Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos

Como empresas devem se preparar para as atividades após a pandemia?

Por Camila SilveiraPublicado em

No início da pandemia do novo coronavírus, muitas empresas mostraram estar despreparadas para se adequar aos decretos municipais que determinaram o fechamento de estabelecimentos não essenciais. No entanto, neste momento em que há flexibilização da quarentena, todas as companhias possuem mais tempo para estudar a retomada das atividades.

Para ajudar você e sua empresa se prepararem, nós, aqui da Foregon, vamos apresentar alguns procedimentos que precisam ser seguidos para que tudo ocorra da melhor maneira possível. Ficou interessado? Continue com a gente e aproveite o conteúdo!

Como se preparar para as atividades pós-pandemia?

1. Siga as orientações das autoridades sanitárias

Enquando a pandemia não acabar e a vacina não sair, é sempre bom destacar que o uso das máscaras e álcool em gel é importante para evitar a propagação da Covid-19 e, até mesmo, para impedir novas crises de saúde.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Portanto, garanta que todos estes recursos solicitados estejam disponíveis em seu ambiente de trabalho para que a sua empresa não seja acusada por negligência.

2. Evite aglomerações em seu estabelecimento

Ambientes fechados tendem a ser perfeitos para o vírus se espalhar, até porque, com o ar parado, as gotículas conseguem persistir por mais tempo e, assim, há maiores chances de contaminação nas superfícies.

Portanto, em locais internos, respeite o distanciamento social, mantenha a limpeza e, sempre que possível, reduza a quantidade de pessoas dentro do estabelecimento.

3. Mantenha a higiene pessoal e do ambiente

Você sabia que o vírus se espalha com mais eficiência de pessoa para pessoa? Para evitar que isso aconteça, sempre mantenha a higiene dos objetos que os clientes e funcionários tocam, como mesas, maçanetas, interruptores de luz, bancadas, telefone, computadores, banheiros, torneiras, entre outros exemplos.

Além do ambiente de trabalho, a OMS exige que a empresa incentive todos os colaboradores a lavarem as mãos frequentemente, colocar avisos para estimular a higiene pessoal e, sempre, disponibilizar recursos, como álcool em gel e máscaras para evitar a propagação e contaminação da Covid-19.

4. Comunique-se com os funcionários

A comunicação com os colaboradores é super importante neste momento, pois a partir dela, você consegue entender quais são suas dores e necessidades. Essa ação é muito vantajosa para o sucesso das medidas de prevenção e essencial para qualquer empresa conseguir retomar os negócios após a pandemia da melhor forma possível.

5. Avalie o risco de retomada

É preciso se preocupar com as pessoas que se enquadram no grupo de risco. Portanto, se você trabalha com algum segmento que envolve o público mais vulnerável à doença, avalie o risco da retomada dos negócios para evitar maiores prejuízos. Como nós dissemos anteriormente, é sempre importante respeitar os protocolos de combate à Covid-19.

A OMS divulgou uma lista de fatores que devem ser levados em consideração antes de companhias decidirem retomar as atividades. Confira alguns pontos:

  • Efetividade no controle da transmissão do vírus no local em questão;
  • Sistema nacional de saúde capaz de testar, tratar cada caso e acompanhar o contágio;
  • Educação e engajamento da sociedade para aderir às novas formas de convívio social;
  • Adoção de medidas preventivas;
  • Entre outros.

Gostou do conteúdo?

Ajudamos você e sua empresa como se preparar para as atividades após a pandemia? Qualquer dúvida, deixe um comentário para nós e até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Trabalhador que recusar tomar vacina pode ser demitido por justa causa

PF deflagra operações contra fraudes no Auxílio Emergencial

Fase emergencial da quarentena no estado de SP: o que muda?

3 coisas que as empresas estão fazendo para superar a crise do Covid-19

5 princípios que devemos aprender em momentos de crise

O Auxílio Emergencial vai voltar em 2021?

Conheça o ‘Auxílio Emergencial’ para moradores da cidade de Belém

O que é necessário para receber a vacina contra o coronavírus?