Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos

Como fazer um CNPJ e qual é a importância de obtê-lo?

Por Camila SilveiraPublicado em

Para a sua empresa se tornar reconhecida e formalizada, é mais que necessário fazer um Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). Afinal, esse documento é a identificação do seu próprio negócio, correto? Neste artigo, você vai aprender como fazer um CNPJ e entender a importância desse registro. Continue a leitura e esclareça todas as suas dúvidas.

Qual é a importância de fazer um CNPJ?

O CNPJ oferece diversas vantagens, uma delas é que ele permite a emissão de nota fiscal, a contratação de outros serviços e a facilidade em realizar compras

Além disso, exercer uma atividade sem esse documento, mesmo que o negócio não tenha um espaço físico, é considerada ilegal. Por conta disso, muitas pessoas possuem problemas com a justiça e não têm a oportunidade de ver o seu empreendimento se desenvolver.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

O CNPJ permite que a Receita Federal acompanhe adequadamente o pagamento dos seus tributos e das suas obrigações. A partir desse registro, é possível realizar declarações devidas, enviar documentos fiscais importantes e garantir uma contabilidade apropriada. 

Com ele, é possível obter financiamentos empresariais e até mesmo participações em programas de incentivo ao desenvolvimento econômico. Você viu quantos benefícios esse cadastro oferece? 

O que é preciso para fazer um CNPJ?

Você precisa saber qual formato sua empresa se encaixa. Também é importante destacar se a previsão do faturamento anual da sua empresa é menor que R$ 60 mil. Se for, você será enquadrado como Microempreendedor Individual (MEI) e passará por um procedimento mais simples para se inscrever no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica. 

Neste caso, procure por uma agência do Sebrae de seu município ou busque informações em empresas especializadas que oferecem ajuda para os empreendedores individuais, combinado?

Além de tudo isso, você precisará definir a sua atividade. Essa etapa do processo acontece com base na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) – uma lista classificatória que oferece às empresas a oportunidade delas definirem a sua área de atuação.

Como fazer um CNPJ?

Para fazer um CNPJ, você pode:

  • Acessar o site oficial da Receita Federal e fazer um pedido de forma online;
  • Acessar o Portal do Empreendedor, se você for Microempreendedor Individual;
  • Procurar por uma agência Sebrae localizada em seu município;
  • Ir até a prefeitura de sua cidade com seu CPF, declaração de Imposto de Renda e número do título de eleitor.

No fim do cadastro é gerado o CNPJ, a inscrição na Junta Comercial, no INSS e o Alvará Provisório de funcionamento do seu próprio negócio. Além disso, você também adquire o Certificado de Condição de Microempreendedor Individual. 

Descomplicamos?

Esperamos ter esclarecido suas dúvidas sobre como fazer um CNPJ e qual é a importância de obtê-lo. Gostou? Deixe um comentário e até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

O que é Certidão do FGTS?

Como escolher o banco digital ideal

Como conseguir cartões lucrativos sem anuidade

Saiba como regularizar o CPF no site da Receita Federal

3 dicas para ser aprovado no cartão Santander SX Visa Gold

Auxílio Emergencial: como equilibrar as contas sem o benefício?

Como ganhar dinheiro com cartão de crédito

Negativado pode ter cartão de crédito?

  1. Home
  2. Conteúdo
  3. Dicas financeiras