Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Como fazer uma cotação de seguro?

Por Camila SilveiraPublicado em

A ocorrência de uma perda inesperada ou de um acidente com fortes danos materiais é capaz de mudar o seu destino e, por isso, um seguro pode ser a proteção necessária. Mas afinal, como escolher a melhor opção dentre as diversas existentes no mercado? Aprenda como fazer uma cotação de seguro e contrate o produto mais adequado às suas necessidades.

Entenda o que é cotação de seguro

Representa uma pesquisa com diversas seguradoras para comparar as melhores opções disponíveis, os preços cobrados e a assistência oferecida.

Os pontos que devem ser levados em consideração neste levantamento são: a cobertura do seguro, a existência de serviços adicionais e o valor da franquia. Dessa forma, torna-se possível garantir que o produto contratado realmente atende às suas necessidades e condições financeiras.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Como fazer uma cotação de seguro?

1. Pesquise por seguradoras confiáveis

Selecione as corretoras de seguro e seguradoras confiáveis antes de entrar em contato para fazer a cotação. Dessa forma, você a diminui o tempo de busca e chega em uma conclusão adequada com mais facilidade. Para começar, consulte as empresas em sites de reclamações, como o Reclame Aqui, e desconsidere aquelas que apresentam má reputação.

2. Verifique se o corretor de seguros é habilitado 

É importante averiguar se o corretor de seguros é habilitado na Superintendência de Seguros Privados (SUSEP). Até porque, esse profissional é responsável por indicar qual é a cobertura ideal para cada pessoa e precisa dizer com muita clareza o que está sendo oferecido no contrato, como: coberturas, assistências, franquias, entre outras informações.

3. Compare os serviços e benefícios disponíveis

Durante a cotação de seguros, você precisa analisar informações, como franquia, assistência 24 horas, se há prazo de carência, cobertura total ou parcial e, claro, comparar os respectivos preços. Dessa forma, você conseguirá determinar quais são as seguradoras que oferecem os melhores serviços e, assim, definir a que possui o melhor custo-benefício.

4. Saiba quais são os serviços que realmente precisa

Antes de contratar um seguro, você precisa saber o que realmente precisa. Isso porque, alguns benefícios inclusos nas coberturas podem elevar muito o valor final do produto e não é o que desejamos. Portanto, evite aceitar indicações de serviços adicionais que não usará e leve em consideração apenas os pontos que atendem às suas necessidades.

5. Esclareça suas dúvidas antes de assinar o contrato

Certifique se você conseguiu esclarecer todas as suas dúvidas antes de contratar um seguro para evitar maiores arrependimentos. Assim como dissemos anteriormente, o corretor precisa responder todos os seus questionamentos para que você consiga escolher a melhor opção disponível.

Gostou do conteúdo?

E aí, conseguiu aprender como fazer uma cotação de seguro? Esperamos que sim. Qualquer dúvida, deixe um comentário para nós e até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Confira os valores dos seguros dos 10 carros mais vendidos no país

Diferenças entre Azul Seguros e Porto Seguro

Conheça a seguradora Tokio Marine

Saiba o que é seguro e quais tipos existem

O que é o seguro DPVAT? Entenda

Anasc Seguros: conheça todos os detalhes

Icatu Seguros oferece telemedicina gratuitamente a segurados

Conheça a Sabemi Seguradora e todos os seus serviços