Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

5 dicas de como ganhar dinheiro sendo estudante

Por Thais SouzaPublicado em

Se você é estudante e deseja planejar o seu futuro e fazer uma grana extra para realizar seus planos, saiba que chegou ao artigo certo. Quanto antes você começar, maiores serão as vantagens. Continue a leitura e confira dicas de como ganhar dinheiro sendo estudante. 

Como ganhar dinheiro sendo estudante

Se você está no ensino fundamental, médio ou superior, é importante desenvolver uma atividade rentável para conquistar seu próprio dinheiro e saúde financeira desde cedo, mas que não atrapalhe seus estudos. 

Portanto, o ideal é que o seu trabalho não ultrapasse 4 horas diárias. Assim, você conseguirá focar tanto no trabalho quanto nos estudos. Confira as dicas de como ganhar dinheiro sendo estudante:

Faça um estágio

O estágio é a melhor maneira para ganhar dinheiro enquanto estuda. Isso porque eles são regulamentados, possuem contrato e ainda você poderá ter chances de ser contratado na empresa após o período de estágio. 

Mulher jovem pensativa com a mão no queixo

Atualmente, existem oportunidades de estágio para quem está no ensino médio, técnico ou superior. No estágio você ganha uma bolsa-auxílio fixa e tem uma carga horária limite de 30 horas semanais ou 6 horas diárias.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Para quem já está cursando o ensino superior, o estágio é ainda mais vantajoso, já que você poderá encontrar uma oportunidade na sua área. Assim, adquire experiência e estuda ao mesmo tempo. Quando sair da faculdade, você já estará mais preparado para o mercado de trabalho. 

Trabalhe como Jovem Aprendiz

Normalmente, o estágio só é permitido para jovens acima de de 16 anos. Se você é mais novo, saiba que existe o programa Jovem Aprendiz, que oferece uma modalidade de trabalho remunerado que pode ser exercida por jovens de 14 a 24 anos.

Segundo dados do site Vagas.com, o auxílio financeiro para Jovens aprendizes fica entre R$ 650 e R$ 1.500. A carga horária não pode passar de 30 horas semanais.

O Jovem aprendiz é uma oportunidade de ingressar no mercado de trabalho e vivenciar uma profissão.

Venda doces ou salgados na sua escola ou faculdade

Outra maneira de ganhar um dinheiro extra é vendendo doces e salgados para os seus amigos de escola ou faculdade. Para não ter prejuízos, você pode fazer tudo por encomenda. 

Caso não saiba fazer receitas, você pode pedir para que seus pais façam e, após a venda, poderá pagar uma comissão para eles. 

Além de ser algo que pode gerar uma boa grana extra para você, também é uma ótima lição de empreendedorismo.

Revenda produtos

Revender produtos é uma das formas mais simples de ganhar dinheiro. Isso porque você só precisará de um investimento inicial, ou seja, não terá que gastar tempo produzindo nada. 

Essa é uma boa opção para quem tem muitos conhecidos na escola ou faculdade e também não tem timidez para vender. 

É possível revender cosméticos, roupas, perfumes, capinhas e outros acessórios para celulares, dentre outros produtos. No entanto, para trabalhar com revenda é preciso ter no mínimo 18 anos. 

Correção de trabalhos

Quem está na faculdade sabe a importância de entregar trabalhos sem erros de português. Se você manda bem nesta matéria pode oferecer serviços de correção de trabalhos para seus amigos. Além da correção, você pode cobrar para digitar e formatar trabalhos escolares e acadêmicos. 

Descomplicamos?

Viu como é possível ganhar dinheiro sendo estudante e já começar a planejar o seu futuro desde cedo? Continue acompanhando a Foregon para conferir outros conteúdos importantes para suas finanças. 

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Thais Souza

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

O que é pró-rata e como calculá-lo?

5 dicas para viver com um salário mínimo

5 dicas de como ganhar dinheiro sendo estudante

Cheque: entenda o que é e conheça suas variações

Lei do Superendividamento: saiba como renegociar suas dívidas sem extrapolar seu orçamento

Como se organizar para comprar sua casa própria em 2022

Conta bancária: conheça os principais tipos

Transferência bancária: como funciona a operação?