Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Como fazer o planejamento de um empréstimo: guia completo

Camila SilveiraPublicado em

Você sabia que a falta de planejamento financeiro pode resultar em muitos prejuízos para o seu bolso, principalmente no momento de solicitar um empréstimo?

Com o propósito de ajudar você, que está precisando de crédito e não deseja pagar multas e juros por atraso, criamos esse guia completo que ensina como se planejar da melhor forma possível. Continue a leitura.

Você encontra nesse artigo:

Como fazer o planejamento de um empréstimo

Quando procuramos por dicas de como fazer um planejamento de empréstimo, a sugestão que sempre aparece é a planilha de gastos. O ponto negativo é que nem todo mundo sabe mexer no Excel e por isso que neste artigo vamos explicar todos os detalhes de como usar essa plataforma para você se organizar. Confira e esclareça suas dúvidas.

Conheça as planilhas prontas do Excel para o planejamento do seu empréstimo

A boa notícia é que podemos encontrar diversos modelos prontos de planilhas financeiras na internet e, para obtê-las, basta baixar um arquivo no seu computador e preencher, de acordo com as suas informações e necessidades. Em geral, esse tipo de planilha já vem com fórmulas prontas, que calculam seu saldo com base nos seus gastos e ganhos.

Entre as opções disponíveis, estão as planilhas da BM&FBovespa e do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC).

A primeira opção é bem simples e possui informações básicas, como receitas e despesas, sendo que as despesas são separadas em fixas, variáveis, extras e adicionais. Já a segunda planilha, do IDEC, é mais detalhada, exigindo um pouco mais de dedicação e conhecimento no momento de preencher os dados. Conheça as duas opções e veja qual delas é a melhor para você.

Outra opção para quem ainda prefere anotar tudo na ponta do lápis é o famoso livro "Kakebo: agenda de finanças pessoais". Ele ensina como anotar todos os seus gastos e fazer um planejamento de empréstimo economicamente. Conheça e veja se essa opção é ideal para o seu momento.

Passo a passo do planejamento de um empréstimo

Embora pareça ser bastante prático, nem sempre as planilhas financeiras prontas são as mais indicadas. Dependendo do seu estilo de vida, alguns elementos podem não fazer sentido para o seu dia a dia. Sendo assim, criar uma planilha de gastos do zero pode ser a opção mais viável para ter um documento totalmente personalizado. Veja dicas de como fazer isso!

1. Crie uma planilha com seus gastos mensais

De acordo com alguns especialistas, o mais recomendado é começar anotando o seus gastos diários, porém, para isso é necessário ter bastante disciplina, o que pode ser difícil para quem nunca teve esse hábito.

Por isso, a primeira dica é começar criando uma planilha de gastos mensais, até porque, se você está realizando o planejamento de um empréstimo, o seu propósito é ter uma ideia da sua média de despesas. Dessa forma, ficará mais fácil saber se a parcela do empréstimo cabe em seu orçamento financeiro.

Para isso, abra o Excel ou o Google Sheets em seu computador, pule as colunas A e B e comece a escrever os meses na primeira linha, da letra B à letra M.

2. Anote todas as suas receitas

O segundo passo é fazer um balanço entre o dinheiro que você ganha (receita) e o dinheiro que você gasta (despesa). Essas são as informações mais importantes do seu planejamento.

Para fazer as anotações é bastante simples, já que as receitas vêm de uma única fonte e correspondem ao seu salário. Portanto, se você possui diversas fontes de renda que complementam o seu salário, esse dinheiro que você ganha por mês também deve entrar na planilha financeira.

Para se organizar, escreva "Receitas" na segunda linha da coluna A e comece a listar todos os seus ganhos na coluna B. Coloque exatamente tudo: os bicos que você faz de vez em quando, aposentadoria, benefícios, salários, etc. Quando tiver terminado de listar todos os ganhos, escreva "TOTAL". Nessa linha, ficará o acúmulo da sua receita mensal.

Para não precisar ficar fazendo as contas, clique na cédula de "TOTAL" correspondente a cada mês e utilize a SOMA, presenta na opção "função" ou "fx" para saber quais são os seus ganhos de forma automática.

3. Liste e separe suas despesas

Essa etapa pode ser a mais difícil, pois nela você precisará encarar de frente todos os seus gastos. Para te ajudar, separe as suas despesas em três tipos principais:

  • Despesas fixas: aquelas que não costumam mudar de um mês para outro, como aluguel, internet, TV a cabo, mensalidade escolar, planos de saúde, entre outros;
  • Despesas variáveis: contas que ocorrem mensalmente, mas com valores diferentes. Por exemplo: contas de luz, água, combustível, supermercado, entre outros;
  • Despesas adicionais: nessa categoria, entram todas as despesas que não ocorrem todos os meses e que são opcionais, como gastos com lazer, vestuário, restaurantes, entre outros.

Com essas informações enumeradas, fica mais fácil identificar onde você pode cortar ou diminuir despesas rapidamente.

4. Veja quanto dinheiro sobra no final do mês

Agora que você já tem todas as informações anotadas, basta fazer as contas para descobrir quanto ficou de saldo na sua conta. Para isso, some o valor das despesas e anote na planilha. Você também pode usar a fórmula da soma para chegar ao resultado.

Em seguida, subtraia o total de todas as despesas do total da receita. A diferença representa o quando você costuma ter de dinheiro disponível no final do mês para encaixar a parcela do seu empréstimo.

O ideal é que a parcela do empréstimo não comprometa todo o valor que sobra. Lembre-se: todo mundo está sujeito à imprevistos, portanto, planeje-se para que as parcelas não sejam maiores do que 30% da sua renda mensal.

Dessa forma, você descobre como é possível economizar para pagar pelo seu empréstimo com mais tranquilidade ou até mesmo para começar a investir!

Gostou do conteúdo?

Esperamos ter ajudado você com esse artigo. Em caso de dúvidas ou sugestões, deixe o seu comentário para nós que responderemos assim que possível. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Instagram como ferramenta de negócios: guia completo

Como recarregar Bilhete Único pelo celular?

PicPay: como fazer cobranças pelo aplicativo?

Caixa abre 10 mil vagas de emprego para concursados, estagiários e aprendizes

Open Banking ou Open Finance: o que você precisa saber sobre esses sistemas

Não consegue guardar dinheiro? Conheça a “poupança por assinatura”

Golpe da revisão do INSS: veja como se proteger

Quer mudar de carreira? Confira essas dicas para trocar de profissão