Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Como lidar com clientes inadimplentes

Por Galax PayPublicado em

De acordo com um estudo feito pela Serasa Experian, em junho de 2021, cinco em cada dez (49,4%) micro, pequenas e médias empresas do Brasil observaram um aumento de inadimplência dos clientes, seja aquelas que trabalham com foco B2B ou B2C. 

O impacto foi ainda maior durante a pandemia. Na crise sanitária causada pelo novo coronavírus, 45,2% dos entrevistados estimam que o crescimento de inadimplentes foi mais de 50%, 

Sem dúvidas, aprender como lidar com clientes inadimplentes é um dos principais desafios em qualquer organização. Para ajudá-lo a superar esse obstáculo da melhor forma, desenvolvemos diversas dicas que podem ser aplicadas em sua empresa. Acompanhe!

Quais são as consequências de clientes inadimplentes em um negócio? 

Uma empresa não pode ignorar os clientes inadimplentes, afinal, eles podem trazer diversas consequências negativas.

  • Comprometimento do lucro;
  • Diminuição do capital de giro;
  • Dificuldade no fluxo de caixa;
  • Falta de previsibilidade financeira;
  • Busca constante por empréstimos, dificultando o crescimento do negócio.

Como lidar com clientes inadimplentes? 

A partir de agora, listaremos diversas dicas para que você aprenda como lidar com clientes inadimplentes em seu negócio. O processo pode ser mais simples do que parece. Veja abaixo!

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Mantenha contato frequente com os clientes 

Para o vice-presidente de Pequenas e Médias Empresas e Identidade Digital da Serasa Experian, Cleber Genero, é muito importante que os empreendedores pensem em estratégias assertivas para recuperar o caixa e manter o fluxo sem problemas. 

"É um momento muito delicado para todos, mas é importante que os empreendedores continuem mantendo contato com seus clientes inadimplentes, pois essa aproximação muitas vezes facilita o recebimento das contas evitando prejuízos aos negócios. Sabemos que é bastante desafiador estabelecer um processo de cobrança funcional, no entanto, conhecer a carteira de clientes e o melhor canal de contato de acordo com o perfil de cada um é a forma mais adequada de começar", explica Genero.

Dê preferência para pagamentos à vista 

Uma dica interessante é oferecer alguma vantagem para que o cliente faça pagamentos à vista. Essa orientação vale, inclusive, para as empresas que trabalham com serviço recorrente. Se o consumidor paga um serviço à vista, durante um ano, por exemplo, vale presenteá-lo com algum tipo de brinde ou até mesmo com desconto no valor do serviço. 

Ter essa quantia entrando no caixa de forma adiantada ajuda qualquer tipo de empresa. Por isso, é uma estratégia que pode ser implementada em seu negócio. 

Faça contratos

Em um primeiro momento, essa dica pode parecer óbvia, mas muitas vezes é ignorada pelos empreendedores. 

O lado positivo é que existem várias soluções no mercado que permitem assinar o contrato de forma online, garantindo mais agilidade e assertividade para a sua empresa. 

No documento, é necessário adicionar as obrigações de todos os envolvidos (contratante e contratada), além de destacar a data em que o consumidor deve fazer o pagamento. 

Treine a sua equipe

Nunca é demais lembrar o quanto é importante treinar os membros do seu time para que eles entendam os impactos que a inadimplência pode trazer para o negócio. 

O seu time comercial deve informar ao consumidor que o pagamento precisa ser efetuado conforme está no contrato: mensal, semanal ou trimestral.

Já os colaboradores que são responsáveis pelo atendimento ao cliente ou suporte, precisam ficar atentos ao sistema ERP. Ao perceber que algum consumidor está com pendência financeira, é fundamental entrar em contato para que ele quite as dívidas. 

Envie comunicados aos clientes

Os consumidores precisam ser avisados que têm pendências com a sua empresa. Neste momento, vale contar com o apoio da tecnologia para enviar mensagens por meio de diversos canais de comunicação, como e-mail, SMS e telefone. Nesse caso, nada melhor do que criar uma régua de cobrança automatizada dentro do seu sistema financeiro.

Sabemos que as chamadas de cobrança não são bem-vindas, mas elas são essenciais, especialmente se os outros canais não foram eficientes para lembrar os consumidores do pagamento. O mais importante é não ter medo da cobrança. 

Busque o diálogo saudável

Para evitar futuros problemas, não deixe a emoção falar mais alto do que a razão. Ligar para os clientes e solicitar o pagamento imediato não é a estratégia mais adequada, principalmente se ele está nessa situação pela primeira vez. 

A falta de pagamento pode ocorrer por diversos motivos: simplesmente esqueceu da pendência financeira, dificuldades com o orçamento familiar ou até por negligência. 

Então, ao abordar o consumidor, faça a cobrança e busque saber o motivo pelo qual ele está com atraso. Assim, será mais fácil encontrar soluções para que esse problema não ocorra novamente. 

Apresente alternativas 

Geralmente, a perda de um cliente por inadimplência pode trazer vários problemas para o caixa da sua empresa. Para que não seja afetado, recomendamos apresentar algumas soluções para que o problema seja solucionado da melhor forma possível. 

  • Altere a data de vencimento dos pagamentos;
  • Ofereça mais de um meios de pagamento;
  • Pense em outras estratégias para que o consumidor quite a dívida;
  • Ofereça o parcelamento total da dívida;
  • Ajuste o plano para que o cliente reduza o pagamento, e não cancele.

Aqui, mencionamos as melhores estratégias para lidar com clientes inadimplentes. Em um primeiro momento, o processo pode parecer complicado. Aos poucos, perceberá que as etapas são mais simples do que parece. 

Uma das melhores formas de lidar com clientes inadimplentes em sua empresa é contando com o apoio de uma plataforma de pagamento recorrente. Saiba como esse recurso pode ajudá-lo de forma prática, eficiente e econômica durante a rotina.

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Galax Pay

O sistema de pagamento recorrente Galax Pay pode ser integrado com todo sistema gerencial através de uma API, o que permite acesso a todos os dados financeiros em um único lugar. Com o uso do sistema todas as informações podem ser acessadas do mesmo lugar, além das cobranças serem automatizadas, facilitando o dia a dia, e tornando a gestão mais simples. Outro diferencial do sistema é a possibilidade da empresa criar um sistema de e-commerce de planos de assinatura em menos de 5 minutos. Ao longo de quatro anos de atividades, a startup conquistou mais de dois mil clientes que tiveram uma diminuição significativa no número de devedores das empresas.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Corretoras de Criptomoeda: Como evitar ciladas? Veja algumas dicas

Descubra como se proteger de cobranças indevidas nas suas contas de telefone

O que é pró-rata e como calculá-lo?

5 dicas para viver com um salário mínimo

5 dicas de como ganhar dinheiro sendo estudante

Cheque: entenda o que é e conheça suas variações

Lei do Superendividamento: saiba como renegociar suas dívidas sem extrapolar seu orçamento

Como se organizar para comprar sua casa própria em 2022