Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos

Como manter o foco e a concentração? Confira nossas dicas

Por Camila SilveiraPublicado em

Manter o foco e a concentração é essencial para o controle emocional, diminuição do stress e aumento da competência em atividades que exigem esforço intelectual. Muito legal, não é mesmo? Se você deseja adquirir essas duas habilidades necessárias para a vida, separamos algumas dicas que podem ajudar. Confira e aproveite o conteúdo!

Saiba a importância de manter o foco e a concentração

A importância do foco na vida é bastante discutida nos dias presentes, pois com a chegada da tecnologia e suas informações, a nossa capacidade de concentração diminuiu excessivamente.

Ultimamente, na maioria das vezes, não são exercitadas as habilidades de atenção, concentração e foco, pois praticamente todas as pessoas estão alienadas nas redes sociais, conversando apenas pelos aplicativos do celular e deixando a vida passar.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Entenda, essas três habilidades funcionam como um músculo e, assim como qualquer outro, se não for fortalecido, não trará os benefícios desejados.

Além das outras vantagens citadas na introdução, desenvolver o foco na vida é essencial para não nos perdemos em inúmeras distrações do dia a dia e, assim, garantirmos boas oportunidades de crescimento pessoal e profissional.

10 dicas de como manter o foco e a concentração

1. Evite as redes sociais

Se durante o expediente você tem o costume de entrar em suas redes sociais para dar uma espiada, é melhor tomar cuidado, afinal, esse é um dos principais hábitos que atrapalham e/ou anulam o nosso foco. Para evitar essa mania, utilize programas que bloqueiam o acesso das redes sociais, como o StayFocusd, que pode ser usado pelo navegador Google Chrome.

2. Faça uma tarefa por vez

Embora seja interessante determinar um cronograma diário com diversos afazeres, não é correto fazer várias coisas ao mesmo tempo. Esse hábito traz a impressão de que estamos resolvendo todos os problemas de uma só vez, porém, na verdade ele acaba prejudicando a qualidade da tarefa, tornando ela muito mais difícil de ser concluída.

Para melhorar essa questão, é interessante determinar quais são os afazeres mais importantes do seu dia e ir fazendo com muita calma. Quando for necessário, dê uma pausa durante um tempo e, depois, volte a "trabalhar". Essa ação será fundamental para aumentar a sua produtividade e, como resultado, o seu foco.

3. Crie um espaço de trabalho favorável em sua casa

Para muitas pessoas, trabalhar no home office durante a pandemia da Covid-19 não é uma opção interessante, porque em casa as distrações aumentam bastante. Por exemplo, podem chegar visitas inesperadas ou problemas para resolver, que acabam diminuindo muito o foco e a concentração no trabalho.

Por isso que é de extrema importância criar um ambiente adequado em sua casa e mantê-lo sempre agradável para evitar as distrações do dia a dia.

Lembre-se, o ideal é desativar todas as notificações do seu celular e deixar claro para todos seus amigos e parentes que você tem um horário de trabalho fixo. Dessa forma, você garantirá maior concentração para desenvolver suas atividades diárias.

4. Determine um horário para cada tarefa do seu dia

Assim como espiar as suas redes sociais toda hora, checar a sua caixa de entrada do e-mail a todo momento, por exemplo, também é uma ação prejudicial para o seu foco.

Sendo assim, determine um horário em que você possa realizar esse tipo de atividade para que ela não tome o seu dia inteiro. Por exemplo, você pode checar o seu e-mail três vezes por dia: cedo, depois do almoço e no final do expediente.

Em casos de extrema importância, em que se faz necessária a comunicação com a equipe ou com o cliente, ative a notificação apenas para essas mensagens. Você perceberá que essa atitude melhorará a sua performance no dia a dia.

5. Tenha uma rotina organizada

Nada é mais importante para manter o foco do que ter uma rotina bem definida e organizada. Para isso, o ideal é ter uma boa noite de sono, não desperdiçar sua energia com fatores desnecessários, anotar todos os seus compromissos, definir um horário para cada um deles e, por fim, criar a força do hábito.

