Como funciona a calculadora de rendimento da poupança?
No mês de maio, os depósitos na poupança superaram os saques, o que mostra o favoritismo dos brasileiros pela caderneta mesmo com seu rendimento limitado. Infelizmente, no Brasil, muitas pessoas não sabem como calcular o retorno deste investimento. Pensando nisso, hoje, vamos te ensinar a utilizar a calculadora de rendimento da poupança disponibilizada pelo Banco Central.
O que você procura?
Como funciona a calculadora de rendimento da poupança?
O Banco Central do Brasil (BACEN), tem à disposição de seus investidores uma calculadora online. Com um layout que possibilita fácil acesso e manuseio, para utilizá-la é preciso ter em mente o valor a ser investido e o período (tempo desejado). Para ficar mais simples, vamos te dar um exemplo.
Se foi investido R$ 100 entre os dias 01/01/2019 até 01/01/2020, no fim do período, o valor que você terá na sua poupança é de R$ 104,26.
Ao acessar a calculadora, é preciso selecionar se o investimento foi feito após a nova regra que ocorreu em maio de 2012, ou antes. A simulação acontece a partir deste regulamento, respeitando as mudanças realizadas pelo Governo após a data.

Como calcular o rendimento da poupança?
Para entender como a calculadora funciona, é preciso saber que o rendimento da poupança é calculado com base em duas taxas: Selic (taxa básica de juros) e Taxa Referencial (TR).
Após maio de 2012, o cálculo mudou e passou a seguir uma nova regra. Foi declarado que nos momentos em que a Taxa Selic estiver abaixo de 8,5% ao ano, como atualmente, o rendimento é de 0,5% ao mês somado a Taxa Referencial (TR). No entanto, foi proposto que neste ano o rendimento seria de somente 0,25% ao mês.
Qual o rendimento mensal da poupança atualmente?
A Taxa Selic está cotada em 4,25% ao ano, após ser definida na última reunião do Comitê de Política Monetário do Banco Central (COPOM). No entanto, o rendimento da poupança atualmente, é de apenas 0,25% ao mês e não de 0,5%, ou seja, anualmente o valor chega a 2,45%.
Quanto rende 1000 reais na poupança por um ano?
Se você aportou 1000 reais na poupança hoje, deve levar em conta o cálculo de 70% da Taxa Selic somado a Taxa Referencial. Nesta data, a Selic está em 4,25% e a Taxa Referencial em 0%.
Fazendo o cálculo de 70% da Taxa Selic chegamos ao resultado de 2,9%, ao dividir este valor por 12 você vai descobrir o rendimento mensal, que chega aproximadamente a 0,25%. Ou seja, se você não movimentar seu dinheiro durante o período, o seu rendimento será de apenas 29 reais.
Existe uma melhor data para depositar dinheiro na poupança?
A rentabilidade da poupança é creditada mensalmente, sempre na "data de aniversário" da aplicação. Desta forma, ao investir no dia 15 do mês, o rendimento mensal será creditado somente no dia 15 do próximo mês.
A regra é diferente ao fazer os depósitos nos dias 29, 30 e 31, pois os aniversários dessas datas ocorrem apenas no dia um. Por isso, é preciso ficar atento ao momento que for aplicar e também resgatar, pois caso saia antes da "data de aniversário" da aplicação, os ganhos certamente serão comprometidos.
Ainda vale a pena investir na poupança?
Mesmo que a poupança ainda seja queridinha por ser investimento de curtíssimo prazo e conter um baixo risco, o atual cenário mostra que o período não está muito favorável para essa modalidade.
Poupança cobra imposto de renda?
O lado positivo da poupança é que ela é uma das aplicações financeiras que contam com a isenção fiscal. Mas fique atento, por regra, rendimentos isentos e não tributáveis também devem constar na declaração anual de Imposto de Renda.
Qual o impacto da inflação no rendimento da poupança?
Os dados do IBGE mostram que a inflação acumula alta de 6,76% nos últimos 12 meses. Com a inflação sendo um dos maiores impactos na poupança, é importante entender qual o retorno real da caderneta.
No entanto, a poupança está com um nível de retorno inferior ao IPCA, o que significa que o rendimento não consegue preservar o poder de compra do dinheiro.
Por isso, existe a necessidade em buscar investimentos que realmente trazem rendimentos e também apresentam um baixo risco, como os ativos de Renda Fixa.
Sugestões de investimentos melhores que a poupança
Investimentos como Tesouro Selic, CDB, LCI, LCA e Letras de Câmbio são modalidades que podem atender às suas necessidades financeiras e, ainda manter um perfil conservador com um retorno mais alto do que a conta poupança.
Leia também:
Descomplicamos?
Esperamos ter ajudado com essas informações. Se gostou, não esqueça de curtir. Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, faça um comentário. Até breve!
Deixe seu comentário