Como fazer o cartão do SUS pela internet

Para ter atendimento médico no sistema público de saúde, o cidadão tem acesso ao Sistema Único de Saúde, o SUS. Agora, para o paciente ser atendido, é obrigatória a apresentação do cartão. Se você ainda não fez o seu e quer agilizar o processo, veja como pedir o cartão do SUS pela internet.

O cartão Nacional de Saúde (CNS), foi criado para unificar o sistema de saúde pública e criar um banco de dados com os registros de todas as informações sobre o paciente. É muito importante possuir o cartão, uma vez que o atendimento não emergencial é feito depois da apresentação deste. Além de clinas e planos de saúde exigirem o documento.

Muitas pessoas não sabem, mas podem solicitar o cartão do SUS pela internet, no Portal de Saúde do Cidadão. Basicamente, o usuário faz um pré-cadastro antes de finalizá-lo em uma unidade de saúde. O que agiliza o atendimento. Veja como prosseguir:

Cartão do SUS pela internet – Cadastro

Para solicitar seu cartão do SUS, é imprescindível que a pessoa possua CPF. Sem ele, não é possível prosseguir com o cadastro. Se você preferir, o pedido do cartão SUS pode ser feito em uma Unidade Básica de Saúde, também conhecido como Posto de Saúde ou “postinho”. Basta levar o CPF, documento com foto e comprovante de residência que não precisa estar no nome da pessoa.

Mas se você quer agilizar o processo, é só fazer o pré-cadastro pela internet. Será gerado um protocolo de atendimento que deverá ser levado em até 90 dias em um ponto de atendimento da Unidade Básica de Saúde. O usuário deverá levar o CPF, documento com foto e comprovante de residência.

Consulta cartão do SUS pela internet

Não sabe se já possui um cartão do SUS ou esqueceu o número do documento? Você pode consultar o número do cartão SUS pelo CPF.

 

Tem alguma dúvida ou sugestão para nós? Deixe nos comentário e até breve.

Este conteúdo foi útil para voce? 1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 voto(s), média: 4,33)
Loading...