Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos

Como economizar água? Veja 10 dicas que podem te ajudar

Por Camila SilveiraPublicado em

Possuir o hábito de economizar água não é vantajoso apenas para a sua vida financeira, acima de tudo essa é uma prática benéfica para o meio ambiente. Se você acha difícil adquirir esse costume e deseja aprender como economizar água, chegou ao lugar certo! Neste artigo, você vai conhecer dez dicas que podem te ajudar.

Como economizar água? Veja 10 dicas que podem te ajudar

1. Tome banhos rápidos

De acordo com a empresa responsável pelos serviços de abastecimento de água da capital amazonense, Águas de Manaus, um banho de 15 minutos gasta em média 135 litros de água, o que é muito prejudicial. Tomar uma ducha em apenas cinco minutos é suficiente para garantir a sua limpeza e a economia da água em casa.

2. Feche bem as torneiras

Já se deparou com uma torneira mal fechada e ficou se perguntando por quanto tempo ela ficou daquele jeito? Pois bem, esse é um dos acontecimentos que mais causam o desperdício de água. Portanto, lembre-se sempre de fechar bem as torneiras, e evite até mesmo que elas fiquem pingando. Esse pequeno escapamento de água pode te trazer um enorme prejuízo.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

3. Fique atento aos vazamentos

É mais que essencial verificar se não há vazamentos em seu vaso sanitário, chuveiro e torneiras. Mesmo que sejam pequenos, como no caso do gotejamento em pias, no final de um determinado período, os valores para pagar são relativamente elevados e o desperdício é muito significativo. 

Considere importante também estar sempre comparando os valores das suas contas de água, porque se o preço subir misteriosamente, é sinal de vazamento interno. Nesses casos, é necessário chamar uma empresa especializada que usará equipamentos para detectar o som da água vazando. Dessa forma, você poderá regularizar e evitar desperdícios. 

4. Use a descarga com consciência

Controlar o tempo e a pressão ao dar descarga é essencial para diminuir o desperdício e aumentar a economia de água. Essa prática deve ser adotada tanto para descargas na parede quanto para caixas acopladas.

Alguns especialistas recomendam a tecnologia do duplo acionamento, que causa um gasto de três a seis litros de água, isso representa metade do que as válvulas comuns gastam.

5. Escolha a máquina de lavar corretamente

Quando for realizar a compra de uma máquina, leve em consideração o número de moradores que possui em sua casa, o volume de roupas por semana e a frequência com que são lavadas. Para que você consiga economizar tanto na água quanto na energia, use a sua lavadora em capacidade máxima.

As máquinas de lavar roupas podem te ajudar a economizar água, desde que sejam bem utilizadas. Mas afinal, como escolher o modelo corretamente? Verifique o quadro abaixo e veja qual delas é a melhor opção para você:

Capacidade Nº de pessoas na casa Frequência de lavagem semanal Consumo de água por ciclo
3 kg 1 a 3 duas vezes 29 litros
6 a 8 kg 1 a 3 uma ou duas vezes 61 a 144 litros
8 a 10 kg 4 ou mais três vezes 65 a 158 litros
11 a 12 kg 4 ou mais duas vezes 82 a 168 litros
14 a 17 kg 4 ou mais  uma vez 98 a 187 litros

6. Não lave a calçada

Evite lavar a calçada, principalmente se for com mangueira. Prefira varrer ou, se precisar fazer uma lavagem, use água reutilizada, como água do banho, da banheira ou das chuvas. Essa regra também pode ser aplicada para lavagem de carro.

7. Limpe a sua louça antes de lavá-la

Quando terminar de fazer suas refeições, tenha o costume de organizar a sua louça e deixá-la de molho por um tempo dentro da pia. Dessa forma, você consegue higienizá-la com mais facilidade e menos tempo, o que contribui para a economia da água.

8. Evite utilizar mangueiras

Não é segredo para ninguém que as mangueiras são as piores vilãs quando assunto é economia de água. Portanto, quando você precisar lavar alguma área ou objeto, escolha utilizar baldes e bacias. Quando for regar o seu jardim, também prefira usar os regadores, dessa forma, você evita maiores desperdícios e prejuízos financeiros.

9. Escolha o chuveiro correto

Para economizar água, o ideal é usar o chuveiro elétrico, pois os chuveiros a gás ou a energia solar demoram mais para esquentar, o que gera maior desperdício e gasto. Além disso, os chuveiros elétricos têm uma vazão menor.

Se você ainda preferir o esquentamento a gás ou a energia solar, colete a água fria que for caindo para que ela não seja desperdiçada nos primeiros minutos. Quando precisar, reutilize-a em outra circunstância.

10. Saiba como reutilizar água

Há diversas maneiras de reutilizar água, por exemplo, coletar do ar condicionado, da máquina de lavar, do banho, banheiras, chuvas, etc.

Use baldes, bacias e até mesmo piscinas infantis para armazenar a água e reutilize-a em situações, como: lavar o carro, aguar as plantas, dar banho no animal de estimação, entre outros.

Descomplicamos?

Esperamos ter ajudado você com esse artigo. Qualquer dúvida, deixe um comentário para nós e até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Três formas de ganhar dinheiro com o App Clubhouse

Saiba como emitir a segunda via da conta Vivo

Nota 200 reais: saiba como identificar uma cédula falsa

Nota de R$200: saiba tudo sobre

Consumo: o que é e quais os tipos?

O que é Certidão do FGTS?

Como escolher o banco digital ideal

Como conseguir cartões lucrativos sem anuidade

  1. Home
  2. Conteúdo
  3. Dicas financeiras