Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Como facilitar a oferta de crédito consignado privado?

Por OnidataPublicado em

O número de brasileiros que estão com algum tipo de endividamento chegou a 71,4% em julho de 2021, segundo o levantamento da Peic (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor). Com o aumento da inflação e os impactos trazidos pela pandemia, esses números podem aumentar. 

E o crédito consignado privado pode ser uma alternativa para melhorar o cenário, já que se trata de uma solução de crédito com juros mais baixos e prazos mais longos. 

Mas nem todas as empresas aderem, por receio de causar sobrecarga nas funções do departamento pessoal, com mais controles.

Sua instituição financeira pode resolver esse dilema com a eficiência que a tecnologia trouxe para facilitar a adoção do crédito consignado privado. 

Leia mais e veja como!

Como a tecnologia facilita a oferta de crédito consignado privado?

O crédito consignado privado é uma modalidade de empréstimo que pode ser inserida entre os benefícios financeiros das empresas para contribuir com a redução da inadimplência entre os colaboradores de uma empresa. 

Mas como adicionar este benefício financeiro sem sobrecarregar ainda mais o departamento pessoal ou RH com novas funções complexas?

Com a transformação digital dos negócios, o uso de APIs (Application Programming Interfaces) no desenvolvimento de sistemas facilitou muito a integração entre financeira, empresas e funcionários. 

De acordo com o IBM Global C-suite Study, quase 70% das organizações buscam aumentar sua atuação por meio da integração de sistemas. Essas "pontes" que integram diversos negócios são essenciais para reduzir retrabalho e controles manuais. Ao passo em que fazem com que as informações transitem de um software para outro de forma automática.

Como funciona uma API?

Soluções que dispõem de APIs para integração com outros sistemas podem se comunicar sem a necessidade de intervenção dos usuários. Sua configuração define comportamentos específicos, como quais informações devem ser trocadas e quando.  

O que uma API faz é coletar entradas recebidas em uma solução, como por exemplo o software de contratação do crédito consignado, converter e levar essas informações para um outro software, como o desconto em folha de pagamento.

Dentre as principais vantagens do uso de APIs, podemos citar:

  • Automação de tarefas repetitivas;
  • Flexibilidade e agilidade para integrar sistemas totalmente diferentes entre si;
  • Velocidade na implementação;
  • Segurança no tráfego de dados;
  • Maior controle das transações e mais compliance.

E o requisito segurança, como fica?

Quando falamos em segurança, no caso das APIs, podemos dividir em 2 aspectos:

  • Controle de acesso: onde são definidos os níveis de acesso que cada aplicação terá via API à solução em que está sendo integrada;
  • Proteção contra ameaças: para proteger contra-ataques cibernéticos direcionados às soluções.

Soluções especializadas e na nuvem concentram esforços na segurança e disponibilidade dos sistemas. Por isso é importante pensar em tecnologia moderna, que vai trazer agilidade para os processos, driblar gargalos, atender em escala e garantir o bom desempenho das aplicações em ambientes cloud.

Sua instituição financeira dispõe desta tecnologia?

Para facilitar a oferta do crédito consignado privado para seus clientes será necessário contar com solução tecnológica que facilite o processo.

A boa notícia é que você pode contar com uma solução de mercado, com APIs e toda tecnologia necessária para facilitar o dia a dia dos envolvidos no processo:

  1. A empresa conveniada pode fazer a gestão dos funcionários de forma online com acompanhamento da margem dos créditos concedidos, entre outros. E integrar essas informações com seu sistema de folha de pagamento e com o e-Social, por exemplo.
  2. Para o funcionário é possível realizar simulações, fazer a solicitação, portabilidade ou renegociação do crédito também online, sem a necessidade de ligar para uma central de atendimento. E os contratos são assinados digitalmente.
  3. A instituição financeira tem acesso a funcionalidades que uma financeira precisa, como atendimento, processamento e gestão de contratos, conciliação, mesa de crédito, portabilidade, cessão, integração com BACEN, entre outros. 

Os objetivos são reduzir o retrabalho, aumentar a eficiência, segurança e a conveniência dos seus clientes. Ao invés de lidarem com as solicitações de antecipação de salário e outros empréstimos vindas dos funcionários, passam a contar com uma solução especializada e integrada. Uma solução que abrange todos os aspectos desta modalidade de crédito, como margem de endividamento, informações de descontos, averbação do contrato, entre outros.

Tudo de forma online e automática!

Onde encontrar a solução ideal para o crédito consignado privado?

Segundo estatísticas do Banco Central, no Brasil, o saldo em crédito consignado é de pouco mais de R$ 440 bilhões. Deste montante, o consignado privado engloba cerca de R$ 24 bilhões. O restante é distribuído entre servidores públicos e beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Esses números confirmam o potencial desta modalidade e mostram que as instituições financeiras devem buscar formas de viabilizar a oferta de crédito consignado privado para as empresas.

Agora você já viu como fica muito fácil oferecer este crédito com soluções tecnológicas desenvolvidas em API. E como controles integrados e automáticos são capazes de conectar empresa, banco e funcionários de forma online e automática.

Então é só aproveitar a oportunidade para usar a tecnologia e explorar melhor essa modalidade de crédito com uma solução na nuvem, que faz todo o processo online e atende com segurança as 3 partes envolvidas no crédito consignado privado.

Veja como a Onidata pode ser o parceiro que você procura!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Onidata

Somos uma plataforma de crédito digital, para as operações de Crédito Pessoal, Crédito Pessoal com FGTS em garantia, CDC Digital, Consignado, Capital de Giro e Desconto de Recebíveis. Fornecendo toda a infraestrutura de TI em SaaS (software as a service) para que qualquer empresa possa oferecer crédito. Do front-end ao back-office - nossa plataforma oferece: avaliação da proposta, verificação e simulação do financiamento; consulta aos órgãos de crédito; assinatura eletrônica dos contratos; portabilidade; refinanciamento; gestão do contrato aprovado com o envio de informações ao Banco Central, garantido aos clientes segurança e agilidade. Nossa solução é oferecida como white label, e está preparada para integrar com aplicativos, nos diferentes canais de vendas, marketplaces e sistemas periféricos, pois todas as funcionalidades estão em APIs.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Empréstimo Biva Pagseguro: conheça

Como calcular o limite do empréstimo consignado?

Conheça o empréstimo consignado do Banco Industrial

5 coisas que você precisa saber sobre o empréstimo consignado

Regras do empréstimo consignado sofrerão mudanças em 2022

Crédito consignado Porto Seguro: conheça e veja como oferecer para seus funcionários

Prazo de carência no empréstimo consignado: como funciona?

Empréstimo na conta de luz: o que é e como fazer