Foregon.comConteúdos

Como funciona a compra de carro com carta de crédito?

Por Camila SilveiraPublicado em
Compartilhe

Os consórcios oferecem a possibilidade de comprar bens e contratar serviços de diversas categorias, como imóveis, veículos, viagens e, até mesmo, tratamentos odontológicos. Isso é possível por meio de uma contemplação, que dá acesso a uma carta de crédito, responsável por permitir a aquisição do bem ou contratação do serviço desejado.

O que é e como funciona a carta de crédito?

A carta de crédito é um documento ou título financeiro entregue a uma pessoa que foi contemplada no sorteio do consórcio que participa. Ela serve para que o consorciado consiga comprar o produto ou contratar o serviço que estava interessado, desde quando entrou no consórcio. 

Ao realizar a compra de um produto ou a contratação de um serviço com a carta de crédito, o dinheiro é repassado para a empresa que realizou a venda. No entanto, se o consorciado optar por não comprar nada, ele poderá receber o valor em dinheiro, de acordo as regras estabelecidas em contrato.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

O que pode comprar com a carta de crédito?

Após a contemplação ser confirmada, o consorciado poderá comprar os bens e serviços que pertencem à categoria do consórcio que participa. Segundo o Banco Central do Brasil, existem três categorias:

  • Serviços: viagens, eventos, reformas e tratamentos médicos e odontológicos;
  • Bens imóveis: qualquer tipo de imóvel, inclusive terrenos e apartamentos na planta;
  • Bens móveis: qualquer tipo de veículo automotor.

Portanto, quem deseja comprar um carro com a carta de crédito deve participar de um consórcio pertencente à categoria de bens móveis.

Como funciona a compra de carro com carta de crédito?

Primeiramente, a administradora informará o consorciado sobre a contemplação e liberação da carta de crédito. Mas, fique atento: o contemplado não pode ter o nome negativado em órgãos de proteção ao crédito, como o SPC e Serasa, e nem estar com as prestações do consórcio atrasadas. 

Com a carta de crédito em mãos, o consorciado poderá ir até a concessionária que preferir e escolher o veículo que quiser. Basta comunicar a administradora, de acordo com tudo o que foi determinado no contrato. Ao fechar a compra, a empresa receberá o valor em dinheiro, portanto, o contemplado não receberá o valor em mãos.

É possível comprar um carro usado com a carta de crédito?

Sim, é totalmente possível, porém é necessário observar algumas condições especiais, que podem variar de acordo com a administradora. Por exemplo, algumas empresas limitam o ano de fabricação do veículo, impedindo a compra de carros muito antigos. De toda maneira, é interessante se comunicar com a administradora em questão para esclarecer as dúvidas.

Gostou do conteúdo?

Esperamos que sim. Qualquer dúvida sobre esse assunto, deixe um comentário para nós e até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe nas suas redes sociais

Camila Silveira

Estudante de Publicidade e Propaganda e Redatora na Foregon. É fascinada por músicas, livros, conversas e procura entender a real necessidade das pessoas para poder solucioná-la através de seu trabalho.

Ver todos os posts

Leia a seguir

  • Dicas financeiras

    Como ganhar dinheiro extra na crise? Conheça 4 cursos

  • Dicas financeiras

    Bancos lançam opções de CDB que oferecem rentabilidade de 150% do CDI em um ano

  • Dicas financeiras

    GPS em atraso: saiba como fazer os cálculos dos valores pendentes

  • Dicas financeiras

    Antecipação de recebíveis: o que é e como funciona?

Ver mais conteúdos

Veja o que estão comentando

Principais conteúdos

Principais assuntos

  1. Home
  2. Conteúdo
  3. Dicas financeiras