Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Como funciona a mineração de criptomoedas

Por Se Torne InvestidorPublicado em

Quando o assunto é criptomoedas muita gente fica perdida, por isso vamos te ajudar a entender sem precisar ficar preso a cálculos complexos. No entanto, será necessário compreender como funciona a mineração de criptomoedas. Um processo que coloca as moedas digitais para circular e validar transações. 

Antes de tudo, quando ouvimos a palavra mineração logo imaginamos em escavadeiras e processo de garimpagem. Contudo, muita calma nessa hora! Não voltamos para a era do ouro no Brasil. Explicaremos que a mineração de criptomoedas é completamente diferente dos depósitos de ferro e ouro. 

O que é mineração de criptomoedas?

Nesse sentido, se você deseja entender sobre criptomoedas então fique atento, pois explicaremos o que é mineração de criptomoedas? Em primeiro lugar, a criptomoeda é uma moeda digital que não é necessariamente emitida e controlada por bancos. Elas são linhas de códigos criptografados, e para ter acesso é preciso usar chaves. E cada usuário tem a sua para realizar transações. 

Sendo assim, esta movimentação será feita entre os agentes que as detém, tudo isso é realizado de forma online, visto que são moedas digitais. Entretanto, precisamos entender que existem tipos diferentes de criptomoedas. A mais conhecida é o Bitcoin, mas, há outras como Ether, XRP, Litecoin entre outras.

A princípio para obter estas moedas digitais você precisa comprar através de corretoras ou "exchanges" fazendo a transação por meio da mineração. Ou seja, a mineração é um processo de transação onde a confirmação será feita por cálculos complexos. Isto significa que para validar as informações serão através de códigos. 

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Portanto, depois que este processo é realizado, o minerador de moedas digitais. Irá receber o pagamento através de criptomoedas que ficam armazenadas e circulam no mercado. Entenda que, minerar não é uma tarefa muito simples, visto que será necessário obter um computador que possua uma capacidade de processamento alto. Geralmente, os mineradores acabam optando por computadores específicos para poder minerar.

Blockchain

Em suma, a mineração é realizada por supercomputadores e acessam a chamada blockchain. Ela é um sistema que torna possível rastrear o envio e recebimento de informações. Dado que eles são pequenos códigos gerados que carregam além de informações, blocos de dados que vão formar uma corrente. 

Na blockchain a transmissão das informações acontece de forma criptografada para embaralhar a informação. Neste sentido, apenas as chaves vão conseguir decifrar as criptomoedas. Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, este processo é uma forma de proteger suas moedas digitais. 

Ademais, fazer este processamento em casa por computadores e aplicativos não é possível. Você até pode fazer a mineração em casa, mas, tenha em mente que será preciso um equipamento poderoso para efetuar o processamento. Dado que para movimentar carteiras é preciso de um software específico. Pois, ele exige uma placa de vídeo potente que possa resolver os cálculos matemáticos.

Além disso, com o investimento em computadores sofisticados e profissionais, precisará consumir muita energia. Visto que a quantidade de equipamentos devem funcionar todos ao mesmo tempo, e a conta vai vir bem cara. Então acaba sendo bem difícil competir com mineradores que trabalham em corretoras e aqueles que vivem em regiões onde a energia elétrica é mais barata. 

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Se Torne Investidor

Criador e autor do blog e canal Se Torne Investidor, que transforma devedores em investidores de sucesso.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Emissão do comprovante CNPJ: como fazer

Trabalhei 2 anos, quanto vou receber? Aprenda a calcular

Como consultar o resultado da perícia do INSS?

O que é cobrança extrajudicial?

IGP-M do aluguel: o que é e como funciona

Existem moedas antigas que valem dinheiro?

Como funciona a mineração de criptomoedas

Dinheiro falso: saiba como identificar