Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Como emitir a Certidão do FGTS?

Por Camila SilveiraPublicado em

A Certidão Negativa de Débitos da Previdência Social (CND), também conhecida como Certidão de Regularidade do FGTS (CRF), é um documento que pode ser requerido por diversas instituições financeiras, que liberam crédito por meio do FGTS. Sua função é garantir que não existem dívidas ou qualquer pendência no Fundo de Garantia.

É importante enfatizar que o FGTS é um direito de todo funcionário registrado no regime CLT, trabalhadores rurais, empregados domésticos, temporários, avulsos, safreiros (operários rurais que trabalham apenas no período de colheita) e atletas profissionais. Veja como emitir esse documento e esclareça suas dúvidas.

Como emitir a Certidão do FGTS?

  1. Acesse o site da Caixa Econômica Federal;
  2. Clique no menu "Benefícios e Programas" e, depois, em "FGTS";
  3. Em seguida, encontre o menu "FGTS acesso rápido";
  4. Em "Serviços para o empregador", clique em "Consultar CRF";
  5. Digite no CNPJ de sua empresa;
  6. Insira o código de verificação solicitado;
  7. E, na outra tela, selecione a opção "Obtenha o Certificado de Regularidade do FGTS";
  8. Ao clicar em "Visualizar", você poderá imprimir o documento.

Observação importante: a Certidão do FGTS, ou CND, possui validade de 30 dias após a sua emissão. E a renovação do documento pode ser realizada dez dias antes da data do seu vencimento.

O que é Certidão do FGTS?

A Certidão Negativa de Débitos da Previdência Social, ou Certidão do FGTS, é o documento que confirma a regularidade das empresas com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Esse documento pode ser solicitado em casos de empréstimos, licitações e homologações, por exemplo.

Vale enfatizar que a CND também é conhecida como Certificado de Regularidade do FGTS (CRF) ou simplesmente Certidão do FGTS. Sua função é comprovar a regularidade da empresa e do colaborador com o Fundo de Garantia, confirmando que o empregador está depositando o valor do FGTS para seus funcionários mensalmente.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Descomplicamos?

Esperamos ter ajudado você com esse conteúdo. Em caso de dúvidas ou sugestões, deixe o seu comentário para nós e até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Como conseguir internet de graça? Saiba como se conectar

Saiba como ganhar dinheiro online rápido

Inflação hoje: entenda como o seu dinheiro é afetado

Golpe do CPF falso: conheça e saiba como se proteger

Conheça 10 cursos de finanças gratuitos para aprender a investir

ID Jovem: guia completo 2022

Vale a pena parcelar compras no cartão com inflação em alta?

Copa do mundo 2022: quanto custa completar o álbum?