Foregon.comConteúdos

Como lidar com a sazonalidade do seu negócio?

Por Thais SouzaPublicado em
Compartilhe

Toda empresa passa por meses bons, em que o fluxo de vendas é alto, e meses ruins. No meio dos negócios, o termo sazonalidade é utilizado para definir essa variação, que é diretamente influenciada por eventos que acontecem durante o ano.

Ou seja, trata-se de períodos que causam impacto direto na sua empresa, podendo ser positivos ou negativos. 

Como lidar com a sazonalidade do seu negócio?

Estar preparado para períodos de baixa e alta é o primeiro passo para não ter prejuízos no futuro. Por isso, separamos algumas dicas para você aprender a lidar melhor com a sazonalidade do seu negócio. Vamos lá?

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Faça todos os registros necessários

Calcular o índice de sazonalidade das suas vendas é extremamente importante para ter o controle dessas variações. Procure fazer a gestão do volume de vendas por período e fluxo de caixa, através de planilhas no Excel.

Outra ferramenta muito útil para obter uma base dos meses de alta e baixa é o Google Trends. Ele cria gráficos e índices com base na quantidade de buscas por um determinado produto ou serviço durante o ano. 

Por exemplo, se você tem uma perfumaria e resolve pesquisar a palavra "Perfume" no Google Trends, a ferramenta irá mostrar gráficos e porcentagens sobre o índice de venda desse produto durante o ano. Ou seja, você notará que os períodos de alto índice se dão em datas como: dia das mães, dia dos pais, natal, dentre outros. 

Faça um bom planejamento

Se você é dono de um hotel na praia, por exemplo, provavelmente seu maior índice de vendas será no verão. Isso significa que, antes da chegada do inverno, você terá que se preparar, já que o fluxo de clientes irá cair.

Ou seja, fazer um planejamento com antecedência vai ajudá-lo a elaborar estratégias eficientes para lidar com os períodos de sazonalidade. 

Não só quando há queda nas vendas, o planejamento também é importante em períodos de alta. Você deve ter funcionários e estoque suficiente para atender a demanda de um período positivo, que se dá quando o consumo aumenta de forma significativa. Para isso, responda algumas perguntas: 

  • Quanto precisarei ter de estoque?
  • Com qual antecedência preciso comunicar fornecedores?
  • A forma como eu opero a minha logística dará conta?
  • O tamanho da minha equipe é suficiente para atingir essa demanda? 

Aprimore o mix de produtos

Se você tem uma sorveteria, é provável que no inverno, o fluxo de vendas diminua. Mas, por que não se adaptar inserindo novas opções no cardápio, como Petit Gateau ou Foundue?

Você pode optar por aumentar o mix de produtos de acordo com a época do ano, evitando prejuízos, e o melhor: atingindo novos clientes. 

E aí, gostou das dicas? Agora que você já está preparado para lidar com a sazonalidade do seu negócio, que tal investir em uma maquininha de cartão para receber seus pagamentos? 

Deixe seu comentário caso tenha restado alguma dúvida e até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe nas suas redes sociais

Thais Souza

Estudante de Publicidade e Propaganda, é Redatora na Foregon. Gosta de escrever textos sobre dicas de viagens e destinos. Nas horas livres gosta de ler e cozinhar.

Ver todos os posts

Leia a seguir

  • Negócios

    O que é linha de crédito e como obter uma para sua empresa?

  • Negócios

    Parcela Segura da Boa Vista: a análise de crédito ideal para sua empresa

  • Negócios

    Os riscos da sonegação fiscal e como evitá-los em seu negócio

Ver mais conteúdos

Veja o que estão comentando

Principais conteúdos

Principais assuntos

  1. Home
  2. Conteúdo
  3. Negócios