Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Como funciona a compra de carro com carta de crédito?

Por Camila SilveiraPublicado em

Os consórcios oferecem a possibilidade de comprar bens e contratar serviços de diversas categorias, como imóveis, veículos, viagens e, até mesmo, tratamentos odontológicos. Isso é possível por meio de uma contemplação, que dá acesso a uma carta de crédito, responsável por permitir a aquisição do bem ou contratação do serviço desejado.

O que é e como funciona a carta de crédito?

A carta de crédito é um documento ou título financeiro entregue a uma pessoa que foi contemplada no sorteio do consórcio que participa. Ela serve para que o consorciado consiga comprar o produto ou contratar o serviço que estava interessado, desde quando entrou no consórcio. 

Ao realizar a compra de um produto ou a contratação de um serviço com a carta de crédito, o dinheiro é repassado para a empresa que realizou a venda. No entanto, se o consorciado optar por não comprar nada, ele poderá receber o valor em dinheiro, de acordo as regras estabelecidas em contrato.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

O que pode comprar com a carta de crédito?

Após a contemplação ser confirmada, o consorciado poderá comprar os bens e serviços que pertencem à categoria do consórcio que participa. Segundo o Banco Central do Brasil, existem três categorias:

  • Serviços: viagens, eventos, reformas e tratamentos médicos e odontológicos;
  • Bens imóveis: qualquer tipo de imóvel, inclusive terrenos e apartamentos na planta;
  • Bens móveis: qualquer tipo de veículo automotor.

Portanto, quem deseja comprar um carro com a carta de crédito deve participar de um consórcio pertencente à categoria de bens móveis.

Como funciona a compra de carro com carta de crédito?

Primeiramente, a administradora informará o consorciado sobre a contemplação e liberação da carta de crédito. Mas, fique atento: o contemplado não pode ter o nome negativado em órgãos de proteção ao crédito, como o SPC e Serasa, e nem estar com as prestações do consórcio atrasadas.

Com a carta de crédito em mãos, o consorciado poderá ir até a concessionária que preferir e escolher o veículo que quiser. Basta comunicar a administradora, de acordo com tudo o que foi determinado no contrato. Ao fechar a compra, a empresa receberá o valor em dinheiro, portanto, o contemplado não receberá o valor em mãos.

É possível comprar um carro usado com a carta de crédito?

Sim, é totalmente possível, porém é necessário observar algumas condições especiais, que podem variar de acordo com a administradora. Por exemplo, algumas empresas limitam o ano de fabricação do veículo, impedindo a compra de carros muito antigos. De toda maneira, é interessante se comunicar com a administradora em questão para esclarecer as dúvidas.

Gostou do conteúdo?

Esperamos que sim. Qualquer dúvida sobre esse assunto, deixe um comentário para nós e até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Conheça os 10 carros mais econômicos do Brasil

Reconhecimento facial: o que é e como funciona

Anywhere office: conheça o novo modelo de trabalho flexível

Pix: da facilidade nas transações ao crescimento nos golpes e mudança nas regras

Hotmart realmente dá dinheiro? Descubra agora mesmo

Iti Itaú: como ganhar dinheiro com a carteira digital

5 práticas de gestão financeira para empresas de sucesso

Saiba como remover os dados do cartão de crédito no Google Chrome