6. Conheça os benefícios da meditação

Além de ser uma excelente técnica para diminuir o stress, aumentar a criatividade e melhorar o clima organizacional de uma empresa, a meditação é fundamental para aumentar o foco e produtividade. 

Embora esteja atrelada à espiritualidade e elementos místicos, especialistas afirmam que a medicação é essencial para adquirir atenção plena, estimular o autoconhecimento, o controle e o equilíbrio emocional.

7. Deseja alcançar uma meta? Tenha clareza sobre ela

Já teve alguma meta na vida, mas não conseguiu atingi-la por falta de determinação e foco? Isso acontece porque, na maioria das vezes, não temos clareza dos objetivos. Para alcançar nossos sonhos com êxito, é necessário saber todos os detalhes sobre eles e estipular um prazo para realizá-los.

Por exemplo, se você tem o objetivo de entrar em uma universidade federal, saiba exatamente qual universidade é ideal para o seu momento e quanto tempo resta para que você estude e se dedique. Com esses fatores definidos, será quase impossível desistir no meio do caminho.

8. Saiba dizer não 

Saber dizer não para alguns convites e abrir mão de tarefas desnecessárias do dia a dia são atitudes importantes para manter o foco em seu objetivo. Em outras palavras, determine suas prioridades.

Na prática, você pode encontrar três afazeres para completar durante o dia ou três objetivos para cumprir durante o mês. Se em algum momento você perceber que algum deles não lhe servem mais, abra mão e mantenha o seu foco naquilo que é realmente essencial.

9. Se necessário, terceirize algumas atividades

Pode ser preciso atribuir tarefas mais simples do dia a dia para outras pessoas, para que você possa focar em suas metas. Quer um exemplo super prático? Contratar alguém para limpar a sua casa. Atividades como essa tomam muito o seu tempo e acabam prejudicando outros afazeres essenciais, que acabam exigindo maior foco.

10. Busque estar sempre renovado e motivado

Vai haver dias em que você estará esgotado e acabará tendo sua produtividade e foco prejudicados. Para evitar esse problema, é interessante desenvolver técnicas que diminuem a frequência destes sentimentos e acontecimentos negativos.

Quando estiver se sentindo assim, procure fazer um intervalo entre as tarefas de cinco a quinze minutos. Essa ação será extremamente útil para manter você renovado, motivado e produtivo. 

Você pode caminhar, conversar com alguém ou tomar um ar para relaxar um pouco, e depois voltar aos trabalhos. Ao tentar ser produtivo o tempo todo, surgirá o efeito rebote: você não conseguirá completar nenhuma tarefa do seu cotidiano e, como resultado, se sentirá insatisfeito e desmotivado.

Dúvidas frequentes

O que é ser uma pessoa focada?

Pessoas focadas exercitam habilidades de atenção, foco e concentração diariamente. Na prática, costumam priorizar os compromissos importantes, determinam uma rotina organizada e identificam especificamente os seus objetivos. Como resultado, conseguem se manter concentrados e focados para concluir todas as metas e atividades habituais com eficiência.

Como ter foco na vida?

As nossas dicas são: evite as redes sociais, faça uma tarefa por vez, crie um espaço de trabalho favorável em sua casa, determine um horário para cada atividade do seu dia, tenha uma rotina organizada, conheça os benefícios da meditação, tenha clareza de todas as suas metas, saiba dizer não em determinados momentos, busque estar sempre renovado e, por fim, terceirize algumas tarefas, se for preciso.

Por que ter foco?

O foco é importante para não nos perdemos em inúmeras distrações do dia a dia e, assim, garantirmos boas oportunidades de crescimento pessoal e profissional.

Descomplicamos?

Ajudamos você a ter mais foco? Esperamos que sim. Qualquer dúvida, basta deixar um comentário para nós. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Três formas de ganhar dinheiro com o App Clubhouse

Saiba como emitir a segunda via da conta Vivo

Nota 200 reais: saiba como identificar uma cédula falsa

Nota de R$200: saiba tudo sobre

Consumo: o que é e quais os tipos?

O que é Certidão do FGTS?

Como escolher o banco digital ideal

Como conseguir cartões lucrativos sem anuidade

  1. Home
  2. Conteúdo
  3. Dicas financeiras