Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Como escolher a corretora de investimentos ideal? Evite riscos e veja essas dicas

Por Conexão FinanceiraPublicado em

Abrir uma conta em uma corretora de investimentos é o que permitirá o seu ingresso no mercado financeiro, é onde você poderá negociar seu capital em investimentos. Esse já é um motivo suficiente para entender a importância da escolha corretora de investimentos ideal. E ser ideal envolve tanto confiabilidade quanto praticidade, conforme os seus objetivos e estratégias de negócio.

O mercado financeiro evolui, tornando-se mais acessível para todos os investidores, pequenos e grandes. Da mesma forma, aumentaram-se as opções de corretoras de investimentos disponíveis, com funcionalidades que beneficiam cada tipo de investidor. 

Desse modo, para você escolher a corretora de investimentos ideal, para negociar com segurança e maior rentabilidade, traremos aqui dicas das melhores corretoras de investimentos 2022.

O que você procura?

O que é corretora de investimentos?

Caso você seja um iniciante, começando do zero, antes de tudo, precisa saber o que é uma corretora de investimentos, ou também chamada de corretora de valores. Em suma, é uma empresa privada que faz a intermediação para compra e venda de ativos no mercado de valores mobiliários.

Ou seja, somente por meio de uma corretora de investimentos que você poderá inserir capital e realizar operações para compra de ativos financeiros. Como, por exemplo, ações, fundos de investimentos, títulos públicos, CDB, ETFs, títulos públicos, dentre outros. Em outras palavras, a corretora que fará a conexão entre você e os títulos disponíveis para negociação no mercado financeiro.

Como escolher uma corretora de investimentos confiável?

Como dito, você deverá abrir uma conta em uma corretora de investimentos para começar a investir no mercado financeiro. Porém, algumas precauções devem ser tomadas antes de escolher a corretora ideal, para evitar qualquer tipo de risco com seu capital. Para tanto, as principais dicas para analisar a confiabilidade de uma corretora, são:

  • Cadastro na CVM:  a Comissão de Valores Mobiliários é o órgão governamental que regulariza e fiscaliza os investimentos feitos no Brasil, para garantir todos os direitos dos investidores. Assim, para saber se uma corretora está autorizada para atuação no país, basta consultar diretamente no site da CVM;
  • Selo CETIP: Centrald e Custódia e Liquidação Financeira de Títulos (CETIP) é uma empresa privada responsável pelas negociações dos títulos em seu CPF, garantindo, inclusive, a sua liquidação. Nesse sentido, se a corretora possui o Selo CETIP indica que seus investimentos estão regularmente registrados em seu nome.
  • Certificado B3: a própria bolsa de valores brasileira (B3) possui um programa que avalia a qualidade dos serviços das corretoras, chamado PQO (Programa de Qualidade Operacional). Assim, antes da sua escolha, vale a pena consultar as avaliações dos serviços.

Como escolher a corretora de investimentos ideal?

Principalmente, duas coisas devem ser consideradas ao escolher a corretora de investimentos ideal para você: a corretora ser confiável e atender o seu tipo de investidor.

Assim, antes mesmo de analisar a confiabilidade de uma corretora, você deve ter uma estratégia de investimentos, estabelecendo quais são seus objetivos financeiros de curto, médio e longo prazo. Além disso, também deverá saber qual sua aversão ao risco de investimento, por exemplo, se sua carteira de investimentos será focada em renda fixa ou renda variável.

Feito isso, escolha entre as diversas opções existentes e, de antemão, saiba que é possível encontrar corretoras de investimentos de qualidade, confiável e, ainda, sem ter elevados custos nas negociações, ou, até mesmo, não ter custo algum. Nesse sentido, vale a pena pesquisa quais são as melhores corretoras com taxa zero disponíveis no mercado e escolher aquela que considerar ideal para suas negociações.

Por fim, vale lembrar que no mundo dos investimentos é fundamental ter uma estratégia com uma carteira diversificada. Assim, conseguirá proteger seu capital e aumentar sua rentabilidade.

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Conexão Financeira

O Conexão Financeira oferece diversas opções de serviços e produtos financeiros para que todos tenham acesso as ofertas do mercado e tomem as melhores decisões.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Como escolher a corretora de investimentos ideal? Evite riscos e veja essas dicas

O que é Cotação de Seguro? Venha Descobrir

Seguro de Vida Santander

Seguro Residencial Santander

Conheça o seguro bolsa protegida

Allianz Seguro Auto telefones: conheça todos os números

Como funciona o BB Seguro Residencial?

Banco Inter: conheça as opções de seguros e saiba como contratar