até 135 litros de água? Muita coisa, não é mesmo? Caso você reduza o tempo no chuveiro para apenas cinco minutos, apenas 45 litros de água serão utilizados.

Sendo assim, procure tomar banhos rápidos, que durem o tempo necessário para fazer a higienização do corpo, e sempre que possível, desligue o chuveiro quando for lavar o cabelo ou se ensaboar. Dessa forma, você potencializará a economia!

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

2. Desligue a torneira ao escovar os dentes

Muitas pessoas escovam os dentes e lavam o rosto e as mãos com a torneira aberta, o que representa um gasto de aproximadamente 12 litros de água. Para evitar que isso aconteça, feche bem a torneira sempre que não estiver usando a água.

3. Ensaboe a louça com a torneira fechada

Organizar a louça antes de lavá-la é fundamental para economizar água dentro de casa. Sendo assim, antes de mais nada, procure retirar os restos de comida com a ajuda de guardanapos ou toalhas de papel com a torneira fechada e, somente depois, comece a lavar a louça. O ideal é ensaboar tudo de uma só vez para depois enxaguar, combinado?

4. Saiba utilizar a máquina de lavar roupas

Sempre que for lavar as suas roupas, o recomendado é usar a máquina sempre cheia e em ciclos completos de lavagem. Portanto, busque acumular mais peças para lavar tudo de uma vez e economize mais água dentro de casa.

Vale ressaltar que alguns eletrodomésticos mais modernos também oferecem um modo econômico, que pode economizar até 30% de água e energia. Muito bom!

5. Reaproveite a água da máquina de lavar roupas

Assim que você terminar de lavar as suas roupas, não jogue a água. Apesar dela conter resíduos de sabão, pode ser reaproveitada para lavar pisos, quintal ou, até mesmo, para regar as plantas de casa.

Não se esqueça: se precisar guardar essa água por alguns dias, jogue um pouco de cloro para evitar a proliferação de micro-organismos que causam mau cheiro.

6. Não lave sua calçada com mangueira

Lavar a calçada com mangueira é a pior opção para quem deseja economizar água, pois representa um gasto de 120 litros. Em Fortaleza, existe uma multa para quem realiza o uso contínuo de água nessa atividade, sendo assim, prefira usar vassouras e baldes com água para limpar a parte externa da casa.

7. Instale a descarga com válvula de duplo acionamento

As descargas tradicionais costumam usar a mesma quantidade de água e isso representa um grande desperdício. Nos dias de hoje, existem alguns sistemas, como a válvula de duplo acionamento, que liberam água na bacia sanitária de acordo com a necessidade. Ela pode ser instalada tanto em descargas de parede quanto em caixas acopladas.

8. Fique de olho nos vazamentos da casa

É completamente comum se deparar com infiltrações e vazamentos na casa, porém, é mais que necessário arrumá-los para evitar desperdício e contas super altas no final do mês. 

Para saber se existe algum tipo de problema em sua residência, verifique se há goteiras na parede, mofo, pinturas com bolhas, pinturas com aspecto umedecido e bolor. Caso haja, procure ajuda especializada.

9. Feche bem todas as torneiras

Aquela torneira pingando pode parecer inofensiva, mas não é. Ela pode gastar até 40 litros de água por dia! Portanto, se você perceber esse problema em sua casa, realize a troca da torneira ou conserte o mais rápido possível. Caso a reparação demore alguns dias, recolha a água para que ela possa ser reutilizada.

10. Lave seu carro com baldes

Quando for lavar o seu carro, escolha fazer a limpeza com baldes, pois como dissemos anteriormente, a mangueira representa muito gasto. Além disso, você pode optar pela ecolavagem: basta ter dois panos de microfibra, um shampoo especial para a lavagem e um borrifador com 400 ml de água.

Descomplicamos?

Esperamos que as nossas dicas tenham sido úteis para você. Qualquer dúvida ou sugestão, deixe o seu comentário para nós e até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Score de crédito: guia completo

Como criar a sua própria empresa de pagamento em 5 passos

Como funciona o serviço de pagamentos Facebook Pay?

Como ganhar dinheiro indicando amigos no PagBank?

Carteira digital White Label: é uma boa opção para o seu negócio?

5 dicas para alcançar a estabilidade financeira

Bandeiras tarifárias da conta de luz: entenda

5 dicas financeiras para alcançar suas metas em 2021

  1. Home
  2. Conteúdo
  3. Dicas financeiras